Média de Venda Sugestão de Compra

Filtros


Atalhos para busca

Conceito

O sistema gera uma média de venda diária com base em um período de venda em dias, por exemplo, últimos 30 dias, 90 dias.

A sugestão é feita baseado na média de venda do produto e a quantidade do produto em estoque, considerando também as quantidades pendentes a receber/expedir. No caso do lote de compra são analisadas as pendências de compra, produtos a expedir e lote de compras.

O número de dias considerado para o cálculo da média de venda é definido na aplicação ‘Divisão de Negócio‘, porém, esse período pode ser alterado de acordo com o  tipo de média de venda e período informado na geração do lote de compraonde também pode ser definido um percentual de incremento para a média de venda considerada no lote de compra.

Para as pendências do lote de compras são analisados os lotes de compras que já estão em aberto, para evitar que haja duplicidade de informação com um lote que já está em aberto. As pendências podem ou não ser consideradas na sugestão de compra, essa configuração é definida no Cadastro do Comprador, habilitando a opção ‘Considera pendências na previsão’.


Fórmula para sugestão baseada na média de venda

Fórmula: Média de venda * (dias de abastecimento + 1) – Estoque + Pendências (Compra, Expedir e Lote de Compra)

Exemplo cálculo para média de venda sugestão de compra

Estoque disponível: 7 unidades

Média de venda: 3 unidades

Dias de abastecimento: 10 unidades

Quantidade a receber: 5 unidades

Quantidade a expedir: 3 unidades

Pendências em lotes de compra abertos: 0 unidades

Sugestão: 3 * (10 + 1) – 7 + (5 + 3 + 0) = 34 unidades


Processos Relacionados

Pedido de Compra

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil