Gerar M400/410 e M800/810 pelo CGO e parâmetro de Contabilização

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Este documento tem como objetivo descrever como gerar os registros M400/410 e M800/810 pelo CGO e pelo parâmetro de Contabilização, tendo como base a separação das contas por código e CST.

Caminho

Módulo Fiscal > Configuração > Parâmetros > Empresa > aba Gerais (Cont.) – RFMANPARAMET

Pré-Requisitos e Restrições

Atualizar o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 216997 ou versão superior.

Passo a Passo

Antes de iniciar a explicação, é necessário termos em mente o que são os registros que estamos tratando nesta funcionalidade, na tabela a seguir, há um breve resumo sobre a descrição de cada registro e onde podem ser gerados no sistema.

Registro Descrição Geração
REGISTRO M400 Receitas Isentas, não alcançadas pela Incidência da Contribuição, Sujeitas a Alíquota Zero ou de Vendas com Suspensão – PIS/Pasep Registro pode ser gerado no sistema de três formas, sendo uma usando a parametrização de contabilização, segunda usando a conta do CGO e a terceira através das aplicações M400/M800 (Cadastro de Contas Contábeis por CST M400/M800).
REGISTRO M410 Detalhamento das Receitas Isentas, não Alcançadas pela Incidência da Contribuição, Sujeitas a Alíquota Zero ou de Vendas com Suspensão – PIS/Pasep Registro pode ser gerado no sistema de três formas, sendo uma usando a parametrização de contabilização, segunda usando a conta do CGO e a terceira através das aplicações M410/M810 (Cadastro de Contas Contábeis por Cód. Nat. Rec. M410/M810).
REGISTRO M800 Receitas Isentas, não alcançadas pela Incidência da Contribuição, Sujeitas a Alíquota Zero ou de Vendas com Suspensão – Cofins Registro pode ser gerado no sistema de três formas, sendo uma usando a parametrização de contabilização, segunda usando a conta do CGO e a terceira através das aplicações M400/M800 (Cadastro de Contas Contábeis por CST M400/M800).
REGISTRO M810 Detalhamento das Receitas Isentas, não Alcançadas pela Incidência da Contribuição, Sujeitas a Alíquota Zero ou de Vendas com Suspensão – Cofins Registro pode ser gerado no sistema de três formas, sendo uma usando a parametrização de contabilização, segunda usando a conta do CGO e a terceira através das aplicações M410/M810 (Cadastro de Contas Contábeis por Cód. Nat. Rec. M410/M810)

 

Agora que sabemos o significado dos registros e que eles podem ser gerados de 3 formas, vamos à prática! Demonstraremos como gerar os registros utilizando a Parametrização de Contabilização, e usando a conta do CGO.

Acesse o caminho Módulo Fiscal > Configurações > Parâmetros > Empresa > aba Gerais (Cont.)

No parâmetro Conta Contábil Analítica do SPED, há o combo para selecionar qual será a conta Contábil Documento Fiscal no Sped, com a opções:

CGO Gerar nos registros do Sped a Conta contábil configurada no CGO.
Conforme parâmetro de Contabilização Gerar nos registros do Sped a Conta contábil configurada no Parâmetro de contabilização do Fiscal.

 

Imagem 1 – Conta Contábil Analítica do SPED

Deve-se escolher por qual das duas formas deseja gerar o registro. E em seguida, marcar o campo Gera Conta M400/M410/M800/M810 (Sped Contrib.)

Imagem 2 – Opção Gera Conta M400/M410/M800/M810

Ao ser acionado, o sistema exibe a mensagem a seguir:

Imagem 3 – Mensagem de Atenção

Em que há as opções:

SIM Desabilita as aplicações Cadastro de Contas Contábeis por CST M400/M800 e Cadastro de Contas Contábeis por Cód. Nat. Rec. M410/M810 para que o usuário não possa mais configurar nessas aplicações os registros M400/M800 e M410/M810,  e assume a nova parametrização de acordo com a conta contábil do documento fiscal.
NÃO Fecha mensagem e não marca o parâmetro.

 

Após parametrizar o item acima, é necessário indicar para cada modelo de contabilização uma conta contábil Sped. Clique aqui para saber como incluir um parâmetro contábil.

A integração das  contas contábeis para registro é feita no momento da integração do documento. Para reprocessar informações caso alguma parametrização seja alterada no decorrer do mês ou após integração da nota, é necessário recompor apuração de Pis/Cofins. O processo de recompor pode causar diferença com relação a conta contábil que está no modulo contábil, se a contabilização também não for processada novamente para assumir os novos parâmetros.

Caso o parâmetro para geração do M400/M800 foi marcado no mês corrente, o sistema verifica se foi feita recomposição da apuração de Pis/Cofins, caso tenha sido feita gera normalmente, se não exibe a mensagem a seguir e não continua com a geração:

Quando houver mais de uma conta contábil para o mesmo CGO, como padrão será considerada a conta contábil do primeiro documento encontrado.

Para conferir com a contabilidade, pode-se utilizar o relatório de Conferência Conta Contábil Registro M400/M800, o qual só será habilitado para uso quando o parâmetro Conforme Parâmetro de Contabilização for selecionado.

Atividades Relacionadas

Gerar Relatório Conferência Conta Contábil Registro M400/M800

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil