Ferramentas Consinco

Consinco Menu #

Objetivo

Possibilita o acesso às aplicações do ERP Consinco e as aplicações da versão web, de forma centralizada, utilizando um logon único, permitindo que o consumo de licenças de uso seja compartilhado entre os módulos desktop (executável) e a versão web quando utilizado na mesma máquina pelo mesmo usuário.

Além das aplicações do ERP Consinco, ao logar no Consinco Menu você pode configurar o acesso a qualquer outro aplicativo de terceiro como por exemplo Bloco de Notas, Calculadora, Office, Logoff, Terminal Service, entre outros.

Para que as aplicações estejam disponíveis no Consinco Menu é necessário configurá-las.

Caminho

Consinco Menu – GLO00052

Pré-Requisitos e Restrições

  • O Consinco Menu é compatível com as versões à partir do Windows Vista e Windows Server 2012.
  • É necessário ter o .Net Framework v4.7 ou superior instalado.
  • É necessário ter o Oracle Client 32-bit com o arquivo tnsnames.ora configurado.

Passo a passo

Configuração .INI

O Consinco Menu possui um arquivo de configuração .INI semelhante ao CONSINCO.INI. Esse arquivo deve conter a conexão principal do Consinco Menu. Caso o arquivo não exista, a conexão será buscada no arquivo CONSINCO.INI. Se o arquivo existir, porém não estiver configurado, será exibido uma tela para configuração de conexão.

O arquivo .INI será disponibilizado junto com o executável do Consinco Menu.

Ao executar o Consinco Menu é feita a verificação no nome do executável, não permitindo abrir a aplicação caso o nome seja diferente de CONSINCOMENU.exe.

Configurando as Aplicações do Consinco Menu

Para que as aplicações do Consinco ERP estejam disponíveis no Consinco Menu, deve-se configurá-las nos respectivos menus. Para isso, após logar no Consinco Menu, no menu do usuário, clique em ‘Configurar Menus’, conforme indicado na imagem abaixo. Lembrando que essa configuração só ficará disponível para usuários com perfil ‘Administrado’ .

Imagem 1 – Consinco Menu

Cadastro de Menu e Submenu

Na aplicação ‘Gerenciar menu’, são cadastrados os Menus e Submenus que agrupam as aplicações dos executáveis do Consinco ERP ou qualquer outro sistema e/ou aplicativos que será acessado por meio do Consinco Menu. Esta opção está disponível apenas para usuários com perfil ‘administrador’.

O menu é o agrupamento pai, ou seja, dentro dele são visualizados outros submenus.

Exemplo: Menu: Comercial

Submenu: Estoque

Ao acessar o Consinco Menu, é visualizado dentro do submenu ‘Estoque’ as aplicações pertencentes a este módulo. Conforme imagem abaixo.

Imagem 2 – Consinco Menu

Cadastrando Menu

Na árvore de estrutura de menus, clique com o botão direito para visualizar o botão ‘Adicionar menu’, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 3 – Consinco Menu

Na tela ao lado são exibidos os campos para configuração do menu. São eles:

– Descrição: Informe a descrição para identificação do menu.

– Sistema e módulo: A indicação do sistema e módulo é utilizada para agrupar as aplicações do ERP Consinco referentes  ao sistema e módulo informado, e também para controle de acesso ás aplicações exibidas no menu, ou seja, somente o usuário que possui permissão o sistema e módulo indicados na configuração do menu, conseguirá visualizá-lo, e só acessa as aplicações que possui permissão. Além da indicação de sistema e módulo, para abrir as aplicações do ERP Consinco, também é necessário informar o caminho do módulo (ver o item ‘Caminho’).

– Sem controle: Ao deixar os campos (sistema e módulo) sem preenchimento, a checagem de permissão é desativada. É recomendado utilizar essa opção para os aplicativos que não são do ERP Consinco, ou quando os módulos são vinculados somente ao submenu pertencente ao menu pai (conforme descrito no item ‘Configurando Submenu’).

Importante: Para exibir no menu as aplicações web ou aplicativos de terceiros, consulte o item: Aplicações Web/Aplicativo de terceiros.

– Caminho: Para abrir as aplicações do ERP, é necessário além de informar o sistema e módulo, indicar o caminho do executável, para isso, clique indicado na imagem abaixo e selecione o executável na pasta ‘C5Client’.

Se o sistema e módulo forem referentes as aplicações web, siga o procedimento abaixo:

  1. Acesse MAX Parâmetro > Dealer > Parâmetros Dinâmico;
  2. No campo ‘Grupo’, selecione ‘Menu’;
  3. No parâmetro ‘CAMINHOACRUXWEB’ informe o endereço web do Acrux Web, que é o endereço no qual a aplicação web da Consinco está publicada.

No caso de aplicações web/aplicativos de terceiros é necessário informar o caminho na lista ‘Aplicações’. Consulte o item ‘Aplicações Web/Aplicativos de Terceiros’’ para mais informações.

– Excluir menu: Selecione o menu que será excluído, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção ‘Remover’, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 4 – Consinco Menu

Configurando Submenu

Selecione o menu que será o agrupador do submenu e clique com o botão direito do mouse.

Selecione a opção ‘Adicionar submenu’, este será exibido logo abaixo do menu agrupador, conforme imagem abaixo.

Imagem 5 – Consinco Menu

Na tela ao lado são exibidos os campos para configuração do submenu. São eles:

– Descrição: Informe a descrição para identificar o submenu.

– Sistema e módulo: Conforme mencionado anteriormente, a indicação de sistema e módulo é utilizada para controlar o acesso ás aplicações do ERP Consinco, por isso quando o submenu irá agrupar aplicações de um módulo do ERP Consinco é necessário informar sistema, módulo e caminho do executável. Para cadastrar um submenu que não tenha vínculo com os executáveis do ERP Consinco, consulte o item ‘Aplicações Web/Aplicativos de Terceiros’.

Importante: Ao adicionar um submenu, os vínculos de sistema, módulo, caminho e/ou aplicações vinculadas ao menu pai serão removidos.

– Caminho: O caminho das aplicações ou aplicativos visualizados no Consinco Menu, são informados neste campo. No caso dos executáveis do ERP Consinco, é necessário selecionar o executável correspondente dentro da pasta ‘C5Client’, também é possível digitar o endereço manualmente. Na configuração de sites, basta informar a URL destino com o seguinte formato: http://nome_ou_ip

– Excluir submenu: Selecione o submenu que deseja excluir, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção ‘Remover’, conforme imagem abaixo.

Imagem 6 – Consinco Menu

Importante: Os sistemas e módulos não podem ser duplicados dentro dos menus, por exemplo, dentro do menu ‘Comercial’ só poderá ter um único menu associado ao sistema ‘MAX_STORE’ e módulo ‘MAXST_CMPR’.

Aplicações Web / Aplicativos de Terceiros

Além das aplicações do ERP Consinco, é possível configurar o acesso a qualquer outro aplicativo de terceiros, como por exemplo, Bloco de Notas, Calculadora, Conexão Remota ou até mesmo aplicativos do próprio cliente.

Para acesso ás aplicações web do ERP Consinco, pode-se criar um menu e dentro dele configurar os sites disponibilizados para acesso, como o Acrux Web, Acrux Corp, etc., conforme imagem abaixo.

Imagem 7 – Consinco Menu

Pode-se fazer o mesmo com aplicativos/sites de terceiros, conforme imagem abaixo.

Imagem 8 – Consinco Menu

Exemplo de configuração para aplicativos de terceiros

Imagem 9 – Consinco Menu

Exemplo de configuração para site de terceiros

Para configurar as aplicações web do ERP Consinco ou aplicativos/sites de terceiros, utilize a guia ‘Aplicações’, conforme imagem abaixo.

Imagem 10 – Consinco Menu

Após cadastrar o menu/submenu correspondentes, na lista ‘Aplicações’, preencha os seguintes campos:

-Descrição: Informe a descrição que será exibida. Ao clicar na linha, ela fica habilitada para edição.

Caminho: É possível digitar o endereço manualmente, ou no caso dos executáveis, ao dar duplo clique sobre a linha, abre a tela para selecionar o caminho do executável. Na configuração de sites, basta informar a URL destino com o seguinte formato: http://nome_ou_ip

-Parâmetros: Consulte o item Parâmetros para Sites de Terceiros.

-Sistema e Módulo: A indicação de sistema e módulo é utilizada para controlar o acesso ás aplicações do ERP Consinco. No caso de aplicativos/sites de terceiros, não é necessário preencher esses campos.

Importante:

Para acesso as aplicações do Acrux Web informe:

Sistema: GLOBAL

Controle de acesso: GLOBALWEB

Para acesso as aplicações do Acrux Corp informe:

Sistema: ACRUXEXT

Controle de acesso: SEGURANÇA

Nos ‘Parâmetros Gerais’ (Menu do usuário>Parâmetros Gerais), no campo ‘Endereço Acrux Web’ informe o endereço de acesso ao Acrux Web/Corp, dessa forma, ao acessar esses sites pelo Consinco Menus, eles já abrirão logados.

Para os demais sites da Consinco, como por exemplo, AcruxRF, Acrux Locus Wirelles, Acrux Monitor PDV, etc. Nos campos ‘Sistema e ‘Módulo’, informe o sistema e módulo no qual eles fazem parte, caso deseje permissionar as aplicações.

Exemplo: Para o Acrux RF informe:

Sistema: SM

Módulo: SM_RF_WEB

-Web: Quando se trata de uma aplicação web (site) do ERP Consinco ou de terceiros, marque a opção ‘Web’, dessa forma, ao acessar as aplicações/site pelo Consinco Menu, serão abertos pelo navegador padrão da máquina do usuário. As aplicações que possuírem sistema e módulo vinculado, serão forçadas a abrir o navegador Chrome, caso ele esteja instalado, pois, além de garantir as funcionalidades do site da Consinco poderá utilizar os parâmetros do Chrome que podem ser informados na tela ‘Parâmetros Gerais’.

-Remover cadastros: Para remover as configurações, selecione a linha que deseja remover e clique com o botão direito, ou se deseja apenas não exibir o item no menu, desmarque a opção ‘Ativo’, conforme imagem abaixo.

Imagem 11 – Consinco Menu

Importante: Uso do Chrome

O navegador Chrome garante todas as funcionalidades dos sites da Consinco de maneira adequada, por isso é indicado o uso do mesmo. Todos os sites abertos pelo Consinco Menu no Chrome são exibidos no modo ‘app’ (application ou aplicação), visando otimiza a aproveitar ao máximo o espaço disponível em tela.

Dentro do menu é visualizado apenas os ícones de acesso, é necessário clicar sobre eles e então abrirá o site no navegador de internet.

Parâmetros para Sistemas de Terceiros

Na parametrização de sistemas de terceiros é possível informar as variáveis [banco][usuário][senha][empresa] possibilitando o login automático com base na credencial do usuário logado no Consinco Menu.

A configuração dos aplicativos de terceiros deve seguir a estrutura de menu e submenu, da mesma forma que é feito nas aplicações do ERP Consinco, a única diferença é, caso opte por usar as variáveis, estas devem ser informadas no campo ‘Parâmetros’ dentro da lista ‘Aplicações’, conforme imagem abaixo.

Imagem 12 – Consinco Menu

Importante: As variáveis devem ser informadas separadas por colchetes [ ], conforme demonstrado na imagem acima.

Pode-se inserir uma ou mais variáveis, ficando a critério do cliente decidir quais variáveis utilizará e a ordem em que serão dispostas. Porém, essa definição deverá ser mantida para todos os aplicativos que utilizarem a passagem de parâmetros.

Consinco Menu – Login

Para logar no Consinco Menu é necessário informar o usuário e senha de acesso aos sistemas do ERP Consinco e indicar em qual empresa será feito o login.

Para usuários novos, no primeiro acesso ao Consinco Menu, é exibido a tela para cadastro de senha.

Ao clicar em ‘Esqueci a senha’ será enviado um e-mail para o endereço de e-mail informado no cadastro do usuário.

Imagem 13 – Consinco Menu

Ao receber o e-mail, clique em ‘Redefinir senha’.

Imagem 14 – Consinco Menu

Informe a nova senha e confirme-a.

Imagem 15 – Consinco Menu

Escolha do banco

Na tela de login do Consinco Menu, quando o usuário possui mais de uma conexão configurada no “tnsnames.ora” e a “tabela ge_conexaobanco” possuir dados dessas conexões, é exibida a opção para selecionar o banco para conexão.

Para escolher o banco, basta selecioná-lo no campo “Conexão”, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 16 – Consinco Menu

A escolha da base de dados na tela de login é ativada pelo parâmetro ‘Permite alterar conexão com o banco no login’ disponível nos ‘Parâmetros Gerais’ e possui controle de permissionamento por usuário.

Permissão de Usuários

Para acessar a tela de permissão de usuários, acesse: Menu do usuário > Permissão de Usuários. Conforme imagem abaixo. Lembrando que essa opção só fica disponível para usuários com perfil ‘Administrador’.

Imagem 17 – Consinco Menu

Para permitir que o(s) usuário(s) selecione a base de dados na tela de login, no campo ‘Permissão’, selecione a opção ‘Selecionar o banco de dados ao fazer login’.

No campo ‘Usuários’ pesquise e selecione o(s) usuário(s) desejado(s).

Clique na seta indicada na imagem abaixo para mover o usuário selecionado para a área ‘Selecionados’.

Clique em Salvar.

Imagem 18 – Consinco Menu

Configurar/gerenciar conexões

É possível gerenciar as conexões configuradas no Consinco Menu e/ou configurar uma conexão principal, esta ficará gravada no arquivo ‘ConsincoMenu.ini’, permitindo que a conexão do Consinco Menu seja independente do arquivo ‘Consinco.ini’.

Para configurar uma conexão principal, acesse no menu no usuário a opção ‘Configurar Conexões’. Esta opção está disponível apenas para usuários com perfil ‘administrador’.

Informe na área ‘Conexão Principal’ os dados da conexão. Para testá-la, posicione o cursor nos campos da conexão principal e clique em ‘Testar Conexão’.

Imagem 19 – Consinco Menu

Para gerenciar as conexões configuradas no Consinco Menu utilize a área ‘Outras Conexões’.

Importante: Ao definir a conexão em um tipo de banco de homologação, ao fazer o login no Consinco Menu o usuário será informado em tela que está conectando em um ambiente de homologação, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Imagem 20 – Consinco Menu

Na home do Consinco Menu tem a identificação de que trata-se de um ambiente de homologação, conforme imagem abaixo.

Imagem 21 – Consinco Menu

Login automático

É possível logar no Consinco Menu automaticamente, para isso, deve-se informar na linha de comando, os parâmetros no seguinte formato:

+la ‘CONSINCO’ D79DAB615D699D2A641B46E9F27FB68B 1

Definição dos parâmetros:

+la: indica que é login automático

‘CONSINCO’: é o CODUSUARIO

D79DAB615D699D2A641B46E9F27FB68B: é a senha do usuário no formato MD5

1: é o número da empresa

Login por Active Directory (AD)

É possível logar no Consinco Menu por meio da conta de AD (active directory) do usuário de rede.

Para configurar o login por AD, siga os procedimentos abaixo:

A configuração do AD hoje está disponível apenas no Segurança Web. Deve ser dividida em duas etapas: Na primeira é feita a ativação do recurso, e na segunda, deve-se parametrizar o usuário para utilizar o recurso.

Ativando autenticação por AD

Acesse: : Acrux Segurança > Configuração > Gestão de Usuário, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 22 – Consinco Menu

No campo ‘Autenticação AD’, selecione a opção ‘Sim’.

No campo ‘Caminho AD’, informe o caminho, como por exemplo: LDAP://domínio.com.br

Imagem 23 – Consinco Menu

Ativando usuário AD

Acesse: Acrux Segurança > Cadastros > Cadastro de Usuário.

No campo  Nome AD informe o nome AD do usuário.

Imagem 24 – Consinco Menu

Uma vez que a configuração de login com AD esteja configurada e habilitada, o usuário tentará acessar o Consinco Menu ou Acrux Web já com as credenciais do AD.

Os usuários já mapeados, ou seja, que já tenham o nome AD definidos, logarão normalmente.

Caso não tenha o mapeamento, uma tela para informar o usuário e senha do Acrux Web/Consinco Menu aparecerá, uma vez que ele informe corretamente os dados pedidos, o mapeamento será feito e o próximo login será realizado com sucesso.

Ao logar no Consinco Menu é visualizado na barra lateral esquerda os sistemas e módulos já previamente cadastrados na tela de configuração de menu.

Imagem 25 – Consinco Menu

Exemplo da tela inicial do Consinco Menu

Ao expandir a seleção dos menus, são exibidos os submenus pertencentes a ele (já previamente cadastrados na tela de configuração), conforme imagem abaixo.

Imagem 26 – Consinco Menu

É possível abrir o módulo do ERP Consinco sem abrir uma aplicação específica, basta dar duplo clique sobre o nome do módulo (submenu), quando este estiver vinculado ao módulo do Consinco ERP.

Instâncias dos módulos

Para abrir mais de uma instância do módulo, basta dar duplo clique no nome do módulo. Caso queira abrir uma instância nova do módulo, basta segurar ‘Shift’ e dar duplo clique. A quantidade de instâncias abertas respeitará a quantidade de licenças do módulo para um mesmo usuário e sessão.

Primeiro acesso

O primeiro acesso ás novas aplicações do Consinco ERP ou aplicações nunca utilizadas, deverá ser manualmente, sem utilizar o Consinco Menu, pois, atualmente, o Consinco Menu só consegue abrir uma aplicação dentro do módulo se ela já foi aberta pelo menos uma vez.

Ao acessar uma aplicação pelo Consinco Menu ela será aberta no módulo no qual está vinculada internamente, independente se a aplicação está presente em outros módulos.

O Consinco Menu sempre aproveita os módulos que já estão abertos para chamar as aplicações selecionadas. Caso o módulo não responda em alguns segundos (exemplo: o módulo está executando um relatório), uma nova instância daquele módulo é executada.

Licença de uso

O Consinco Menu quando aberto e logado, não consome licença de uso, somente ao abrir um módulo que será consumido efetivamente a licença de uso.

Conhecendo os recursos do Consinco Menu

Pesquisar aplicação

Para acessar uma aplicação é possível navegar pela barra lateral e procurá-la nos menus e submenus, ou se preferir, utilize a pesquisa, basta informar o nome ou parte dele no campo ‘Pesquisa’, e todos os registros são exibidos.

A descrição da aplicação exibe sempre o nome do módulo e, em seguida, o nome da aplicação.

A pesquisa sempre retorna os resultados agrupados por módulos, por exemplo, ao pesquisar o termo ‘confe’, a lista de resultados exibe as aplicações que contém o termo (ou parte dele) informado, só que separado por módulo, conforme imagem abaixo.

Imagem 27 – Consinco Menu

Ao realizar uma pesquisa e clicar sobre um dos resultados, é exibido no rodapé da tela o código da aplicação selecionada, isso facilita a identificação no caso de aplicações com descrições semelhantes.

Tanto na tela de pesquisa quanto na tela inicial, ao selecionar uma aplicação, é exibido o seu código e a qual módulo pertence, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Imagem 28 – Consinco Menu

Aplicações Favoritas

As aplicações do Consinco Menu mais utilizadas podem ser adicionadas como favoritas. Basta selecionar a aplicação e clicar com o botão direito na opção ‘Adicionar aos favoritos’.

As aplicações que já foram favoritas na versão web do ERP Consinco também são exibidas no Consinco Menu.

Ao logar no Consinco Menu é exibida a lista com as aplicações favoritas. É permitido favoritar até 25 aplicações.

Para remover a aplicação da lista de favoritas, basta selecionar a aplicação e clicar com o botão direito na opção ‘Remover dos favoritos’.

Imagem 29 – Consinco Menu

Abertas Recentemente

A página inicial do Consinco Menu exibe a lista com as 25 aplicações acessadas recentemente, ordenadas pelo último acesso.

Para atualizar essa lista e as demais informações carregadas na tela, basta utilizar a tecla de atalho F8.

Imagem 30 – Consinco Menu

Menu do Usuário

No menu do usuário, visualizado no canto superior da tela, é possível acessar a documentação contextual (atalho F1), atualizar o menu e as notificações (atalho F8), acessar e alterar a imagem do perfil, configurações de parâmetros, configurar os menus, trocar a empresa, alterar senha e fazer logoff.

Imagem 31 – Consinco Menu
Imagens do perfil

Ao acessar a galeria de imagens por meio do menu do usuário e clicar em ‘Nova imagem’, será possível selecionar uma imagem para ser utilizada como avatar do usuário. Esse recurso é habilitado no parâmetro ‘PERMALTERARIMAGEM’, consulte o item ‘Parâmetros Gerais’ para mais informações.

A galeria de imagem também é exibida ao dar duplo clique no ícone da imagem (avatar).

A imagem selecionada poderá ser editada, aumentando ou diminuindo o tamanho para melhor visualização, conforme imagem abaixo.

Imagem 32 – Consinco Menu

Após adicionar a imagem a galeria, clique sobre a imagem que irá utilizar e na opção ‘Selecionar’.

Para excluir uma imagem da galeria, clique na imagem e em ‘Excluir’.

Para adicionar uma nova imagem, utilize a opção ‘Nova imagem’, conforme imagem abaixo.

Imagem 33 – Consinco Menu

A imagem selecionada é exibida na home do Consinco Menu, conforme imagem abaixo.

Parâmetros gerais

Esta área só ficará habilitada para usuário que possui o nível ‘Administrador’, nela é possível ativar ou desativar os parâmetros de configuração do Consinco Menu, são eles:

  • Utiliza área de notificação ao minimizar o menu (parâmetro dinâmico: ‘UTILAREANOTIFICACAO’) >> Consulte o item ‘Indicador de Notificações’, para mais informações sobre o recurso.
  • Permite login automático quando usa Active Directory (AD) para logar.
  • Permite que o usuário altere sua imagem (avatar). Parâmetro dinâmico: ‘PERMALTERARIMAGEM’.
  • Utiliza área de Central de Notificações no Menu. Parâmetro dinâmico: ‘UTILCENTRALNOTIF’.
  • Parâmetros do Chrome: Caso necessite de parâmetros para abrir o navegador Chrome, informe-os neste campo.
  • Utiliza agrupamento de aplicações (‘EXIBEGRUPOAPLICACOES’): Marque essa opção para ativar o recurso que permite criar grupo para aplicações exibidas no Consinco Menu (ver o item Grupo de Aplicações).
  • Abre as consultas (Query View) no módulo Query View como padrão (‘UTILQUERYVIEW’): Ao ativar esse parâmetro as consultas são abertas no módulo Query View como padrão e não mais nos módulos do ERP Consinco (ver o item Consultas Query View).

Ao ativar esse parâmetro, o caminho do módulo Query View deve ser informado no campo ‘Caminho Query View’.

  • Endereço do Acrux Web: Informe o endereço do site do Acrux Web.
  • Configura o tempo de inatividade, forçando o logon do usuário após determinado tempo sem utilização da máquina.
Imagem 34 – Consinco Menu
Trocar empresa

Selecione a opção ‘Trocar empresa’ para alterar a empresa logada.

Na tela ‘Trocar empresa’ é exibida a lista com as empresas que o usuário possui permissão. Para alterar a empresa logada, basta selecionar na lista a empresa que deseja logar, ou se preferir utilize a pesquisa, informando nome ou código da empresa, conforme imagem abaixo.

Imagem 35 – Consinco Menu

A informação da empresa que o usuário está logado é exibida na barra superior, conforme imagem abaixo.

Imagem 36 – Consinco Menu
Trocar senha

Selecione a opção ‘Alterar senha’ para alterar a senha do usuário logado.

Imagem 37 – Consinco Menu

Grupos de aplicações

As aplicações exibidas nos submenus podem ser agrupadas facilitando a organização e melhor visualização, conforme imagem abaixo.

Somente usuário com nível ‘Administrador’ tem permissão para criar e manipular os grupos.

Em ‘Parâmetros Gerais’ também existe o parâmetro que pode ser habilitado para exibição dos grupos.

Imagem 38 – Consinco Menu

Para criar grupos, siga os procedimentos abaixo.

Clique o botão direito do mouse, será exibida a opção ‘Adicionar grupo’, conforme imagem abaixo.

Imagem 39 – Consinco Menu

Insira o nome do grupo e clique em ‘Salvar’, conforme imagem abaixo.

Imagem 40 – Consinco Menu

Para adicionar os itens (aplicações) ao grupo, é possível clicar sobre o item e arrastá-lo para o grupo desejado, ou se preferir, posicione o cursor sobre o item, dê um clique com o botão direito, selecione a opção ‘mover para’ e selecione o grupo desejado, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 41 – Consinco Menu

Para remover um item do grupo, é possível clicar sobre o item e arrastá-lo para dentro de outro grupo, ou se preferir, posicione o cursor sobre o item, dê um clique com o botão direito, selecione a opção ‘remover grupo’, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 42 – Consinco Menu

Para editar ou remover um grupo

Posicione o cursor sobre algum item que esteja dentro do grupo que deseja manipular, dê um clique com o botão direito e selecione a opção desejada: ‘Editar grupo’ ou ‘Remover grupo’, conforme imagem abaixo.

Imagem 43 – Consinco Menu

Ao remover um grupo, os itens que faziam parte do grupo removido são visualizados no agrupamento ‘Sem grupo’.

Consultas query view

O Consinco Menu também executa as consultas query view do usuário, elas são exibidas no menu fixo ‘Consultas’. Sempre são executadas no módulo que já está aberto, ou caso não tenha módulo aberto, são executadas no primeiro módulo que usuário tiver permissão. Porém, existe parâmetro que ao ser ativado permite que as consultas sejam abertas no módulo padrão do Query View.

As consultas também podem ser incluídas como favoritas.

Imagem 44 – Consinco Menu

Integração com a Central de Atividades e Notificações

Importante: Central de notificações e atividades são novas ferramentas para envio de notificações e atividades pré-determinadas para usuários e grupos de usuários. Esses recursos atualmente só estão disponíveis para o produto Consinco BPM.

Consultando notificações

No menu superior é exibido a quantidade de notificações de atividades que não foram lidas, limitando a ‘99+’. Ao clicar no ícone são exibidas as 04 (quatro) notificações não lidas, ordenadas por data de criação, ou seja, as mais antigas.  Conforme imagem abaixo.

Imagem 45 – Consinco Menu

Ao clicar em ‘Visualizar’, será aberta a Central de Notificações, onde o usuário poderá consultar informações sobre a atividade selecionada.

Ao clicar em ‘Ocultar’ a notificação é marcada como lida e não mais exibida na lista de notificações, para visualizá-la novamente acesse a Central de Notificações.

Ao clicar em ‘Ver todas as notificações’ será aberta a Central de Notificações exibindo todas as atividades com status ‘Não assumidas’.

Indicador de notificações

Quando o Consinco Menu é integrado á Central de Notificações (Consinco BPM) o ícone do Consinco Menu, localizado na bandeja do sistema operacional, exibe um alerta indicado que há notificações não lidas, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Lembrando que o ícone só é exibido na bandeja quando o Consinco Menu está minimizado.

Imagem 46 – Consinco Menu

Central de notificações

Quando o Consinco Menu possui integração com o Consinco BPM, será exibido o menu da ‘Central de Notificações’. Ao acessar a Central de Notificações, é exibido a lista das atividades, estas podem ser visualizadas de acordo com o filtro aplicado, tendo como opções os status: Assumidas, Atrasadas, Finalizadas, Não Assumidas e Todas Pendentes.

Filtros personalizados

Ainda é possível criar filtros personalizados. Para isso, clique no ícone indicado na imagem abaixo e siga os procedimentos.

Imagem 47 – Consinco Menu
Configurar filtro
  1. Descrição: Informe uma descrição para identificação do filtro.
  2. Pesquisar texto: Adicione o texto que deseja pesquisar.
  3. Empresa: Selecione para quais empresas o filtro será aplicado.
  4. Processo: Selecione quais processos o filtro será aplicado.
  5. Status: Selecione para quais status das atividades o filtro será aplicado.
  6. Data: Informe o intervalo de data e se será considerada a data de criação da atividade, assumida ou finalizada.
  7. Expira em: Indique se o filtro irá considerar o prazo em que a atividade irá expirar.
  8. Prioridade: Indique se o filtro irá considerar atividades prioritárias.

Após selecionar e informar os dados que deseja filtrar, basta clicar em Salvar e o filtro já será aplicado. Lembrando que é possível escolher uma ou mais de uma informação para configurar o filtro.

Editando ou excluindo filtros personalizados

Abra a tela ‘Configurar Filtros’, clique na lupa de pesquisa (indicado na imagem abaixo) e selecione (duplo clique) o filtro que deseja editar ou excluir.

Ao editar é necessário salvar as edições.

Para excluir, basta clica em ‘Excluir’.

Imagem 48 – Consinco Menu
Filtros

Para facilitar a visualização das atividades, é possível filtrá-las por: Nome do processo, Título, Descrição, Empresa, Data de criação, Atividades urgentes.

Imagem 49 – Consinco Menu

– Filtro empresa:

Exibe na lista apenas as empresas que o usuário possui permissão. Ao filtrar por empresa, exibe somente as atividades referentes ao filtro aplicado.

– Atividades urgentes:

Exibe somente as atividades que foram priorizadas como urgentes.

Assumindo atividades

As atividades que são geradas para um grupo de usuários, são visualizadas para todos os usuários do grupo. Quando um usuário assume a atividade, ela deixa a lista de não assumidas e é exibida na lista ‘Assumidas’, não sendo mais exibida para o grupo, somente para o usuário que assumiu.

Informações das atividades

Ao dar duplo clique sobre uma atividade, é exibido o card com as informações detalhadas da atividade selecionada. Quando a atividade possuir anexo, este também será visualizado no card.

Imagem 50 – Consinco Menu

Assumindo atividade Ao selecionar uma ou mais atividades, com status ‘Não Assumidas’, é exibido no canto inferior o botão ‘Assumir’, conforme imagem abaixo.

Imagem 51 – Consinco Menu

Outra forma de assumir a atividade é clicar no botão de ação ou com o botão direito, indicado na imagem abaixo, e, em seguida, clicar em ‘Assumir’.

Imagem 52 – Consinco Menu
Executando e concluindo atividade

Para executar a atividade, selecione-a clicando sobre a atividade que deseja executar e clique no botão ‘Executar’ ou no botão de ação selecione a opção ‘Executar’ ou ‘Concluir’, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 53 – Consinco Menu

Gerenciando atividades

Na home do Consinco Menu, é exibido o gráfico para que o usuário acompanhe de maneira visual o andamento das atividades. O gráfico exibe os status Assumidas, Não assumidas e Atrasadas. Ao clicar em cada ‘fatia’ do gráfico, o usuário será direcionado para a central de atividades.

Imagem 54 – Consinco Menu
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