Configurar Inconsistências e Aprovações

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Objetivo

Configurar as informações de tributação (ICMS e regime de tributação) que serão consideradas para análise das inconsistências dos registros importados da ABCFARMA, bem como as ações relativas ao preço de venda e custo que serão aplicadas após a aprovação das diferenças.

Nesta aplicação também é possível realizar a revalidação das inconsistências. Toda vez que a configuração de inconsistências e aprovações for alterada de forma geral (para todas as empresas) ou para empresas específicas, ou quando for realizada alterações nas alíquotas de tributação do ERP Consinco, será necessário realizar a revalidação.

Caminho

Web > SM > Medicamentos > Configurações – SM_MEDWEB002.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter as informações de tributação (alíquotas, regime de tributação) configurados.

Passo a passo

A configuração poderá ser aplicada de forma geral, para todas as empresas, ou caso necessário, poderá criar uma configuração específica para determinada empresa.

Para aplicar a configuração para todas as empresas, selecione o registro ‘Geral’, conforme imagem abaixo.

A configuração ‘Geral’ é nativa do sistema, mas poderá ser alterada.

Imagem 1 – Configurações

Para criar uma configuração específica para determinada empresa, selecione a empresa e clique em ‘Criar’ conforme imagem abaixo.

Imagem 2 – Configurações

Após selecionar a empresa será exibida a tela para realizar as configurações, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Imagem 3 – Configurações

Configurando Inconsistências

Essa configuração é necessária para identificar qual alíquota será comparada na consulta a ABCFARMA.

Tipo de tributação: Informe se a validação das alíquotas de tributação será feita pela aplicação ‘Tributação por UF’ (Localizada no módulo Cadastro) ou pela alíquota interna da família por UF. >> Confirmar se irá trocar mesmo a descrição do combo.

Tipo Tributação por UF

Ao selecionar o tipo ‘Tributação por UF’ o botão  ‘Usar tipo de tributação fixo’ ficará habilitado e ao ativá-lo sempre será considerado para validação das inconsistências a ‘Tributação por UF’.

Ao utilizar a ‘Tributação por UF’ como fixa, é necessário preencher os campos abaixo:

  • Selecione qual o tipo de tributação será considerado: Entrada indústria, Entrada distribuidor ou Entrada de microempresa.
  •  Informe qual alíquota de ICMS será utilizada: ICMS normal, ICMS ST ou ICMS calculado.
  • Informe o regime de tributação que será utilizado.

Se não utilizar o tipo ‘Tributação por UF’ como fixo o sistema irá fazer a seguinte validação:

Inconsistência de PMC (Preço máximo ao consumidor)

Quando a divisão da empresa estiver como ‘Atacado’, serão considerados para a verificação do PMC as informações de ‘Saída Contribuinte’, caso seja divisão ‘Varejo’ serão utilizadas as informações configuradas na aba ‘Saída Não Contribuinte’.

Inconsistência de PF (preço fabricante)

Quando o fornecedor for ‘Microempresa’ serão consideradas para a verificação do PF as informações da aba ‘Entrada Microempresa’.

Quando o fornecedor for ‘Distribuidor’ serão consideradas para verificação do PF as informações da aba ‘Entrada Distribuidor‘ ou ‘Entrada Indústria’.

Alíquota Interna da Família por UF

Ao selecionar no campo ‘Tipo de Tributação’ a opção ‘Alíquota Interna da Família por  UF’, será considerada a alíquota localizada na aplicação ‘Cadastro de Família’. Caminho: Módulo Cadastro > Produto > Família > Aba: Dados Fiscais > Alíquota Padrão ICMS Op. Internas UF.

Será considerada a alíquota da coluna ‘Alíquota ICMS OP IT.’.

A alíquota padrão da UF poderá ser definida independente do tipo de operação.

Clique em ‘Salvar’ para gravar as configurações.

Conforme a configuração definida na aplicação ‘Configurações’, ou seja, se buscará a alíquota da ‘Tributação por UF’ ou ‘Alíquota interna da família’, será feita a busca da alíquota na qual a família se enquadra no cadastro do ERP.

Por exemplo: Se no cadastro do ERP a alíquota for 12, as informações de PMC e PF dos produtos serão comparadas com os campos ‘PMC_12’ e ‘PF_12’ retornados do webservice da ABCFARMA.

Clique em ‘Salvar’ para gravar as configurações.

Configurando Aprovações

Configure as validações que serão aplicadas após a aprovação das inconsistências entre as informações do ERP e ABCFARMA.

Atualiza preço de venda automaticamente: Ao ativar esse botão, após aprovar uma inconsistência, o preço de venda base do produto será conforme a opção escolhida: o valor do PMC ou PF.

Atualização de preço custo:  Quando for aprovado uma alteração de PF será verificado se o preço de custo  será atualizado de acordo com as opções abaixo:

Todos os fornecedores: Será atualizado a tabela de custo de todos os fornecedores associados ao produto.

Fornecedor principal: Será atualizado o custo somente do fornecedor marcado como principal.

O vínculo do fornecedor e fornecedor principal é realizado no cadastro de família na aba fornecedores, conforme imagem abaixo.

Imagem 4 – Cadastro da Família

Clique em ‘Salvar’ para gravar as configurações.

Revalidando Inconsistências

Este procedimento deverá ser executado sempre que for realizada uma alteração nas configurações de inconsistências ou no cadastro de tributações do ERP, e existir alguma informação pendente nas informações da ABCFARMA referentes ao mês da consulta.

A revalidação será executada para as empresas configuradas como ‘Geral’ ou para os cenários criados para empresas específicas.

Nota: A revalidação não realiza uma nova consulta no webservice da ABCFARMA, apenas executa uma nova validação nas informações já importadas.

Clique no ícone ‘Revalidar Inconsistências’ indicado na imagem abaixo para executar a revalidação.

Imagem 5 – Configurações

Atividades Relacionadas

Aprovar Inconsistências

Agendar Serviço de Integração

Consultar Log de Aprovações

Excluir Logs

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