Ferramentas Consinco

Consinco Atualiza #

Objetivo

Atualizar a versão do sistema possibilitando o acompanhamento dos status da atualização em tempo real. Atualmente a aplicação irá atualizar apenas a base de dados.

Caminho

Consinco Atualiza – UPD00001.
O Consinco Atualiza é disponibilizado junto com o pacote de atualização.

Pré-Requisitos e Restrições

  • A ferramenta está disponível à partir da versão 19.05 – 009 do ERP.
  • A ferramenta deve ser executada em um sistema operacional homologado.
  • É necessário ter o .Net Framework v4.7 ou superior instalado.
  • É necessário ter o Oracle Client 32-bit com o arquivo tnsnames.ora configurado.
  • É necessário que o owner CONSINCO tenha privilégio ao dicionário de dados do Oracle (“select any dictionary”).
  • É desejável que o owner CONSINCO tenha privilégio para encerramento de sessões (“alter system kill”).

Passo a passo

Para utilizar o Consinco Atualiza faça o login informando o usuário e senha de acesso.

O campo ‘Conexão’ informará em qual base de dados será feito o login. As conexões exibidas para seleção são as que estão cadastradas no Consinco Menu.

Imagem 1 – Consinco Atualiza

Ao realizar o login será verificado a versão do Oracle da base de dados. Caso a versão atual do banco de dados não seja mais suportada pelo ERP, não será permitido atualizar o sistema e o Consinco Atualiza exibirá uma mensagem de aviso, conforme imagem abaixo

Imagem 2 – Consinco Atualiza

Validade do Pacote

Os pacotes de atualização possuem uma data de expiração para garantir que as atualizações ocorram sempre para a release mais recente disponível na ocasião, assegurando que as últimas correções e adequações de produto serão aplicadas. Caso a ferramenta seja iniciada por um pacote de atualização que foi disponibilizado a mais de 15 dias, uma mensagem de alerta será exibida, porém, será possível continuar a atualização. Ao se deparar com esta mensagem, recomenda-se verificar na ocasião se há um pacote de atualização (release) mais recente.

Imagem 3 – Mensagem de alerta sobre validade do pacote

Se o pacote de atualização tiver sido liberado a mais de 30 dias, a ferramenta impedirá que a atualização seja iniciada e somente permitirá continuar se for informado uma chave de acesso emergencial fornecida pela Consinco. Neste cenário, recomenda-se verificar se há na ocasião um pacote de atualização mais recente disponível, e se mesmo assim houver a necessidade de atualizar para o pacote obsoleto, a chave de acesso deverá ser solicitada a equipe de suporte da Consinco que avaliará se há viabilidade para que a mesma seja fornecida.

Image 4 – Alerta de pacote obsoleto
Imagem 5 – Informar a chave de acesso

Tela de Avisos

Após fazer o login, será visualizada a tela de avisos, que exibirá (quando houver) notificações sobre procedimentos/informações referentes ao processo de atualização.

Imagem 6 – Consinco Atualiza

Para continuar a atualização é necessário dar ciência nos avisos. Para isso, marque os avisos como ‘lidos’ clicando nas caixas de cada item.

Imagem 7 – Consinco Atualiza

Ao marcar o aviso como ‘lido’ você confirmará que está ciente sobre os procedimentos/informações que poderão impactar o processo de atualização, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Imagem 8 – Consinco Atualiza

Recomenda-se verificar os avisos previamente, uma vez que estes podem conter orientações de ações importantes e necessárias antes e depois da atualização, e que podem exigir tempo hábil para sua execução.

Se não houver nenhuma informação referente a atualização da base de dados, a tela de avisos não será exibida ao logar no Consinco Atualiza, para exibi-la, clique no botão ‘Avisos da Versão’.

Objetos Inválidos

Se houver objetos inválidos na base, ao fazer o login, será exibido uma mensagem de aviso, conforme imagem abaixo. É importante que não haja objetos inválidos, mas isso não impede que a atualização seja executada. Verifique se são objetos oficiais, e, se necessário, reporte-os ao suporte Consinco.

Imagem 9 – Consinco Atualiza

Ao clicar em ‘Ok’ serão exibidos os objetos que estão inválidos, onde será possível ‘Recompilar’ os objetos ou ‘Atualizar’ a lista de verificação. Ao selecionar um registro, na tela ‘Erro’ será exibido seu detalhamento, conforme imagem abaixo.

Imagem 10 – Consinco Atualiza

Se não houver objetos inválidos, a tela não será exibida ao logar no Consinco Atualiza, para visualizá-la clique no botão ‘Objetos inválidos’.

Usuários e Processos Logados

Para realizar a atualização, é necessário que nenhum usuário ou processo esteja logado na base de dados. Clique no botão ‘Usuários Logados’ para visualizar se há usuário logado na base. Nesta tela é possível ‘Encerrar a sessão’ e ‘Atualizar a lista’.

Imagem 11 – Consinco Atualiza

Preparando Atualização

Antes de iniciar a atualização certifique-se que todos os processos e serviços foram parados e de que não há nenhum usuário conectado na base de dados, caso contrário a atualização não será iniciada e será exibida uma mensagem de alerta, conforme imagem abaixo.

Imagem 12 – Consinco Atualiza

Nota: A execução de jobs e schedules será suspensa na instância do banco de dados durante a atualização.

Clique no botão ‘Atualizar’ para iniciar a atualização.

Imagem 13 – Consinco Atualiza

Antes de iniciar a atualização será exibida mensagem avisando sobre a importância de não ter usuários conectados e sobre a pausa nos processos, conforme imagem abaixo.

Imagem 14 – Consinco Atualiza

Após clicar em ‘OK’ a atualização será iniciada e o andamento será exibido no ‘Histórico da Execução’.

IMPORTANTE: Tenha ciência de que este processo não pode ser abortado, depois de iniciado deve ser concluído. O processo não é reversível, uma vez que o modelo de dados e os objetos serão alterados durante a execução dos scripts, tornando os executáveis utilizados até então incompatíveis.

Editada

Ao iniciar a atualização, os módulos do ERP serão bloqueados, impedindo o acesso do usuário. Se o usuário tentar acessar algum módulo, receberá uma mensagem informando que o sistema está em atualização.

Imagem 15 – Consinco Atualiza

Executando Atualização

Durante o processo de atualização será exibido o status da execução, informando o andamento total e por tarefas.

Total: Exibe o andamento do total de arquivos da versão.

Tarefa: Exibe o andamento das tarefas dentro de cada arquivo.

Tempo Estimado: Quando o processo de atualização envolve a criação de tarefas longas, como por exemplo, criação de índices ou de novas colunas, o Consinco Atualiza exibirá o tempo estimado para tal execução. Conforme imagem abaixo.

Nota: Tempo Estimado

É importante destacar que o tempo estimado é do Oracle, e sua exibição está condicionada ao Oracle fornecer a informação. Algumas operações podem envolver mais de uma etapa (ex: scan, sort), e o tempo estimado é de cada etapa.

Imagem 16 – Consinco Atualiza

Sessão Bloqueada: Se durante o processo de atualização acontecer de algum usuário conectar-se na base e bloquear uma sessão, o processo poderá ser interrompido e o Consinco Atualiza exibirá o status ‘Sessão bloqueada’, conforme imagem abaixo.

Imagem 17 – Consinco Atualiza

Para verificar qual sessão está bloqueando a atualização e encerrá-la, acesse a tela ‘Usuários e Processos logados’.

Se a execução da atualização for interrompida de forma anormal por qualquer motivo, como por exemplo reinício da máquina, ao abrir o Consinco Atualiza novamente o processo continuará de onde parou, sendo necessário apenas iniciar a execução da atualização novamente.

Ao finalizar a atualização, se houver objetos inválidos, será exibida uma mensagem de aviso. Verifique se são objetos oficiais, e, se necessário, reporte-os ao suporte Consinco. É importante que não haja objetos inválidos no banco de dados.

Imagem 18 – Consinco Atualiza

Histórico de Execução

O Consinco Atualiza exibirá o histórico de execução de cada arquivo, informando o tempo da execução e se houve ou não falhas durante a execução do arquivo. Se ocorrem falhas durante a execução da atualização, elas serão exibidas em tela conforme imagem abaixo.

Imagem 19 – Consinco Atualiza

Em caso de dúvidas, reporte as falhas ao suporte Consinco. É possível exportar as falhas para um arquivo único compactado para envio ao suporte por meio do botão ‘Exportar’.

Algumas falhas são obsoletas e, na maioria das vezes, são irrelevantes, pois indicam que os objetos já foram criados (como por exemplo, índices, colunas ou tabelas) e não demandam nenhum tipo de análise do suporte.

Por padrão, as falhas obsoletas não são exibidas, para consultá-las clique na opção ‘Mostrar falhas obsoletas’, conforme imagem abaixo.

Imagem 20 – Consinco Atualiza

Histórico de Atualizações

O histórico ficará gravado na base de dados, para consultá-lo acesse o botão ‘Histórico de Atualização’ e clique na lupa ou dê duplo clique na linha para visualizar o log de erros.

Imagem 21 – Consinco Atualiza

Para consultar os detalhes do erro, selecione a linha e dê duplo clique na coluna ‘Comando’ ou na coluna ‘Falha’. Conforme imagens abaixo.

Imagem 22 – Consinco Atualiza
Imagem 23 – Consinco Atualiza

É possível salvar os logs com as falhas em arquivo texto, caso seja necessário encaminhá-las para o suporte. Para exportar as falhas, clique no botão ‘Salvar Relatório’.

Imagem 24 – Consinco Atualiza

Selecione a pasta em seu computador onde serão armazenados os arquivos.
Se deseja exportar apenas os erros críticos, na mensagem ‘Exportar somente erros críticos?’, clique em ‘Sim’.

Imagem 25 – Consinco Atualiza
Sim Não
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