Cadastrar Fornecedor

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Objetivo

Instruir os usuários quanto a realização do cadastro do fornecedor, podendo este ser definido como: Distribuidor, Indústria ou Prestador de Serviços.


Caminho

MAXCadastro > Cadastro > Fornecedor


Pré-Requisitos e Restrições


Passo a passo

Aba Geral

Ao acessar o Cadastro do Fornecedor, na aba Geral devem ser informados dados relacionados a forma de atuação desse fornecedor.

Vale ressaltar que o fornecedor, antes de sê-lo, precisa ser cadastrado como pessoa e assim ter todos os atributos e parâmetros referentes a este elemento definidos, dessa forma, o cadastro irá puxar as informações cadastradas na pessoa e para isso o usuário deve inserir o número seq da pessoa no campo “Fornecedor” ou clicar no botão “Pessoa” e selecionar o correspondente.

Configuração Descrição
1 – Fornecedor Código e descrição de identificação do fornecedor em questão.
(*) No cadastramento inicial de um fornecedor, este campo é alimentado por meio do botão Pessoa. Consulte a especificação deste botão neste próprio material para saber no que ele consiste.
2 – Código EAN Informe o código EAN (código de barras)
3 – Status Situação operacional do fornecedor em questão para realização de operações, podendo ser Ativo, Inativo ou Suspenso.
4 – Tolerância de dias para o Transporte Define o limite de dias para saída das mercadorias do fornecedor.
5 – Modelo AFV Automação de Força de Venda
6 – Tipo de Fornecedor Definição do tipo de fornecedor em questão, podendo ser: Distribuidor; Indústria; Prestador de Serviço. Cada tipo de fornecedor possuí um tipo de tributação diferente.
7 – Condição de Frete Define quem será o responsável pelo pagamento do frete, sendo:

  • CIF: Responsabilidade do fornecedor.
  • FOB: Responsabilidade da empresa e precisa de um Conhecimento de Transporte.
  • Retira: A própria empresa retira a mercadoria do fornecedor.
8 – Configurações Gerais  – Indica se o fornecedor em questão consiste numa microempresa.
9 – Código de busca do Produto (XML; NFE) Definição do código de acesso a produto a ser utilizado para busca dentro do arquivo XML de uma NF-e recebida do fornecedor em questão, podendo ser: EAN, ou Código do Fornecedor
10 – Tipo de Consistência no Recebimento Define como proceder quando a comparação do pedido de compra com a nota recebida for incompatível. Impacta no custo líquido do produto.
11 – Gera Ocorrência Na aba geral e na aba divisão do cadastro de fornecedor há o campo “Status” onde é determinado se o fornecedor está ativo no sistema, o botão “Gera Ocorrência” deve ser justificado os motivos que tornam um fornecedor inativo ou suspenso como forma de controle.
Imagem 1 – Fornecedores

Aba Divisão

Ainda no cadastro do fornecedor, há a aba de divisão para informar o comprador, o prazo para pagamento, regime de tributação, entre outros. Ao incluir um fornecedor devem ser parametrizadas as divisões de negócio (empresas que estiverem relacionadas) que poderão comprar desse fornecedor e cada divisão possuíra regras específicas de negociação.

Abaixo segue a descrição dos principais campos a serem considerador no preenchimento da divisão de negócio que atuará com o fornecedor:

Imagem 2 – Fornecedores

Forma Pagamento; Prazo de Pagamento e Data Base Vencimento: Esses campos definem a formação final do vencimento do título da nota.

Pzo Média Entrega: Definição da quantidade média padrão de dias que o fornecedor em questão leva para realizar a entrega das mercadorias.

Grupo Contábil: Definição do grupo contábil de referência do fornecedor em questão.* (*) Este cadastro precisa estar em perfeita sincronia com o cadastro deste mesmo elemento junto ao sistema financeiro Acrux Capitis, e deve ser feito em operação conjunta a este, sob supervisão de um mesmo responsável.

% Acordo Desc. Financ.: Definição do índice percentual de desconto financeiro aplicado nas operações com o fornecedor.

Cálculo Desc. Financ.: Definição do critério de aplicação de desconto financeiro em operações com este fornecedor no que se refere ao valorbase, podendo ser: sobre o Valor do Produto ou Valor Total do Item.

Pzo Médio Atraso Entrega: Definição da quantidade média padrão de dias que o fornecedor em questão atrasa para realizar a entrega das mercadorias, em relação ao prazo médio de entrega.

Pzo Médio de Visitas: Definição da quantidade média padrão de dias de intervalo em que o representante do fornecedor em questão realiza visitas.

Status: Situação operacional do fornecedor em questão para realização de operações na divisão referente à linha selecionada, podendo ser Ativo, Inativo ou Suspenso.

Liberação de Compra com Justificativa: Definição do comportamento a ser adotado pelo sistema nas operações de compra deste fornecedor na divisão referente à linha selecionada, no que se refere à liberação de compras com justificativa, podendo ser: Liberado, Bloqueado, ou Pendente Aprovação.

Valor Mínimo: Definição do valor mínimo de compra que o fornecedor.

Tipo Vlr. Mínimo: Definição do critério para valor de mínimo de compra que o fornecedor em questão pratica nas operações, podendo ser o valor Líquido da compra ou o valor Bruto.

ABC: Definição da classificação de impacto e importância dos produtos do fornecedor em questão, podendo ser, em ordem decrescente de importância: A, B ou C.

Canc. Pend Pedido: Ao marcar essa opção é possível cancelar os pedidos automaticamente através de job.

Exig Tabela Custo: Ao marcar essa opção, se não houver tabela de custo valida não é possível digitar pedidos de compra.

Consiste Qtde e Valor Recebto NF: Ao marcar essa opção, se houver valores diferentes entre pedido e Nota Fiscal serão sinalizados na divergência no Recebimento.

Perm Digitar Qtde Conf Carga: Ao marcar essa opção, é possível fazer conferência de quantidade na carga de recebimento.

Data Validade Tabela: Definição da data de validade da tabela de custos do fornecedor.

Qte Dias Desc. Financ.: Definição da quantidade de dias padrão para desconto financeiro nas operações realizadas com o fornecedor em questão na divisão de negócios da linha selecionada.

Regime Tributação: Definição do regime de tributação especial a ser adotado para os cálculos de impostos nas operações realizadas com o fornecedor em questão na divisão de negócios da linha selecionada, podendo ser: Conforme Empresa, sendo então considerado o regime de tributação padrão da empresa; Inativo, não sendo considerado qualquer regime especial; ou ser selecionado o regime de tributação cadastrado que se deseje.
(*) Este(s) campo(s) é(são) alimentado(s) ou faz(em) acesso a um conjunto de informações que são cadastradas em outra aplicação. Consulte os materiais sobre Regime de Tributação e Tributações por UF para saber no que elas consistem.

Regime Tributação Resolução 13: Definição do regime de tributação especial a ser adotado para os cálculos de impostos nas operações que sem enquadrem na Resolução 13, realizadas com o fornecedor em questão na divisão de negócios da linha selecionada, podendo ser:
Inativo, não sendo considerado qualquer regime especial; ou ser selecionado o regime de tributação cadastrado que se deseje.
(*) Este(s) campo(s) é(são) alimentado(s) ou faz(em) acesso a um conjunto de informações que são cadastradas em outra aplicação. Consulte os materiais sobre Regime de Tributação e Tributações por UF para saber no que elas consistem.

Tipo Desc Vencimento: Identifica até quando será concedido o desconto financeiro no título da nota de compra configurado no campo = ‘% Acordo Desc Financ’.

Recebe nf Somente por importação xml: Ao marcar essa opção não será permitida que a nota no recebimento seja digitada manualmente sem o xml.

Aprov Compras fornec tit vencidos: Ao marcar essa opção, se o fornecedor estiver com títulos vencidos, o pedido de compras vai para aprovação da empresa.

Prod. Rural CPD Folha: Ao marcar essa opção indica que o fornecedor é optante por tributar o Funrural. Para mais informações clique aqui.

%Cálculo Funrural/Senar: Definição do % correspondente ao Senar. Para mais informações clique aqui.

Aba EDI

Quando utiliza arquivos automáticos para pedido de compra é necessário a utilização de layout, para isso configura-se o EDI. Na aba EDI do cadastro do fornecedor é feito o vínculo do layout com o EDI, além de definir os Prazos para Retiradas dos Arquivos EDI por parte da empresa, sendo possível configurar e-mail de envio dos arquivos.

Imagem 3 – Fornecedores

Aba Dados Cadastrais

Nessa aba são exibidos os dados cadastrais do fornecedor trazidos das informações configuradas no Cadastro de Pessoa.

No botão Pessoa é possível verificar os dados configurados no Cadastro de Pessoa.

Imagem 4 – Fornecedores

Aba Contato

Informar os contatos do fornecedor para definição dos responsáveis pelas operações de negociações entre empresa e fornecedor.

Para inserir, inicialmente, informe nos campos o nome do contato, CPF, telefone e etc, depois adicione esse contato no quadro.

Imagem 5 – Fornecedores

Aba Segmento Fornecedor (Seg Fornecedor)

Segmento do Fornecedor tem como objetivo dividir um fornecedor em grupos de acordo com seu tipo de fornecimento, considerando que um mesmo fornecedor pode oferecer diversos tipos de mercadorias, dessa forma, esse segmento estará vinculado a uma família.

Imagem 6 – Fornecedores

Antes de associá-lo ao cadastro de fornecedor, o segmento deve ser cadastrado na aplicação, como mostrado abaixo:

Acesse MAXCadastro > Cadastro > Segmento Fornecedor e preencha os campos abaixo. Também é possível consultar segmentos já cadastrados.

Imagem 7 – Fornecedores

Após cadastrá-lo é necessário incluir esse segmento no Cadastro da Família, para que esse segmento de fornecedor atue nesta família.

Acesse MAXCadastro > Produto > Família na aba Fornecedor.

Imagem 8 – Fornecedores

Com essa etapa feita, no Cadastro do Fornecedor, na aba Seg Fornec, faça o vínculo.

Aba Empresa

São determinadas as configurações específicas de tratamento para as filiais, matriz e CD da empresa em relação ao fornecedor definindo informações como o acréscimo de prazo de entrega, bloqueio de compra, o contato do fornecedor para aquela filial, matriz ou CD.

As informações configuradas serão utilizadas no Contrato de Fidelidade.

Imagem 9 – Fornecedores

Aba Condições de Pagamento Vendas

Nessa aba são definidas as variáveis, como acréscimos e acordos financeiros que serão aplicados a cada tipo de condição de pagamento.

Essas variáveis são configuradas por filial, matriz e CD, cada uma seguindo seu padrão para cada condição de pagamento.

Imagem 10 – Fornecedores

Aba CGO

Exibe os CGOs que foram configurados específicos para fornecedor na aplicação Código Geral de Operações no MaxParametro.

Dessa forma, essa aba tem como função trazer as regras já definidas no cadastro geral, sendo possível desabilitá-las para o fornecedor.

Imagem 11 – Fornecedores

Aba Agenda Visita

Nessa aba é definida a periodicidade de visita do fornecedor ao cliente, para controle de estoque, relacionamento e verificações.

Essa definição é base de configuração para a geração de agenda que é feita no MaxCompra > Fornecedor > Agenda.

Imagem 12 – Fornecedores

Aba CGO/CFOP

Essa aba é para configurações fiscais do fornecedor, nela você limita o CFOP por CGO e por divisão para o Recebimento.

Imagem 13 – Fornecedores

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