Definir Verba Sell-In no Pedido de Compra

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Essa verba é informada ao digitar um pedido de compra na aplicação ‘Manutenção de Pedido’. É utilizada  para aumentar (verba +) ou para rebaixar (verba -) o custo do produto, onde, ao gerar um pedido de compra é gerado um acordo referente a apuração da verba, que é integrado ao financeiro gerando um título de direito (verba -)  ou de obrigação (verba +).

Caminho

Max Compra > Pedido de Compra > Manutenção > MAX0082.

Pré-Requisitos e Restrições

Parâmetros relacionados:

Parâmetros da Empresa – Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba: Abastecimento:

Tipos de Acordo para Verba Com Acréscimo: Informar os tipos de acordos comerciais gerados automaticamente na geração dos pedidos de compra.

Tipos de Acordo para Verba Com Redução: Informar os tipos de acordos comerciais gerados automaticamente na geração dos pedidos de compra.

Quando os tipos de acordos não estão configurados nos parâmetros citados acima, o sistema utiliza o tipo de acordo configurado em Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba: Abastecimento > Tipo de Acordo.

Os tipos de acordos devem ser previamente cadastrados na aplicação ‘Tipo de Acordo’.

Passo a passo

Definição Verba (+) no Pedido de Compra

Informe o valor definido para a verba na aplicação Manutenção de Pedido, no campo ‘Verba (+)’.

Definição Verba (-) no Pedido de Compra

Informe o valor definido para esse tipo de verba na aplicação Manutenção de Pedido, no campo ‘Verba (-)’.

Imagem 1

PIS/COFINS Verba (-)

Para calcular o PIS/COFINS sobre o valor da verba (-) é necessário configurar o parâmetro dinâmico

UTIL_CALC_PISCOFINS_VERBA com a opção ‘S’.

Nesse caso, será visualizado o campo ‘PIS/COFINS Verba(-)’, onde será calculado automaticamente para a verba (-) informada, os valores de PIS/COFINS conforme as alíquotas informadas no parâmetro da Empresa (Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba Formação de Preço > campos PIS e COFINS) para verba informada no campo ‘Verba(-)’.

O valor do acordo promocional gerado a partir do pedido, será o valor da verba com o acréscimo do valor calculado de PIS/COFINS, porém, para cálculo do custo líquido será considerado apenas o valor da verba.

Nota: Fornecedor que exige tabela de custo

Quando no cadastro do fornecedor (Max Cadastro > Cadastro > Fornecedor > Aba: Divisão) está configurado que ‘Exige tabela de custo’, os valores de verba(-) e /ou verba(+) exibidos na aplicação ‘Manutenção de Pedido’ serão referentes aos informados na aplicação ‘Tabela de Custo de Fornecedor’.

Geração do Acordo 

Ao gerar o pedido de compra que possui verba (-) e/ou verba (+), é gerado um acordo referente a apuração dessa verba, que é integrado ao financeiro gerando um título de direito para a verba (-) ou de obrigação para a verba (+).

O acordo pode ser gerado com ou sem aprovação do pedido de compra, ou também pode ser configurado para gerar no recebimento, nesse caso, o acordo é gerado na inclusão do pedido, porém, somente após o recebimento da nota fiscal é feita a integração do saldo do valor do acordo no financeiro, proporcional a quantidade recebida na nota fiscal.

Para informações sobre como configurar o acordo com vínculo no pedido de compra, acesse este link.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil