Cadastrar Verba de Bonificação

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Utilizada para cadastrar verbas do tipo sell-out, ou seja, que será apurada após as vendas do produto. A verba é cadastrada por família ou por produto.

O valor da verba pode ser rateado entre os produtos da família ou pode ser replicado para todos os produtos da família, também pode ou não ser compartilhado entre as empresas.

A verba pode ser cadastrada com ou sem vínculo com acordo promocional.

A verba sem acordo é apurada pelo limite de utilização (quantidade por unidade do produto) ou pelo período de vigência, o que finalizar primeiro encerra o ciclo da verba e gera o acordo para integração no financeiro.

Quando a verba é vinculada a um acordo com saldo disponível, a apuração será pelo saldo  utilizado na verba e período do acordo, o que finalizar primeiro encerra o ciclo da verba.

Caminho

Acordo e Verba > Administração > Verba Bonificação – MAX0302.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter vinculado o acordo promocional na verba (quando utiliza a verba com acordo).

O tipo do acordo do acordo utilizado na verba tem que estar configurado com a opção ‘Utiliza nos processos comerciais’.

Parâmetros Dinâmicos Relacionados:

PERM_VERBA_SEM_ACORDO: Indica se permite ou não utilizar verba sem acordo.

UTIL_VERBA_PED_VENDA_BALCAO: Indica se a verba será apurada somente do pedido pelo venda balcão.

PERM_UTIL_IDENT_VERBA: Indica se utilizará identificação para a verba.

CONFIG_VERBA_BONIF_PERCENT: Indica se o valor da verba poderá ser informado em percentual.

UTIL_CALC_PISCOFINS: Indica se o PIS/COFINS irão incidir sobre o valor da verba.

Passo a passo

Para cadastrar a verba é necessário parametrizar informações relacionadas ao tipo do cadastro (por produto ou família) e a apuração da verba. Após as parametrizações é feito o cadastro das informações referentes ao valor da verba e limite de utilização.

Parâmetros para Cadastro da Verba

Divisão e Empresa: Informar a divisão e empresas para as quais a verba será cadastrada.

Acesso: Determina se o cadastro da verba será por Produto ou por Família.

Verba compartilhada entre empresas: Quando marcado indica que uma única verba será consumida para todas as empresas (informadas no campo ‘Empresa’), ou seja, uma verba para todas. Quando não marcado indica que a verba será incluída por empresa, ou seja, uma verba por empresa.

Nota: Verba compartilhada entre empresas

As empresas compartilhadas na criação da verba precisam ter a mesma empresa que fornece verba (parametrizado em Max Parâmetro > Parâmetro > Empresa > Aba: Abastecimento > ‘Empresa que Fornece Verba’ ).

Quando utiliza o conceito de verba compartilhada o parâmetro FORMA_APLIC_VERBA_BONIF terá que ser igual para todas as empresas. 

Verba sem acordo promocional: Quando marcado indica que a verba será cadastrada sem informar o acordo promocional. Nesse caso, o campo ‘Acordo Promocional’ ficará desabilitado. O acordo será gerado no momento de apuração da verba, procedimento que pode ser realizado pela aplicação ‘Verba sem Acordo Promocional’ ou por JOB.

Nota: Verba sem acordo promocional

Esse recurso é configurado no parâmetro ‘PERM_VERBA_SEM_ACORDO’.

Utiliza controle de saldo de acordo promocional: Utilizado somente no processo de conta corrente de acordo.

Verba somente por família: Quando marcado indica que a verba será inserida somente por família, não permitindo inserir verba por produto.

Incide no custo gerencial: Por padrão esse campo vem marcado, para não considerar o valor da verba no custo gerencial é necessário desmarcá-lo, porém, após possuir quantidade utilizada na verba o campo não poderá ser mais alterado.

Verba de acréscimo: Quando marcado indica que a verba irá acrescer o custo do produto que já está em estoque. Os acordos gerados automaticamente, já serão do tipo ‘acréscimo’. Quando o acordo for gerado manualmente, o campo ‘Acréscimo’ da aplicação ‘Manutenção de Acordo’ deverá ser marcado.

Utiliza Verba apenas para pedido venda balcão: Quando marcado indica que a verba será consumida apenas para os  pedidos de vendas realizados pela aplicação ‘Pedido de Venda Balcão’, as vendas por Cupom Fiscal (venda no PDV) não serão consumidas pela verba.

Nota: Verba Pedido Venda Balcão

Para utilizar esse recurso o parâmetro dinâmico ‘UTIL_VERBA_PED_VENDA_BALCAO’ deve estar configurado com a opção ‘S’.

Acordo Promocional: Utilizado quando a verba será vinculada a um acordo antes de sua utilização.

Nota: Cadastro Acordo Promocional

O acordo deve ser cadastrado na aplicação ‘Manutenção de Acordo Promocional’.

Identificação: Utilizado para associar a verba a uma identificação. Esse campo só ficará habilitado quando o parâmetro dinâmico ‘PERM_UTIL_IDENT_VERBA’ estiver configurado com a opção ‘S’. O preenchimento do campo não é obrigatório.

Nota: Cadastro de Identificação

A identificação da verba deve ser cadastrada na aplicação ‘Identificação de Verba de Bonificação’ (Acordo e Verba > Administração > Identificação de Verba de Bonificação – MAC0047).

Cadastro do Valor da Verba e Limite de Utilização

O valor da verba é cadastrado por produto ou por família. Quando no campo ‘Acesso’ for marcada a opção ‘Produto’ o valor da verba será aplicado por embalagem do produto, período de vigência e quantidade limite de utilização serão cadastrados por produto (aba: produto).

Imagem 1 – Verba de Bonificação

Quando for marcada a opção ‘Família’ o valor da verba será aplicado por embalagem, o período de vigência e quantidade limite de utilização serão cadastrados por família (aba: família).

Nota: Cadastro por Família

Ao utilizar o cadastro por família será possível replicar o valor da verba para todos os produtos da família ou ratear o valor entre os produtos da família. Para informações sobre os recursos de replicar e ratear os valores, acesse este link.

O valor da verba pode ser informado em valor ou em percentual. O PIS/COFINS poderá ou não incidir sobre o valor da verba.

Valor da Verba por Percentual

O valor da verba pode ser informado em percentual, dessa forma, o valor da verba será o resultado do cálculo do percentual informado sobre o valor da venda dos produtos (preço praticado). Esse cálculo será realizado no momento em que a venda for efetivada.

Nota: % Verba

Para informar o valor da verba por % é necessário configurar o parâmetro dinâmico  ‘CONFIG_VERBA_BONIF_PERCENT’ com a opção ‘S’.

O parâmetro ‘Verba sem acordo promocional’ deve estar marcado.

Quando for informado um percentual de verba não será possível informar um valor unitário e vice-versa, ambos não poderão trabalhar em conjunto.

PIS/COFINS

Para utilizar o PIS/COFINS sobre o valor da verba é necessário configurar o parâmetro ‘UTIL_CALC_PISCOFINS’  com a opção ‘S’.

Ao informar o ‘Valor da Verba por Embalagem’ será automaticamente calculado o valor de PIS/COFINS conforme as alíquotas de PIS/COFINS informadas no parâmetro da Empresa (Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba: Formação de Preço > campos PIS e COFINS).

Quando a verba cadastrada for associada a um acordo, o valor do acordo deverá ser igual ou superior ao valor total da verba com o acréscimo do valor de PIS/COFINS.

Para as verbas sem acordo promocional o valor da verba a ser gerado deverá ser o valor total da verba com o acréscimo do valor de PIS/COFINS, porém, para cálculo do custo líquido será considerado apenas o valor da verba.

Nota: Quando utilizado várias empresas para a geração da verba, será considerada a maior alíquota de PIS/COFINS cadastrada entre as empresas.

Imagem 2 – Verba de Bonificação

O período de vigência e quantidade limite de utilização são determinantes para a apuração da verba.

Imagem 3 – Verba de Bonificação

Interromper Verba

A verba que está dentro do seu período de vigência, poderá ser interrompida, e, dessa forma, não será  mais alterada ou utilizada. Se a verba estiver associada a um acordo, ao interrompê-la, o saldo do acordo ficará liberado para ser utilizado em outra verba.

Para interromper uma verba vigente, clique no botão ‘Interromper’.

Ao interromper uma verba o sistema realizará os seguintes procedimentos:

  • O campo onde é exibida a data final para a vigência da verba exibirá a data de interrupção da verba.
  • O campo ‘Quantidade Limite de Utilização’ exibirá o valor correspondente à quantidade utilizada no momento da interrupção.
  • O sistema registrará o usuário, data e hora que ocorreu a interrupção.
Imagem 4 – Verba de Bonificação

Zerar Saldo de Acordos Não Utilizados

Esse recurso zera os saldos de acordos promocionais não utilizados e com data de vigência expirada, gerando automaticamente uma verba de bonificação para baixar a sobra do valor do acordo. Para mais informações, acesse este link.

Acordo Automático

Para utilizar a geração de acordo automático é necessário informar o tipo de acordo e a forma de pagamento. Esse procedimento só poderá ser realizado após configurar o parâmetro dinâmico ‘GERA_ACORDO_AUTO’ com a opção ‘S’.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil