Informar Custo do Fornecedor

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Nesta documentação estão relacionados os procedimentos para informar o custo do fornecedor na tabela de custos.

A tabela de custo do fornecedor é um facilitador para análise do custo do produto, facilitando o processo de pedido de compra em grandes quantidades e a análise para o cálculo do custo do produto na empresa, apoiando o processo de precificação.

Caminho

Módulo Compras > Fornecedor > Tabela de Custo de Fornecedor – MAX0401.

Pré-Requisitos e Restrições

Não se aplica.

Passo a Passo 

A Tabela de Custo é utilizada para o comprador negociar preço dos produtos com os fornecedores. Através dela pode-se visualizar os cálculos e impostos referentes a:

• Descontos (cascata)

• Bonificações em Produtos

• % Desconto Financeiro

• Prazo de Pagamento Compror

• % Despesas

• % Acréscimo de Custo

• Pauta de IPI

• Frete

• Verbas de Bonificação

• Prazos de Vencimentos por Família

• % Desconto por UF

• % Crédito ICMS

• % Acréscimo ICMS ST

• Pauta ICMS ST

No campo Família será exibida a família associada ao fornecedor e comprador informados na tela de parâmetros da tabela de custo.

No campo Embal Custo selecione o tipo de embalagem para definição do custo.

Utilize as setas Próximo e Anterior para avançar ou retornar para os próximos registros.

Imagem 1 – Tabela de Custo do Fornecedor

Aba: Geral

Informe no campo Custo Base o custo negociado com o fornecedor. O custo base é o valor do produto informado na nota fiscal, geralmente no campo valor do produto.

Imagem 2 – Tabela de Custo

O custo informado na aba Geral corresponde ao custo da família na divisão de negócio, ou seja, o custo será replicado para as empresas selecionadas na tela de Parâmetros da Tabela de Custo e calculado os respectivos impostos de acordo com a UF de cada empresa, conforme indicado na imagem abaixo.

Imagem 3 – Tabela de Custo do Fornecedor

Os demais campos, tais como, %Bonificação de Produto, %Desconto Financ, Verba Bonifi (-), Verba Bonif (+), poderão ou não serem preenchidos, dependerá da negociação com o fornecedor e de operações específicas da empresa.

Aba: Empresa

O custo informado na aba Empresa funcionará como uma exceção a aba geral, ou seja, a empresa informada nessa aba não assumirá o custo da divisão, mas sim o custo definido para a respectiva empresa.

A definição de custo por empresa é configurada no parâmetro dinâmico: ‘UTIL_CUSTO_POR_EMPRESA’.

Exemplo

Suponha que nos parâmetros da tabela de custo foi configurada a divisão ‘Varejo’ e as empresas 01, 02 03. O custo informado na aba geral será replicado para as empresas 01, 02 e 03. Porém, se na aba ‘Empresa’ for selecionada a empresa 03, o custo informado para essa empresa irá sobrepor o custo informado na aba geral, ou seja, a empresa 03 terá o custo diferente das demais empresas da divisão.

Principais Campos da Aplicação

% Bonificação de produto: Utilizado para informar o percentual bonificado do produto. Ao comprar o produto que possui a definição do percentual bonificado, o sistema irá gerar o pedido de bonificação referente ao percentual informado.

%Desconto financeiro: Utilizado para informar o percentual de desconto que será aplicado aos produtos. O desconto é aplicado no boleto financeiro e não no valor total da nota fiscal.

%Vendor e %Compor: Utilizados quando a negociação com o fornecedor envolverá algum tipo de financiamento, nesse caso, os respectivos percentuais devem ser informados para que sejam somados ao custo do produto.

%Despesa: Utilizado para informar valor de despesa de custo adicional.

Pauta de IPI: Utilizado para informar o valor do IPI.

Frete: Utilizado para informar o valor de frete.

Verba de bonificação (-): Quando o valor da verba diminuirá o custo do produto, ou seja, a compra do produto com a verba aplicada irá gerar um acordo entre fornecedor e empresa, onde serão negociados  desconto, dinheiro, bonificações (mercadorias), etc.

Verba de bonificação (+): Quando o valor da verba aumentará o custo do produto.

Importação do Arquivo para Atualização da Tabela de Custos

Para mais informações sobre o recurso de importação da tabela de custo clique neste link.

Atividades Relacionadas

Alterar/Informar Custo do Fornecedor

Analisar Sugestão de Preço

Analisar Simulação de Custo

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil