Processo de Gestão de Contratos

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Conceito

Acesse este link: O Que é o Gestão de Contratos?


Fluxo do Processo

Para cadastrar um contrato e administrá-lo pelo módulo Gestão de Contratos, é necessário realizar as seguintes etapas:

  • Realizar os cadastros estruturais necessários para a administração e manutenção do contrato.
  • Cadastrar o contrato e as informações relativas a sua administração.
  • Geração do título financeiro a partir das parcelas do contrato (opcional).

Na imagem abaixo são exibidas as etapas e as aplicações relacionadas a cada etapa.

Nota: Clique aqui para visualizar o fluxo do gestão de contratos. Para visualizar as informações para execução de cada atividade, clique nas 'caixinhas' do fluxo.

Premissas

Parâmetros

Principais parâmetros utilizados no módulo gestão de contratos:

Grupo: GESTAO_CONTRATO_WEB

Parâmetro: IND_UTIL_CONTRATOPSATIVO

  • Outros parâmetros que influenciam o módulo de gestão de contratos

Parâmetros do fornecedor: ‘Obrigatório possuir contrato de prestação de serviço válido’. > Utilizado para a integração do Gestão de Contratos ao módulo Orçamento, para o lançamento de notas fiscais de despesa.

Códigos Gerais de Operações (CGO):   ‘Obrigatório possuir contrato de prestação de serviço válido’. > Utilizado para a integração do Gestão de Contratos ao módulo Orçamento, para o lançamento de notas fiscais de despesa.

  • Recursos que necessitam da configuração e ativação de JOB:

Importação automática do Banco Central

Geração de eventos automáticos

Geração de alertas para notificações do contrato

Reajustes automáticos


Etapas do Processo

Cadastros Estruturais

Nessa etapa são feitos os cadastros das informações consumidas na aplicação de ‘Gestão de Contratos’. São eles:

Cadastro e Manutenção do Contrato

Nessa etapa é feita a administração e manutenção dos cadastros gerenciados pelo módulo de Gestão de Contratos.

Para cadastrar um contrato é necessário informar os Dados Gerais, e, a partir disso, as demais informações referentes ao contrato (objeto do contrato, fornecedores, valores, etc.) serão cadastradas.

A administração do contrato é feita considerando os seguintes itens:

Objeto do contrato

Fornecedores e rede de fornecedores

Empresas e grupo de empresas

Supervisores e gestores do contrato

Contatos relacionados ao contrato

Valores do contrato

Reajustes do contrato

Pagamentos do contrato: podendo integrar ao módulo financeiro para a geração de títulos a partir das parcelas do contrato.

Documentos relacionados ao contrato (certidões, comprovantes, etc).

Check-list: Fazendo o monitoramento de todo item considerado importante para a administração do contrato.

Controle de SLA

Eventos do contrato

Controle de assinantes e data de assinatura do contrato

Aditivos do contrato

Notas fiscais do contrato

Logs

Geração do Título Financeiro

A partir da liberação do requisito 169134 é possível fazer a geração de títulos financeiros a partir das parcelas geradas na guia ‘Pagamento‘. A configuração da geração de título é feita na aplicação ‘Cadastro de Natureza de Serviços’ onde é configurado a opção para ‘Gerar Título’ de acordo com a natureza de serviço e selecionada uma espécie financeira.

Lançamento de Nota Fiscal de Despesa

É possível configurar para que toda nota fiscal de serviço recebida de determinado fornecedor, no módulo Orçamento, seja obrigatório o vínculo a um contrato de prestação de serviço.

As configurações são realizadas por meio de ativação de parâmetros do fornecedor, CGO e parâmetros dinâmicos.

Há um controle no lançamento de notas fiscais de serviços ou requisições de serviços quanto ao valor máximo a ser recebido nesses documentos utilizando o limite do contrato.


Processos Relacionados

O processo de Gestão de Contratos tem integração com os módulos:

  • Orçamento para o lançamento das notas fiscais de serviço.
  • Financeiro para a inserção de títulos financeiros
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