Gerar Pedido de Compra Básico

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Objetivo

Gerar o pedido de compra para uma única empresa. Realizar manutenções nos pedidos de compra gerados em outras aplicações. Gerar pedidos de transferência interna.

Caminho

Max Compra > Pedido de Compra  > Manutenção – MAX0082.

Pré-Requisitos e Restrições

O pedido de compra gerado nesta aplicação não utiliza as métricas de sugestão de compra.

Passo a passo

Para digitar do pedido de compra, informe:

Fornecedor: Informe no código do fornecedor, ou clique no botão ‘Fornecedor’ e na tela ‘Consulta de Fornecedor’, pesquise o fornecedor informando o nome, código ou CNPF.

Empresa: Selecione a empresa para a qual o pedido será faturado.

Comprador: Informe o comprador responsável pelo pedido.

Tipo do pedido: Selecione a opção ‘Compra’.

Tipo de frete: Informe o tipo de frete que será aplicado ao pedido.

Prazo pagamento: Exibe o prazo de pagamento configurado no cadastro do fornecedor.

Recebimento: Utiliza o prazo médio de entrega configurado no cadastro do fornecedor e soma a data de emissão do pedido.

Os demais campos do cabeçalho são de uso específicos e não obrigatórios, portanto não serão abordados nesta documentação.

Incluindo Itens no Pedido

Itens a Receber

Nessa área é feita a inclusão dos itens do pedido. Pode-se incluir item a item, ou clicar no ícone indicado na imagem abaixo para visualizar e incluir os itens de acordo com o filtro selecionado no campo ‘Acesso Produtos‘, podendo ser por código do produto, código da família, código do fornecedor, descrição do produto, entre outros.

Imagem 1 – Pedido de Compra

Quando a empresa utiliza a tabela de custo para definição do custo do fornecedor, os campos referentes ao custo base do produto serão preenchidos com as informações da tabela de custo. Caso contrário, os valores referentes ao custo e impostos deverão ser informados manualmente.

Após digitar o pedido e incluí-lo (F3), o número do pedido será exibido no campo ‘Pedido’.

Pedido de Transferência

Para realizar o pedido de transferência é necessário indicar no campo ‘Fornecedor’ a empresa que irá realizar a transferência dos produtos para as lojas.

Itens a Expedir

Nessa área é feita a inclusão dos itens que serão expedidos para as lojas (filiais). É utilizada para os pedidos de transferência interna e no processo de seleção inversa.

Imagem 2 – Pedido de Compra

Manutenção de Pedido

Após incluir um pedido é possível visualizá-lo e fazer a manutenção no mesmo.

Os pedidos de compras gerados no gerenciador de compras ou em outros processos que envolvem a geração de pedido de compra, como por exemplo o Compras FLV Mobile, também podem ser visualizados nessa aplicação, podendo acompanhar o status do pedido sendo: Totalmente recebido/expedido, Parcialmente recebido/expedido, Parcialmente/Totalmente Cancelado ou Status Item Pendente. Conforme legenda disponível na aplicação.

Imagem 3 – Pedido de Compra

Cancelamento do Pedido

Os pedidos em aberto podem ser cancelados nessa aplicação. Para realizar esse procedimento, pesquise e selecione o pedido e clique em ‘Cancela Pedido’.

Imagem 4 – Pedido de Compra

Replicação do Pedido

Pesquise o pedido que será replicado e clique em ‘Replica Pedido’, dessa forma será criado um pedido igual, porém número sequencial diferente.

Imagem 5 – Pedido de Compra
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