Gerar Arquivo SINTEGRA na Restituição de ICMS ST em Minas Gerais

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

SINTEGRA é um arquivo magnético padronizado para leitura de dados por meio de um layout que carrega informações fiscais de movimentações mercantis de compra, venda e estoque que devem ser enviadas para a União.

Essa aplicação faz a geração desse arquivo baseado na seleção dos dados a serem registrados.

Caminho

Módulo Fiscal > Obrigações Federais > SINTEGRA – RFGERAREGMAGSINTEGRA

Pré-Requisitos e Restrições

Realizar as parametrizações e demais procedimentos pertinentes à restituição / complementação de ST no estado de Minas Gerais.

Passo a Passo

Para verificação e para que seja constado, no arquivo magnético, as informações relativas a restituição/complementação ICMS/ST, marque a opção “Gerar Registro Inventário”, “88 – STES – compl. dos itens de inventário” e a opção “88 – STITNF – Compl. dos itens das notas fiscais de entrada” dentro da grid “Registro de Inventário”.

Principais campos do SINTEGRA e seus componentes

Registro 88STES – compl. dos itens de inventário: Informações Referentes a Estoque de Produtos Sujeitos ao Regime de Substituição Tributária ou de Produtos que Tiveram Mudança na Forma de Tributação. Serão gerados os registros dos itens que serão apurados através do relatório de ressarcimento de ICMS ST MG(Obrigações Estaduais/Minas Gerais/Ressarcimento de ICMS ST) bem como os demais produtos sujeitos ao ICMS ST constante em Estoque, para geração destes produtos, o processo verificará o estoque constante no comercial e verificará o parâmetro do cadastro da família ‘’Participa do Controle de Estoque’’.

Registro 88STITNF – Compl. dos itens das notas fiscais de entrada: Serão geradas todas as notas fiscais de entrada de produtos que são sujeitos ao ICMS ST ou notas que acobertaram os ajustes de ICMS ST por mudança de tributação considerando a parametrização do indicador ‘’Participa do Controle de Estoque’’.

Caso exista estoque inicial informado no registro 88STES, no registro 88STITNF serão geradas as notas fiscais de entrada que acobertaram as últimas entradas.

Gerando o Arquivo

A geração do arquivo SINTEGRA é feita a partir do módulo fiscal:

Imagem 1 – Acesso ao SINTEGRA

Na tela então acessada, informar as opções de geração e filtro desejadas, e especialmente as que se referem ao Registro de Inventário:

Imagem 2 – Geração do Arquivo

Após escolhidas definidas as configurações desejadas, clique no botão “Gerar” para que seja gerado o arquivo:

Imagem 3 – Gerar Arquivo

Será exibida então uma outra tela solicitando um motivo para a atualização do registro magnético. Informe-o, no campo “Motivo”, e clique no botão de atualização da barra de botões:

Imagem 4 – Motivo Atualização

Será solicitado que se informe um caminho e nome para salvar o arquivo. Informe-os, e clique no botão “Salvar”:

Imagem 5 – Caminho Arquivo

Será emitido um aviso informando a quantidade de linhas geradas no arquivo, clique em “OK”:

Imagem 6 – Linhas Arquivo

Terá sido então gerado o arquivo SINTEGRA conforme o desejado:

Imagem 7 – Arquivo Sintegra

Atividades Relacionadas

Parametrizar Geração da Restituição / Complementação do ICMS/ ST em MG

Gerar Restituição / Complementação do ICMS/ST em MG

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil