Aprovar Tabela de Custo

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Analisar as alterações de custo, informadas na aplicação ‘Tabela de Custo do Fornecedor’ e realizar a aprovação.

O custo alterado na aplicação ‘Tabela de custo de fornecedor’ só ficará pendente para aprovação nas situações listadas abaixo:

> Quando o parâmetro dinâmico ‘UTIL_APROVACAO_TABELA’ está configurado com os valores:

  • ‘S’ =  Utiliza aprovação da tabela de custo para todos os fornecedores.
  • ‘F’ = Verifica a configuração do fornecedor na divisão. Neste caso, o sistema verifica o parâmetro ‘Exige Tabela de Custo’, que, quando marcado, indica que a tabela de custo do respectivo fornecedor passará por aprovação. Para configurar esse recurso acesse: Max Cadastro > Cadastro > Fornecedor > Divisão > Exige Tabela de Custo.

> Ao configurar o parâmetro dinâmico ‘UTIL_APROVACAO_TABELA’ com a opção ‘S’  e o parâmetro dinâmico ‘TIPO_VALOR_APROVACAO’ com os valores:

  • ‘A’ (acréscimo): Ao alterar a tabela de custo para um valor acima do atual, a alteração deverá ser enviada para aprovação, nesse caso, o custo alterado só ficará válido a partir da aprovação.
  • ‘D’ (decréscimo): Ao alterar a tabela de custo para um valor abaixo do atual, a alteração deverá ser enviada para aprovação, nesse caso, o custo alterado só ficará válido a partir da aprovação.
  • ‘T’ (ambos): Neste caso tanto as alterações de acréscimo e decréscimo serão enviadas para aprovação.

> O custo também fica pendente quando ultrapassar o percentual máximo de variação para bloqueio da tabela de fornecedor.

Nota: Para configurar o percentual de bloqueio acesse: Max Parâmetro > Parâmetros > Compradores > Geral: Máximo de Variação para Bloqueio da Tabela de Fornecedor.

> Quando trabalha com aprovação da tabela de custo e o parâmetro dinâmico ‘IND_LIB_PRECO_APROVA_CUSTO’ estiver configurado com a opção ‘S’, ao alterar o preço de venda por meio da tabela de custo e esta for para aprovação, o preço de venda só será enviado para aprovação após o custo da tabela de custo ter sido aprovado.

Nota: Se o parâmetro dinâmico ‘USA_APROVA_PRECO’ estiver configurado com a opção ‘N’, após a tabela de custo ser aprovada o preço ficará liberado para a geração.

Caminho

Compras > Fornecedor > Aprovação da Tabela de Custos – MAC00001.

Pré-Requisitos e Restrições

Trabalhar com a  ‘Tabela de Custo do Fornecedor.’

Utilizar a aprovação da tabela de custos, configurado no parâmetro dinâmico: UTIL_APROVACAO_TABELA.

Ultrapassar o % Máximo de Variação definido no cadastro do comprador.

Utilizar o parâmetro dinâmico ‘TIPO_VALOR_APROVACAO’ que informa o tipo de alteração de custo da tabela de custos que deverá ser enviado para aprovação.

O parâmetro dinâmico IND_LIB_PRECO_APROVA_CUSTO indica qual será o tratamento realizado ao alterar o preço de venda pela tabela de custo quando trabalha com aprovação da mesma.

Passo a passo

Para analisar os custos pendentes, utilize os filtros: fornecedor, divisão, comprador da família ou comprador da tabela de custos.

A aprovação/reprovação pode ser realizar registro por registro, dessa forma, selecione o registro e na coluna ‘Status Aprovação’ escolha a opção ‘Aprovado/Reprovado’.

Imagem 1 – Aprovar Tabela de Custo

Utilize as opções ‘Aprovar todos’ ou ‘Reprovar todos’ para aprovar/reprovar vários registros de uma vez.

Imagem 2 – Aprovar Tabela de Custo

Gera Cotação Concorrente

Esse recurso é utilizado para iniciar o processo de pesquisa de preços concorrentes. O resultado da pesquisa é exibido na tabela de custo do fornecedor para análise da sugestão de preços.

Aprova Verba de Bonificação

Recurso utilizado quando o parâmetro APROV_VERBA_BONIF estiver configurado com o valor ‘S’. Dessa forma, a verba de bonificação informada na tabela de custo só será validada após passar por aprovação.

Ao clicar no botão ‘Aprova Verba Bonificação’ será aberta a aplicação ‘Aprovação de Verba de Bonificação na Tabela de Custos – MAC00607.

Atividades Relacionadas

Alterar/Informar custo do fornecedor

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil