Cadastrar Plano de Contas

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Objetivo

Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.

Esse documento apresentará como realizar o cadastro desse plano.

Caminho

Abaci > Cadastros > Cadastro de Plano de Contas ABA_00003

Pré-Requisitos e Restrições

Ter realizado a Configuração do Plano de Contas.

Configurado o Plano Referencial de acordo com a norma/layout vigente.

Passo a Passo

Acesse a aplicação para dar inicio ao cadastro do plano de contas.

Nota: Se ao Configurar o Plano de Contas, for selecionada a opção “SIM” para a configuração de “Deseja criar a estrutura básica do Balança Patrimonial de acordo com a Lei 6.404/76 nesse Plano de Contas?”, ao iniciar a aplicação de Cadastro de Plano de Contas já será demonstrada à esquerda a estrutura previamente cadastrada. Caso tenha escolhido a opção ” NÃO” a estrutura não será exibida e o usuário deverá iniciar o cadastro do plano de contas informando a estrutura.

Esse documento seguirá o Cadastro de Plano de Contas tomando como base que o usuário ao Configurar o Plano de Contas selecionou a opção “Sim”.

Selecione a estrutura onde deseja criar o plano de contas e em seguida clique em “Adicionar Conta”:

Os seguintes campos deverão ser informados:

Grau: O campo Grau é definido automaticamente pelo sistema, de acordo com o nível em que está sendo criada a conta. A quantidade de graus do plano de contas é definido na Configuração do Plano de Contas

Conta: Neste campo, parte da informação é definida automaticamente pelo sistema e parte é sugerida, onde o usuário poderá editar. A sugestão do sistema se baseia nas contas anteriormente cadastradas.

Exemplo: A primeira conta cadastrada pelo usuário foi 1.10.20.30.00, a segunda conta foi 1.10.20.40,00, logo, ao iniciar o cadastro da terceira o sistema irá sugerir como numeração: 1.10.20.50.00, uma vez que o intervalo de numeração entre a primeira conta e a segunda foi de 10 números. A máscara da conta é configurada na aplicação de Configuração do Plano de Contas.

ABACIWEB CADPLANCTA 01.jpg

Código da Conta: Neste campo o sistema demonstra como ficará a máscara da conta, de acordo com as informações presente no campo conta. A máscara da conta é configurada na aplicação de Configuração do Plano de Contas.

Código Reduzido: Será atribuído de forma automática ou não. Para identificar se o mesmo será gerado de forma automática, consulte a Configuração do Plano de Contas.

Tipo Conta: Deverá ser definido pelo usuário. Exceto quando a conta a ser cadastrada for de último nível, neste caso só poderá ser cadastrada como Analítica. Se atribuído um tipo como Analítico, o usuário não poderá associar uma subconta à ela.

Natureza: Deverá ser definida pelo usuário. A natureza definida pelo usuário será utilizada como indicador para geração de relatórios contábeis.

Exemplo: Se uma conta de natureza Ativo for indevidamente associada à natureza Receita, essa conta não será demonstrada na Impressão do Balanço Patrimonial e será utilizada indevidamente como saldo para Apuração de IRPJ/CSLL.

Situação: Deverá ser definida pelo usuário. Ao ser configurada como Inativa, essa conta não poderá ser utilizada para realizar lançamentos contábeis.

Data Alteração: Sistema atualizará este campo sempre que uma alteração for realizada na conta, demonstrando sempre a data da última alteração realizada.

Descrição: Deverá ser definida pelo usuário. A descrição informada será a mesma utilizada pelo sistema na geração de relatório e demonstrações contábeis.

Observação: Não é obrigatória a informação e serve para armazenar informações a serem utilizadas exclusivamente pela empresa e seus usuários, pois não é gerada em qualquer relatório ou demonstração contábil.

Seguindo o cadastro serão exibidos os campos abaixo:

Parâmetro:

Neste campo o usuário irá configurar se o sistema exigirá ou não a informação de parâmetros contábeis quando utilizadas as contas nos lançamentos contábeis, sejam eles manuais ou automáticos/integração.

São parâmetros contábeis passíveis de associação nas contas:

Caixa → Cadastrado por meio da aplicação Cadastro de Parâmetros Contábeis.
Pessoa → Cadastrado por meio da aplicação Cadastro de Parâmetros Contábeis.
Bancos → Cadastrado por meio da aplicação Cadastro de Parâmetros Contábeis.
Grupo Contábil → Cadastrado por meio da aplicação Cadastro de Grupos Contábeis no Fisci.
Centro de Resultado → Cadastrado por meio da aplicação Cadastro de Centro de Resultado.

Para associar um parâmetro contábil a conta, clique em Adicionar:

Empresas

Ao cadastrar uma conta, será associado a ela todas as empresas filiais vinculadas à(s) Matriz(es) vinculadas ao Plano de Contas.

Para alterar a situação de Ativo para Inativo ou vice-versa, utilize o recurso de edição presente na aplicação:

Conta Referencial

Por conta referencial entende-se por uma conta padrão, considerando que cada contribuinte tem um plano de contas particular, que não é padrão, o sequencial numérico de uma conta de ATIVO de uma empresa pode ser diferente de outra empresa.

As escriturações são digitais e a receita federal, para saber a qual conta se refere e para cruzar informações, utiliza o referencial que é padrão.

Para adicionar uma conta, clique em “Adicionar” e insira o número e pesquise a conta que será referencial.

Códigos de Aglutinação

Tem por finalidade estabelecer uma relação (DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e as linhas de maior detalhamento das demonstrações contábeis (bloco J).

Para adicionar um código, clique em “Adicionar” e informe o código.

Sub-Conta

Para incluir uma sub-conta, insira o Código de Identificação do Grupo e clique em “Adicionar”

Atividades Relacionadas

Configuração do Plano de Contas


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