Definir Verba Sell-In na Tabela de Custo

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

A verba sell-in pode ser utilizada para acréscimo (verba +) ou rebaixe (verba -) do custo do produto. A  verba é negociado com o fornecedor e apurada na entrada do produto, onde, a partir da geração do pedido de compra é gerado um acordo que é integrado no financeiro  gerando um título de direito (verba -) ou obrigação (verba +).

Caminho

Max Compras > Fornecedor > Tabela de Custos – MAX0401.

Pré-Requisitos e Restrições

Parâmetros Relacionados:

Divisão de Negócio – Max Parâmetro > Parâmetros > Divisão

Considera valores de verba no cálculo para redução de custo da tabela do fornecedor.

Considera valores de verba no cálculo para acréscimo de custo da tabela do fornecedor.

É necessário marcar esses parâmetros para que o sistema considere os valores informados na tabela de custo. Sem essa configuração os valores de verba não serão considerados na geração do pedido de compra.

Parâmetros da Empresa – Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba: Abastecimento:

Tipos de Acordo para Verba Com Acréscimo: Informar os tipos de acordos comerciais gerados automaticamente na geração dos pedidos de compra.

Tipos de Acordo para Verba Com Redução: Informar os tipos de acordos comerciais gerados automaticamente na geração dos pedidos de compra.

Quando os tipos de acordos não estão configurados nos parâmetros citados acima, o sistema utiliza o tipo de acordo configurado em Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba: Abastecimento > Tipo de Acordo.

Os tipos de acordos devem ser previamente cadastrados na aplicação ‘Tipo de Acordo’.

Parâmetro Dinâmico:

APROV_VERBA_BONIF: Indica se utiliza o conceito de aprovação da verba de bonificação separada da aprovação da tabela de custos.

ATU_VERBABONIF_COMPRACENTR: Indica se o valor da verba das empresas do lote com custo por exceção será gerado nos pedidos de compras da empresa marcada como faturamento no ‘Gerenciador de Compras’.

Passo a passo

Definição Verba (+) na Tabela de Custo

O valor definido para a verba (+) será aplicado na aplicação Tabela de Custo de Fornecedor, no campo ‘Verba Bonificação (+)’.

Ao dar duplo clique no campo ‘Verba Bonif +’ será aberta a tela ‘Verba de Acordo Comercial’ para informar os percentuais ou valores de verba com acréscimo no custo que serão utilizados na geração dos acordos com vínculo no pedido de compra.

Imagem 1

Definição Verba (-) na Tabela de Custo

O valor definido para a verba (-) será aplicado na aplicação Tabela de Custo de Fornecedor, no campo ‘Verba Bonificação (-)’.

Ao dar duplo clique no campo ‘Verba Bonif -‘ será aberta a tela ‘Verba de Acordo Comercial’ para informar os percentuais ou valores de verba com redução no custo que serão utilizados na geração dos acordos com vínculo no pedido de compra.

Imagem 2

PIS/COFINS Verba (-)

Para calcular o PIS/COFINS sobre o valor da verba (-) é necessário configurar o parâmetro dinâmico

UTIL_CALC_PISCOFINS_VERBA com a opção ‘S’. Nesse caso serão visualizados os campos ‘PIS/COFINS Sob Verba(-), com as opções ‘%’ e ‘Valor’.

%: Será exibida a alíquota referente PIS/COFINS informada no Parâmetro da Empresa (Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba: Formação de Preço > campos PIS e COFINS) para cálculo do valor de PIS/COFINS sobre a verba.

Valor: Será  exibido o valor calculado de PIS / COFINS sobre a verba informada no campo ‘Verba Bonif. (-)’.

Quando a verba for inserida na aba ‘Geral’, será considerada a maior alíquota de PIS/COFINS cadastrada entre as empresas.

O valor do acordo promocional gerado a partir da verba informada na Tabela de Custos, será o valor da verba com o acréscimo do valor calculado de PIS/COFINS, porém, para cálculo do custo líquido será considerado apenas o valor da verba.

Nota: Considerar verba (+) e verba (-) na tabela de custo

É necessário configurar o parâmetro no cadastro da divisão (citado no item Parâmetros desta documentação) para que o sistema considere os valores informados na tabela de custo. Sem a configuração dos parâmetros os valores de verba não serão considerados na geração do pedido de compra.

Nota: Verba informada na aba ‘Empresa’

Quando o valor da verba for informado na aba ‘Empresa’ e o parâmetro dinâmico ‘ATU_VERBABONIF_COMPRACENTR’ estiver configurado com a opção ‘N’, ao realizar o procedimento de compra centralizada, por meio da aplicação ‘Gerenciador de Compras’, o sistema verificará se há percentuais de verba de bonificação diferenciados entre as empresas do lote (informados na aplicação ‘Tabela de Custos’) e, caso haja, será gerado o pedido de compras para a empresa centralizada com os percentuais de verbas e pedidos a expedir e de transferência a receber de acordo com o pedido de compras gerado, ou seja, com os valores da verba para cada pedido.

Aprovação da Verba Informada na Tabela de Custos

Quando a empresa trabalha com a aprovação de verba separada da aprovação da tabela de custo, o valor de verba e o período de vigência informados na aplicação ‘Tabela de Custo de Fornecedor’ ficam pendentes para aprovação/reprovação.

Para informações sobre esse recurso, acesse este link.

Geração do Acordo 

Ao gerar o pedido compra na aplicação ‘Gerenciador de Compra’  ou na aplicação ‘Manutenção de Pedido’, para o fornecedor que possui verba (-) e/ou verba (+) informada na tabela de custo, é gerado o acordo referente a apuração dessa verba, que é integrado ao financeiro gerando um título de direito  (verba (-)) ou de obrigação (verba (+)).

O acordo pode ser gerado com ou sem aprovação do pedido de compra, também pode ser configurado para gerar no recebimento, nesse caso, o acordo é gerado na inclusão do pedido, porém, somente após o recebimento da nota fiscal é feita a integração do saldo do valor do acordo no financeiro, proporcional a quantidade recebida na nota fiscal.

Serão gerados para os tipos de acordos que tiveram percentuais/valores informados na tela ‘Verba de Acordo Comercial’, tanto para verba (+), como para verba (-), ou para o ‘Tipo de Acordo’ parametrizado na empresa.

Lembrando que: a tela ‘Verba de Acordo Comercial’ exibe os tipos de acordos configurados nos parâmetros da empresa (citado no item ‘Parâmetros’ desta documentação).

Para informações sobre como configurar o acordo com vínculo no pedido de compra, acesse este link.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil