Cadastrar Tributação

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

De acordo com as tributações cadastradas é que são calculados os impostos incidentes sobre o produto, como: ICMS, ST, PIS/ Cofins, IPI e outros. Esse cálculo é primordial para os processos que envolvem operações de compra, recebimento, venda, faturamento, entre outros.

A definição do regime de tributação (para compra e venda) é feita pelo cliente de acordo com cada especificação de negócio.

O sistema considera para o cálculo dos impostos incidentes nas operações de entrada e saída as parametrizações e alíquotas configuradas na aplicação ‘Tributação por UF’, como também informações parametrizadas em outras aplicações, como ‘Cadastro de Família’, ‘Empresa’, ‘Fornecedor’ e ‘CGO’.

Cadastro de Tributação

O primeiro passo para o cadastro de tributação é configurar a identificação das tributações incidentes nas operações. Essa configuração é realizada na aplicação ‘Tributação’, onde é necessário informar o nome da tributação e sua forma de aplicação, por exemplo:

Tributação: TRIBUTAÇÃO DE ALÍQUOTA ICMS 18%.

Descrição da Aplicação: APLICADO EM OPERAÇÕES INTERNAIS TRIB. A ALIQUOTA DE 18% (REFRIGERANTES).

Nota: A padronização da descrição desse cadastro fica a critério do cliente.

Regime de Tributação

Na aplicação ‘Regime de Tributação’ (Max Parâmetro>Parâmetros>Regime Tributação) é feito o cadastro do regime de tributação, que posteriormente deve ser vinculado ao fornecedor (Max Cadastro>Fornecedor>Divisão>Regime de Tributação).

O regime de tributação também é utilizado na aplicação ‘Tributação por UF’ para parametrização das alíquotas dos impostos das operações de entrada e saída de produto.

Tributação por UF

Na aplicação ‘Tributação por UF’ é feita a parametrização das alíquotas dos principais impostos que incidem nas operações de entrada e saída (ICMS, ST, PIS/ Cofins, IPI).

Essa parametrização é feita para cada UF, por tributação e regime de tributação de acordo com as seguintes operações:

Entrada Indústria

Deve ser definido as alíquotas para as respectivas UFs, determinado o percentual tributado de acordo com a entrada para os fornecedores do tipo Indústrias.

Entrada Distribuidor

Deve ser definido as alíquotas nas respectivas Ufs, determinado o percentual tributado de acordo com entrada dos fornecedores do tipo Distribuidores.

Entrada de Microempresa

Deve ser definido as alíquotas nas respectivas Ufs, determinado o percentual tributado de acordo com entradas dos fornecedores do tipo Microempresas.

Saída para Contribuinte

Deve ser definido as alíquotas nas respectivas UFs, determinado o percentual de tributação de acordo com saída dos contribuintes para pessoa jurídica.

Saída para Não Contribuinte

Deve ser definido as alíquotas nas respectivas UFs, determinado o percentual de tributação de acordo com saída dos não contribuintes para pessoa física.

Saída Devolução Indústria

Deve ser definido as alíquotas nas respectivas UFs, determinado o percentual tributado de acordo com a saída para devolução dos fornecedores tipo Indústria.

Saída Devolução Distribuidor

Deve ser definido as alíquotas nas respectivas UFs, determinando o percentual tributado de acordo com a saída para devolução de fornecedores do tipo Distribuidor.

Saída Devolução Microempresa
Deve ser definido as alíquotas nas respectivas UFs, determinando o percentual tributado de acordo com a saída para devolução de fornecedores do tipo Microempresa.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil