Objetivo
Emitir o relatório de balancete para acompanhamento das movimentações nas contas contábeis.
Caminho
Abaci -> Relatórios -> Balancete de Apuração – ABA_00027.
Pré-Requisitos e Restrições
Não há.
Passo a passo
As informações do relatório de balancete de apuração serão exibidas de acordo com os preenchimento dos filtros abaixo:
Período: Informe a data inicial e final para análise do balancete.
Contas: Informe as contas que serão exibidas no relatório de balancete de apuração.
É possível selecionar as contas por intervalo. Nessa caso, informe a conta inicial e final.
Também é possível selecionar contas específicas, para isso, clique em ‘Selecionar contas’ informe/pesquise as contas que deseja exibir no relatório.
Para pesquisar uma conta, na tela ‘Pesquisa de Contas’, utilize os filtros para encontrar a conta que deseja. Selecione-a e clique no ícone ‘Retornar para tela anterior’.

Grau: Informe até qual nível será aberta as contas para emissão do relatório.
Se deseja visualizar no relatório informações referentes ao ‘Número da conta’, ‘Descrição’ e ‘Código reduzido’, marque o respectivo campo.
Filtro empresas: Selecione a empresa ou ou grupo empresarial para a geração do balancete de apuração.
Detalhar parâmetros: Nesta área serão exibidos os parâmetros do plano de contas. Marque os parâmetros que deseja ver detalhados no relatório de balancete de apuração.
Opções: Nesta área são exibidas opções para a visualização das informações no relatório. São elas:
- Número Primeira página
- Data Emissão
- Considerar encerramento
- Exibir contas sem movimentação
- Quebra de página por grupo
- Alternar cor de fundo
- Exibir usuário logado
- Ocultar contas com saldo final zero: Quando marcado, as contas com saldo final zero não serão exibidas.
- Soma grupo de contas: Quando marcado irá mostrar o indicador ‘Lucro/Prejuízo’ ao final do relatório. O indicador é calculado com base nas Receitas – Despesas dos ‘Totais por Grupo de Contas’.
Parâmetros: O relatório de balancete de apuração pode ser emitido utilizando filtros específicos, tais como ‘Centro de Resultado’, ‘Lote’ ou ‘Entidade’. Para utilizá-los na emissão do relatório informe qual centro de resultado, lote ou entidade serão utilizados.
Signatários: Nesta área serão exibidos os signatários cadastrados nas empresas selecionadas. Selecione quais signatários serão exibidos no final do relatório.
Gerar Relatório
Para emitir o relatório, clique no ícone ‘Exibir Relatório’, conforme indicado na imagem abaixo.

As informações do relatório podem ser exportadas para arquivos .csv e .pdf.
Clique no ícone ‘Exportar relatório’ para realizar a exportação para arquivo .csv.
Clique no ícone ‘Exportar relatório PDF’ para realizar a exportação para arquivo .pdf.
Após a exportação, o relatório será exibido como exemplo abaixo: