Gerar Pedido de Compra por Lote

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

O pedido de compra por lote é utilizado para compras em grade volume, onde é possível realizar a compra para várias empresas, com a possibilidade de utilizar as métricas para sugestão de compra.

Caminho

Max Compra > Administração > Gerenciador de Compras – MAC00100.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter cadastrado as tributações.

Ter definido o custo do fornecedor na tabela de custo.

Cadastros Relacionados

É necessário fazer o vínculo do usuário que utilizará o gerenciador de compras com o comprador (cadastro do comprador), procedimento realizado na aplicação ‘Configuração de Usuários’ (Max Compra > Administração > Configuração de Usuários).

Nota: Aplicação Configuração de Usuários

As configurações do usuário referentes ao ‘Tipo de custo a mostrar’ e ‘Embalagens (informações de estoque)’, ‘Compra – advertência de recebimento’ e ‘Compra – obervações’, são as que  influenciam nas rotinas da aplicação gerenciador de compras.

O parâmetro ‘POPULA_COMPR_USUARIO’ pode ser configurado para trazer como default o comprador associado ao usuário logado na aplicação.

Passo a passo

Principais Parametrizações para a Geração do Lote de Compra

1.Para a digitação do lote de compra é necessário definir as informações principais, tais como, Descritivo, Comprador.

No campo ‘Tipo Pedido’ selecione a opção ‘Compra’.

Para selecionar as Empresas e Fornecedor, clique nos respectivos botões e selecione os registros desejados.

2. Informe o prazo para pagamento

Nota: Prazo de pagamento

Os campos dessa área indicam qual será o prazo de pagamento para o lote, podendo utilizar o prazo de pagamento definido na tabela de custo do fornecedor ou pode ser configurado um prazo específico.

3. Informe a data para o recebimento dos produtos

Nota: Recebimento

Normalmente o campo ‘Recebimento em’ já virá preenchido conforme o cadastro do fornecedor selecionado no campo ‘Fornecedor’.

Critérios emissão vendas e Critério emissão compras: Ao clicar nos respectivos botões, é exibida a tela para configurar o critério considerado para exibir no lote de compras, as informações sobre a quantidade de venda/compra referentes ao período considerado como critério. As informações serão exibidas na tela de ‘produtos do lote’. A utilização desses campos é opcional.

4. Configure as métricas que serão utilizadas para a sugestão de compra.

Os campos da área ‘Sugestão’ são utilizados de acordo com a operação de cada cliente. Abaixo estão detalhados os principais campos que influenciam na sugestão de compra.

Abastecimento até: Indica o período que deverá ser considerado para a sugestão da compra, ou seja, a sugestão de compra para o lote deverá abastecer até o fim da semana, fim do mês, etc.

Existe também a opção de considerar o abastecimento utilizando a soma do Prazo médio de visita do fornecedor + o prazo de entrega do fornecedor + o prazo médio de atraso, nesse caso, o sistema verifica no cadastro do fornecedor quais são esses prazos e calcula os dias de abastecimento baseado na soma dos prazos.

Período para cálculo da média de venda: O número de dias considerado para o cálculo da média de venda é configurado no cadastro da divisão, porém, o preenchimento desse campo irá sobrepor a configuração do cadastro da divisão, ou seja, para o lote de compra será considerado o período informado nesse campo. Para manter a parametrização da divisão, utilize a opção ‘Média Geral Atual’.

Prazo adicional de cobertura: Essa opção é utilizada para aumentar os dias de abastecimento ou considerar  o que esta definido no cadastro do fornecedor.

Incremento média de venda: Utilizado para aumentar ou reduzir a média de venda do produto modificando a sugestão conforme o valor informado (em percentual). Para reduzir informe o sinal de negativo (-) . Preenchimento opcional.

Tipo de média de venda: Indica o tipo de média que será considerada no cálculo da média de venda, ou seja, será a média normal, média de venda do produto em promoção, exceto promoção ou a média de venda dentro de um período informado.

Nota: Média de Venda

A média de venda exibida na aplicação ‘Consulta produtos‘ sempre considera a quantidade de dias informada no parâmetro ‘Número de dias para cálculo de média de venda’ na aplicação ‘Divisão de Negócio‘.

Utiliza nati morto: Indica se utilizará o controle de vencimento de mercadoria na sugestão de compra e o tipo de controle que será utilizado. Preenchimento opcional. Para informações sobre o recurso nati morto, acesse este link. 

Considera o Estoque da Empresa Central Abastecedora na Sugestão de Compra: Quando marcado o sistema verificará o estoque da empresa central abastecedora para fazer a sugestão de compras. Se a empresa tiver o estoque suficiente para abastecer as lojas incluídas no lote, não será gerada sugestão de compra para as lojas.

Incorpora na Empresa Abastecedora a Sugestão de Compra das Lojas: Quando marcado o sistema considera a sugestão de compra das lojas incluídas no lote mas gera o pedido de compra e a entrega dos produtos somente para a empresa abastecedora.

Restringe Empresa Loja: Quando marcado será gerado o lote de compra, porém as quantidades de compra dos produtos serão informadas pelos usuários de cada loja. Nesse caso, o usuário da loja só visualizará as informações da sua respectiva loja.

Utilizar o conceito de fórmula baseado na somatória das sugestões de compra: Ao marcar esse campo serão habilitadas as opções: Consolidado e Por Empresa.

Consolidado: Ao marcar essa opção o sistema soma todas as sugestões de compra das lojas do lote em uma única empresa (empresa central de compra), possibilitando realizar a compra para uma única empresa, porém considerando a necessidade de todas as lojas do lote. Para que o sistema gere um único pedido de compra é necessário marcar a opção ‘Incorpora na Empresa Abastecedora a Sugestão de Compra das Lojas’.

Por empresa: Ao marcar essa opção o lote de compra é gerado para cada empresa do lote, possibilitando a análise da quantidade sugerida e a digitação das quantidades de compra loja a loja.

Integra Lote Hortifruti com Aplicativo de Compras Mobile: Indica que o lote de compra será integrado ao processo de Compras FLV Mobile.

Para conhecer o processo de Compras FLV Mobile, acesse este link.

Pendências Sugestão de Compra – Lojas e Sugestão de Compras – Central Abastecedora

Nessa área são exibidas algumas opções de filtros que, quando marcados, são aplicados para o cálculo da sugestão de compra, dessa forma, o sistema poderá considerar os saldos pendentes a receber/expedir tanto das lojas como da central abastecedora, bem como as quantidades de estoque disponíveis e quantidades a comprar dos lotes em aberto.

Nota: Considerar Pendências no Lote 

Existem parâmetros dinâmicos que podem ser habilitados para que os filtros de pendências venham marcados como default na tela do gerenciador de compras.

Após preencher as informações do lote, clique em ‘Incluir’ (F3).

Imagem 1 – Gerenciador de Compra

Filtros do Lote de Compra

Ao incluir o lote será exibida a tela para adicionar filtros ao lote, ou seja, poderão ser adicionados outros fornecedores ao lote, ou produtos de marcas ou categorias específicas, entre outros.

Na aba ‘Opções’ são exibidas outros filtros para os produtos do lote, tais como, considerar somente produtos ativos para compra, entre outros.

Todos os campos da tela ‘Filtros para seleção de produtos’ são opcionais.

Imagem 2 – Gerenciador de Compra

Produtos do Lote de Compra

Após definir os parâmetros e filtros para o lote, será exibida a tela com os produtos do lote, onde o usuário analisa as quantidade de compra sugeridas pelo sistema, podendo ou não acatá-las, e faz a geração dos pedidos de compra.

Os produtos do lote são exibidos na tabela superior e as quantidades sugeridas para cada empresa do lote é exibida na tabela inferior, conforme imagem abaixo.

Imagem 3 – Gerenciador de Compra

Para alterar/incluir as quantidades de sugestão de compra dos produtos do lote é necessário selecionar o produto e fazer a alteração/inclusão das quantidades para cada empresa, informando as quantidades na coluna ‘Qtde Compr.’

Recursos disponíveis na aplicação

Acata sugerido: Acata a quantidade de compra sugerida pelo sistema.

Exclui sem sugestão:  Exclui do lote os produtos que não possuem sugestão de compra.

Gera pedidos: Faz a geração dos pedidos de compra para as empresas do lote.

Nota: Empresa faturamento

 Ao gerar o pedido para o lote de compra é possível definir uma única empresa para o faturamento, ou seja, todos os produtos serão entregues e faturados para a empresa central e automaticamente o sistema gera os pedidos de transferência a expedir da empresa central para as lojas e os pedidos a receber para as lojas. Esse recurso é utilizado no processo de seleção inversa.

Informações dos Produtos e Fornecedor do Lote de Compra

Títulos: Exibe os títulos de direito do fornecedor do lote que estão com a situação em aberto no financeiro.

Promoções: Exibe as promoções cadastradas para o produto que estiver selecionado no lote. Exibe as promoções cadastradas no módulo Preço.

Troca: Exibe os produtos do lote que estão no local troca. Local troca é um recurso utilizado para movimentação de estoque e prevenção de perdas.

Histórico: Exibe o histórico de venda do produto utilizando a média de venda aplicada na geração do lote. Nesse caso, não considera a parametrização média de venda definida no cadastro da divisão mas sim, o período informado nos parâmetros do lote.

Bonificações pendentes: Exibe os pedidos de bonificações do fornecedor do lote que ainda não foram recebidos.

Recebimentos: Exibe quais foram as notas fiscais do fornecedor do lote, recebidas em um período específico (informado na tela).

Movimentações: Exibe as movimentações dos produtos no estoque, dentro de um período específico (informado na tela).

Última cotação: Exibe a última cotação gerada para o produto selecionado.

Classificar: Ordena os produtos conforme a opção selecionada: Descrição, Marca + Descrição e Classificação Comercial + Descrição.

Imagem 4 – Gerenciador de Compra

Nota: Atualizar Valor Base Custo

Quando o parâmetro dinâmico ‘ATUALIZA_VALOR_BASE_CUSTO’ estiver configurado com a opção  ‘S’, ao consultar um lote de compra será exibida a mensagem da imagem abaixo. Ao clicar em ‘Sim’, caso haja diferença entre o custo informado no lote e a tabela de custos, os custos dos produtos do lote serão atualizados de acordo com a tabela de custos do fornecedor.

Imagem 5 – Gerenciador de Compra

Importante: Sugestão de Compra

Ao analisar as sugestões de compras é necessário atentar-se para algumas situações que influenciam o cálculo da sugestão. São elas:

Configurações do Usuário Comprador: Atente-se para as informações relacionadas a exibição do tipo de custo, considera pendências na previsão e cálculo para previsão de abastecimento.

Parâmetros do Lote: Atente ao campos marcados na área ‘Sugestão’.

Filtros do Lote: Atente-se aos campos marcados na tela de ‘Filtros para Seleção de Produtos’, tanto da aba ‘Filtros’ como da aba ‘Opções’.

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