Cadastro de Segmento

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Os Segmentos de Vendas tornam possível a especialização das operações de venda realizadas pelas Empresas, dentro de uma Divisão de Negócios.

Em termos gerias, consistem em subdivisões das Divisões de Negócio, porém têm impacto apenas nas operações de vendas. Uma determinada categoria de produto, ou uma determinada marca em que se deseje praticar condições e medidas diferenciadas nas vendas, devido a condições locais de mercado, ou contratos de representação exclusiva de um fornecedor, por exemplo, podem ser fatores que levem a necessidade de se trabalhar com segmentos de vendas diferenciados, associados a estes produtos.

Caminho

MAXParâmetro > Dealer > Segmento – DEA0010.

  • Tabela: MAD_SEGMENTO

Pré-Requisitos e Restrições

  • Possuir, pelo menos uma, Divisão de Negócio cadastrada.
  • Possuir, pelo menos uma, Empresa cadastrada.

Passo a passo

Acesse o cadastro do Segmento:

Imagem 1 – Manutenção de Segmento de Venda

A tela de parametrização do Segmento será aberta:

Imagem 2 – Manutenção de Segmento de Venda

Na tabela abaixo serão explicados os campos principais de acordo com a numeração representada na imagem indicando os processos que utilizam as parametrizações estabelecidas no segmento.

Configuração  Descrição
(1) Código Código de identificação numérico sequencial do segmento
(2) Descrição Descrição de identificação do nome atribuído ao segmento de vendas.
(3) Divisão Definição da divisão de negócio dentro da qual se pode ter empresas atuando no segmento de vendas.
(4) Status Definição da situação operacional do segmento de vendas, se Ativo ou Inativo.
(5) Diferencia Preço por Embalagem Define se haverá diferenciação dos preços unitários dos produtos de acordo com a embalagem de venda. O tipo de diferenciação que será aplicado é determinado no Cadastro da Divisão. Essa diferenciação será utilizada na Precificação do produto.
(6) Classificação Comercial Padrão Define uma classificação comercial padrão dos produtos, considerando qual o nível de representatividade de venda do produto nesse segmento. As Classificações são configuradas no Cadastro de Classificação ABC.
(7) Configurações Gerais Campo: Bloqueia alteração de preço abaixo da margem – Define se será permitida a alteração de preço do produto quando este estiver abaixo da margem. Essa configuração será verificada durante o processo de Precificação e na Consulta de Produto.
(8) Configurações de Flexibilização Define os valores de flexibilização que determinam os limites de acréscimo e desconto de preço.

Essa configuração será verificada durante o processo de Venda.

(9) Permitir Negociar Preços em Promoção Parâmetro utilizado para Vendas Balcão e indica se será permitida a alteração do preço do produto quando este estiver em período de promoção. Esse parâmetro será considerado no momento do Pedido de Venda.
(10) Gera Vlr Desconto do Pedido para NF Define se o desconto dado ficará evidente na nota configurando se o valor do desconto será exibido separadamente na nota ou se sairá o valor líquido do produto. Essa configuração também pode ser realizada no Parâmetro Dealer que é feito para a empresa – o definição do Dealer sobrepõe a do Segmento.
(11) Utiliza Integração com E-Commerce Define se esse segmento terá integração com o processo do e-commerce. Essa configuração também pode ser feita nos Parâmetros Gerais e esta sobrepõe a do Segmento.
(12) Soma frete do pedido de venda e-commerce na base de ICMS e ICMS st Campo habilitado quando houver integração com o e-commerce.
(13) Tabela de Vendas Permitidas Seleciona quais tabelas de venda serão usadas no processo de venda desse segmento. As Tabelas de Venda são cadastradas no Dealer, onde é informado a que tipo de segmento essas tabelas pertencerão.

A definição das tabelas será verificada no processo de Venda e no Cadastro do Cliente.

(14) Condições de Pagamento Permitidas Seleciona quais serão as condições de pagamento aplicadas para venda nesse segmento, considerando que o cadastro de todas as condições é feito no Dealer.

A definição das condições de pagamento serão consideradas durante o processo de Venda e no Cadastro do Cliente onde eu informo o prazo máximo de pagamento para uma venda.

Seguindo a parametrização, na aba “Empresas no Segmento” são configuradas as empresas que irão compor e que poderão atuar no segmento e as quais serão aplicadas as regras definidas.

Ao selecionar a empresa, dados relacionados a vários processos devem ser preenchidos dentre os quais a Emissão de Nota e o Pedido de Venda sofrerão impacto de acordo com as informações preenchidas.

Imagem 3 – Manutenção de Segmento de Venda

Na aba “Grade de Arredondamento de Preço” é definido o valor que será aplicado numa venda quando o preço do produto for quebrado. Nessa tela é configurada a faixa de preço que esse arredondamento será aplicado determinando a variável de aplicação, isto é, de ‘x valor’ a ‘y valor’ o padrão será ‘z’.

Também são informados:

  • Tipo de Grade: se o arredondamento será aplicado obrigatoriamente ou se será uma sugestão.
  • Tipo de Preço: se ocorrerá quando de uma promoção de um produto ou geral.

Na “Grade automática por casa decimal” é possível configurar o arredondamento do preço conforme o final de sua casa decimal determinando, especificamente, qual será o valor decimal que substituirá o original.

Imagem 4 – Manutenção do Segmento de Venda

A aba “Vencimento” estabelece as definições de valores e prazos das parcelas de um Pedido de Venda.

No processo de Fechamento do Pedido caso o número de parcelas ou o seu valor não estejam dentro do parametrizado, a venda será bloqueada.

Imagem 5 – Manutenção de Segmento de Venda

A aba “Comissão” determina o tipo de cálculo de uma comissão e seu valor base de aplicação.

Nessa aba também é determinado o cálculo de comissão para vendas PDV.

A Comissão também é determinada em:

  • Cadastro da Empresa na aba Formação de Preço e esta sobrepõe a do Segmento.
  • Cadastro da Classificação ABC
Imagem 6 – Manutenção de Segmento de Venda
Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil