Emitir Relatório de Ajuste Contábil

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Objetivo

Este documento tem o propósito de demonstrar como emitir o relatório de Ajuste Contábil, Consultar e Reprocessar Inconsistências e Reprocessar o Relatório.

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Ter atualizado o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 214691 ou versão superior.

Passo a Passo

Emitir Relatório de Ajuste Contábil

Entre na aplicação

Imagem 1 – Tela do Relatório

Selecione os filtros, sendo eles:

Campo Obrigatoriedade Descrição
Período Obrigatório Intervalo, Mês atual e mês anterior (Padrão)
Relatório Obrigatório Analítico ou Sintético (Padrão). Ao acionar opção Analítico, o sistema desabilita o botão de impressora, e habilita o botão para gerar o arquivo.
Descrição Obrigatório Lista com todas as configurações de fórmula disponíveis, tendo a opção de marcar ou desmarcar todos e como padrão nenhuma fórmula marcada.
Empresa Obrigatório Opção de selecionar uma ou mais empresas, como padrão é aberta a empresa conectada.
Tipo do Documento Obrigatório Entrada, Saída ou Ambos
CGO  Opcional Opções de selecionar vários ao mesmo tempo, não Filtrar CGO, filtrar apenas cadastrados, ou filtrar do período.
Tributação Opcional Opção de selecionar diversas tributações ao mesmo tempo, não Filtrar Tributação, filtrar apenas cadastradas, ou filtrar utilizadas no período.

Quando está marcada a opção de relatório Sintético, é habilitado o botão de impressora, que ao ser acionado é aberto o relatório com informações em tela de acordo com a imagem abaixo:

Imagem 2 – Relatório

Quando está marcada a opção de relatório Analítico, é habilitado o botão de gerar arquivo, e ao ser habilitado, o sistema exibe as colunas para que sejam impressas, siga os passos abaixo para realiza

Imagem 3 – Gerar Arquivo
  1. Para selecionar as linhas, segure a tecla Ctrl e clique sobre a linha desejada;
  2. Clique sobre o botão para gerar arquivo;
  3. É aberta a tela para salvar os arquivos, no local e nome que desejar.
Imagem 4 – Selecionar Linhas e Gerar Arquivo

E por fim, é exibida a mensagem de sucesso.

Imagem 5 – Impressão concluída

Consultar e Reprocessar Inconsistências

Esta funcionalidade exibe os documentos inconsistentes, em que não foi possível encontrar nota de referência integrada para cálculo.

Acione o botão Inconsistência.

Imagem 6 – Inconsistências

É possível informar a Dta Inicial e Dta Final, sendo que irá carregar como padrão o Mês Atual, com as opções de intervalo, mês anterior, e Documento.

Digite o intervalo e acione o botão de pesquisa <F8>.

Serão exibidos os documentos inconsistentes:

Imagem 7 – Reprocessamento de Inconsistências

É possível selecionar uma ou mais notas para fazer o reprocessamento por meio do botão que está no início de cada linha, ou pelo botão de marcar todos. Após isso, acione o botão de reprocessar para que o ajuste seja apurado.

Imagem 8 – Reprocessar

Serão recalculadas essas notas, caso seja possível o reprocessamento, o sistema deve retornar a mensagem abaixo:

Imagem 9 – Documentos Reprocessados

Quando não for possível reprocessar o sistema deve retornar as notas em tela com data de reprocessamento e inconsistência.

Além disso, pode-se excluir a nota. Basta selecionar, e acionar o botão excluir, ou manter a mesma na inconsistência para tratar posteriormente acionando o botão sair ou fechando a tela ao concluir. Antes de excluir, é exibida a mensagem a seguir:

Imagem 10 – Excluir Linha

Quando acionado o botão sair ou fecha o sistema fecha apenas esta caixa de diálogo.

Reprocessar o Relatório

Preencha os filtros do relatório e clique no Botão de Reprocessar.

Imagem 11 – Reprocessar Relatório

É verificado se há mais de uma empresa ou fórmula selecionada, se não houver segue com reprocessamento, se houver exibe a mensagem a seguir:

Imagem 12 – Mensagem de Alerta

Se marcar a opção Apenas Recalcular e clicar sobre o botão Reprocessar, o sistema irá utilizar as fórmulas já gravadas nos documentos, refazendo apenas os cálculos. Para confirmação, é demonstrada a seguinte tela:

Imagem 13 – Confirmação de Reprocessamento

Caso clique no botão de Buscar Parametrização e Recalcular e em Reprocessar, o sistema irá buscar na Tributação por UF as fórmulas parametrizadas e irá calcular o valores baseando-se nessa nova fórmula. Em seguida é demonstrada a tela de confirmação abaixo:

Imagem 14 – Confirmação de Reprocessamento

É validado se o controle Contábil, e lote diário do período estão abertos, se sim segue para o próximo item, se não exibe a mensagem a seguir com Ok para ciência do usuário: O Controle está fechado para período informado, gentileza contatar o Contador.

 

Imagem 15 – Lote 915 Fechado

O sistema não segue com o reprocessamento.

Após validações dos itens anteriores, e antes de reprocessar a massa de dados, é exibida a mensagem abaixo:

Imagem 16 – Mensagem de reprocessamento

É efetuado o reprocessamento e gravado o log. Ao concluir, é demonstrada a mensagem com a opção de ok para ciência do usuário:

Imagem 17 – Reprocessamento concluído

Caso já tenha realizado o ajuste, é exibida a mensagem informando que deverá ser excluída a contabilização e reprocessado novamente:

Imagem 18 – Ajuste contabilizado

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