Ferramentas Consinco

Importar Produtos da Simplus para o ERP da Consinco #

Objetivo

Nesta documentação estão descritos os procedimentos para realizar a integração automatizada para importar os produtos da Simplus para o ERP da Consinco.

Caminho

Integrador > Configuração. 

Pré-Requisitos e Restrições

Ter atualizado ERP, a partir da PTF 19.04.066 ou 20.01.012.

Para a correta utilização, é necessária a instalação de algumas APIs Consinco: API de Autenticação – versão 6.1.0.0, Comercial Geral API e Comercial Produto API v1/v2.

Ter realizado a instalação da Aplicação para Integração Simplus Consinco pelo Consinco Web Setup. Clique aqui e acesse a documentação. 

Nota: No Consinco Web Setup na tela Nova Publicação, no campo Nome, informe Importacao_de_Produtos_-_Simplus.

Ter ajustado as configurações de uso do Integrador. Clique aqui e acesse a documentação. 

Ter gerado um Token para acessar o Integrador. Clique aqui e acesse a documentação. 

Ter solicitado um Token de acesso da Simplus. Para maiores informações, acesse https://simplustec.com/.

Passo a Passo

Configurando Divisões

Acesse: Integrador > Configuração. 

Ao acessar o integrador pela primeira vez, deve-se definir a configuração inicial para utilização do sistema que consiste em:

  • Salvar divisões padrão;
  • Salvar token, empresa e intervalo.

Na área Divisões Padrão, selecione os campos indicados de acordo com a necessidade.

Após a escolha da configuração da divisão, clique em Salvar divisão.

Nota: As divisões aqui adicionadas serão incluídas para todos os produtos importados.

Imagem 1 – Divisões Padrão

Configurando Empresa, Token e Intervalo

Após salvar uma ou mais divisões, preencha os seguintes campos:

  • Token Simplus: Token de acesso ao sistema Simplus (pode ser adquirido entrando em contato com a Simplus e solicitando acesso ao seu CNPJ);
  • Empresa: Seleciona uma empresa que esteja vinculada a uma divisão já adicionada;
  • Intervalo importação automática: Define o intervalo que o sistema irá importar todos os produtos existentes na Simplus para o seu ERP.
Imagem 2 – Configurar Empresa, Token e Intervalo

Clique no botão Salvar.

Imagem 3 – Botão Salvar

Será exibida a mensagem informando que a configuração foi salva com sucesso.

Imagem 4 – Mensagem Configuração Salva com Sucesso

O sistema está configurado e pronto para uso.

Filtro de Produtos

Clique no menu Produtos.

Nota: Ao deixar todos os filtros vazios e clicar em salvar, o sistema retornará todos os produtos cadastrados na Simplus e poderá ocorrer uma demora nos resultados da tela.

Serão exibidos os filtros:

  • Última atualização: Inicialmente, a tela de produtos retorna todos os produtos atualizados a partir da data atual -1. A imagem abaixo foi gerada em 18/10/2019, então o sistema retornará por padrão o filtro do dia 17/10/2019 em diante.
Imagem 5 – Filtro Última Atualização
  • GTIN: Ao utilizar este filtro, o sistema irá ignorar a informação do campo última atualização e irá retornar somente o produto do GTIN informado. Ao pesquisar pelo GTIN, a última atualização do produto não é fornecida na consulta pelo GTIN, não sendo possível, neste caso, exibir em tela.
Imagem 6 – Filtro Última Atualização

Filtro nos Resultados da Tela

É possível também utilizar o campo Pesquisar no início da grid de resultados.

Nota: Este campo pesquisa somente nas informações já retornadas no último filtro.

Será utilizado como exemplo para pesquisa, o CNPJ de um fornecedor específico, mas pode ser utilizado para filtrar qualquer informação das colunas do resultado da busca.

Após selecionar somente o CNPJ de um fornecedor, é possível utilizar o campo Todos para importar todos os produtos deste fornecedor.

Imagem 7 – Filtro Pesquisar

Importação dos produtos

Ao importar um produto para o ERP, se o produto já está cadastrado na base de dados, as informações são atualizadas. Se o produto ainda não está cadastrado, é feita uma verificação se já existe família com a mesma descrição, para inserir o novo produto a uma família já existente. Se ainda não existe a família, é feito o cadastro básico da família, com algumas informações, que podem ser disponibilizadas pela Simplus, como código CEST, código NCM, alíquota padrão de IPI etc.

Além disso, será feito o vínculo da família às divisões pré configuradas no integrador, considerando as informações genéricas de comprador, forma de abastecimento e tributação, também definidas na configuração.
Também são incluídas todas as embalagens da família, suas dimensões e pesos, conforme informações fornecidas pela Simplus.

Se o fabricante do produto, informado pela Simplus, está cadastrado como fornecedor na base de dados, já é feito o vínculo da família ao fornecedor. Se não há cadastro para o fornecedor, o vínculo de fornecedor do produto poderá ser feito posteriormente, pela manutenção no ERP.

É incluído o cadastro básico do produto, com as descrições completa, reduzida e genérica. São vinculados os códigos de barra, e código de fornecedor, caso o fornecedor exista na base de dados. Também são importadas as imagens dos produtos e suas respectivas URLs.

Consulta de Logs do Sistema

A tela de Log possui a mesma estrutura da tela de produtos com filtros e o campo de pesquisa, e nela será possível visualizar informações tais como:

  • Histórico das atualizações da configuração;
  • Histórico das atualizações dos produtos;
  • Erros que por ventura venham acontecer (essa informação ajuda a manter o sistema estável para sua utilização).
Imagem 8 – Logs de Alterações

Atividades Relacionadas

Consinco Web Setup

Realizar Configurações de Uso do Integrador

Gerar Token para Acessar o Integrador

Sim Não
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