Lote de Abastecimento Automático

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Gerar os lotes (padrão e modelo) para a sugestão de abastecimento automático.


Caminho

Compras > Administração > Abastecimento automático – MAC00105.


Premissas

Parâmetros

Principais parâmetros utilizados para a geração do lote modelo:

GERA_PEDIDO_AUTO_MODELO;

IND_APROVA_PEDTRANSF_AUTO e o IND_APROVA_PEDEMI_AUTO;

IND_FATURA_PEDEMI_AUTO;

Objetos

SPMAC_GERALOTEABASTECIMENTO

SPMAC_PROCLOTEMODELOABASTEC


Passo a passo

Os lotes de abastecimento automático podem ser de dois tipos:

Lote padrão: Criado manualmente pelo usuário na aplicação MAX00105 – Abastecimento Automático.

Lote modelo: Cria-se manualmente o lote do tipo modelo na aplicação MAX00105, e partir do lote modelo são gerados os lotes automáticos de abastecimento.

Para a criação do lote, tanto padrão como o lote modelo, é necessário configurar algumas informações para identificação e geração do lote.

Configurações para geração do lote padrão e modelo

Descrição dos principais campos utilizados para a geração do lote:

Identificação do lote

– Descritivo: Utilizado para identificação do lote.

– Tipo de lote: Define se o lote criado será o padrão ou modelo.

– Empresas: Define quais empresas serão abastecidas.

Parâmetros para cálculo do lote

Para que o sistema faça a sugestão de abastecimento, também é necessário configurar os parâmetros para cálculo do lote. São eles:

Abastecimento até: Determina o período que será considerado para o abastecimento, podendo ser um período pré determinado (até o fim da semana, mês, etc.) ou com datas personalizadas.

Tipo de média: Define o tipo de média que será considerada para o cálculo do lote. Ao utilizar a opção ‘Período informado’ é habilitado o campo ‘Período para cálculo de média de venda’ para que seja informado o período.

Período para cálculo de média de venda: Este campo fica habilitado quando no campo ‘Tipo de Média’ é selecionada a opção ‘Período informado’. Ao informar um período, a sugestão para o lote de abastecimento considera este período e não mais o número de dias considerado para o cálculo da média de venda,  definido na aplicação ‘Divisão de Negócio‘.

Incremento de média: Utilizado para acrescentar um percentual na média de venda considerada para a sugestão de abastecimento.

Considera estoque mínimo e máximo: Ao selecionar esse campo, deve-se informar qual parâmetro (podendo ser mais de um) será considerado para o cálculo  da sugestão por mínimo e máximo:

Mínimo e máximo quantidade

Mínimo e máximo dias de venda: podendo considerar somente os dias de venda.

Mínimo e máximo ponto extra

Classe de abastecimento + ponto extra

Considera estoque negativo na loja: Quando marcado, gera o abastecimento dos itens negativos na loja, nesse caso, gera uma quantidade para cobrir o negativo e também a quantidade sobre a média de venda.

Apenas itens com estoque suficiente: Quando marcado indica que a sugestão considera somente os itens que tenham estoque na empresa abastecedora.

Utiliza maior sugestão entre as fórmulas: Este campo depende da ativação de parâmetro, para mais informações consulte o item ‘Maior sugestão entre as fórmulas‘.

Utiliza sugestão adicional promocional: Consulte o item ‘Sugestão adicional promocional‘.

Data base sugestão terceiros: Consulte o item ‘Sugestão de terceiros‘.

Agenda de geração

A agenda é utilizada somente para lotes do tipo modelo. Marque os dias e horários que deseja gerar os lotes automáticos de abastecimento.

Incluindo lote de abastecimento no sistema

Após definir as configurações e parâmetros para cálculo do lote, é necessário adicioná-lo no sistema, para essa ação utilize o botão ‘Incluir’ (atalho F4).

Filtros para seleção de produtos

A tela de filtros é aberta logo após incluir o lote no sistema (procedimento descrito acima). Também pode ser aberta ao clicar no botão ‘Filtros’ localizado na barra de ferramentas.

Aba: Filtros

Depois de adicioná-lo a aba ‘Produtos’ fica habilitada para que sejam configurados os filtros para a seleção dos produtos que irão compor o lote de abastecimento.

Diversos filtros como: Fornecedores, Marcas, Gôndolas, Categoria, são exibidos para a seleção dos produtos.

Ao clicar no campo ‘Abastecimento’ abre a tela com as opções para selecionar como será feito o abastecimento dos produtos nas lojas, como por exemplo: Compra central entrega empresa, Compra central entrega central, Interno pelo CD, etc.

Aba: Opções

Na aba ‘Opções’ são exibidos outras opções de filtros que podem ser considerados para a seleção de produtos do lote, como por exemplo, como irá considerar o estoque de origem do produto ou como irá considerar o estoque em dias, etc.

Geração dos Pedidos

Para informações sobre como gerar os pedidos, consulte este link.


Processos Relacionados

Abastecimento Automático

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil