Conceito
Acesse este link: O Que é o Gestão de Contratos?
Fluxo do Processo
Para cadastrar um contrato e administrá-lo pelo módulo Gestão de Contratos, é necessário realizar as seguintes etapas:
- Realizar os cadastros estruturais necessários para a administração e manutenção do contrato.
- Cadastrar o contrato e as informações relativas a sua administração.
- Geração do título financeiro a partir das parcelas do contrato (opcional).
Na imagem abaixo são exibidas as etapas e as aplicações relacionadas a cada etapa.
Nota: Clique aqui para visualizar o fluxo do gestão de contratos. Para visualizar as informações para execução de cada atividade, clique nas 'caixinhas' do fluxo.
Premissas
Parâmetros
Principais parâmetros utilizados no módulo gestão de contratos:
Grupo: GESTAO_CONTRATO_WEB
Parâmetro: IND_UTIL_CONTRATOPSATIVO
- Outros parâmetros que influenciam o módulo de gestão de contratos
Parâmetros do fornecedor: ‘Obrigatório possuir contrato de prestação de serviço válido’. > Utilizado para a integração do Gestão de Contratos ao módulo Orçamento, para o lançamento de notas fiscais de despesa.
Códigos Gerais de Operações (CGO): ‘Obrigatório possuir contrato de prestação de serviço válido’. > Utilizado para a integração do Gestão de Contratos ao módulo Orçamento, para o lançamento de notas fiscais de despesa.
- Recursos que necessitam da configuração e ativação de JOB:
Importação automática do Banco Central
Geração de eventos automáticos
Geração de alertas para notificações do contrato
Reajustes automáticos
Etapas do Processo
Cadastros Estruturais
Nessa etapa são feitos os cadastros das informações consumidas na aplicação de ‘Gestão de Contratos’. São eles:
- Cadastro de natureza de serviço
- Cadastro de indicadores financeiros
- Cadastro de variações de indicadores financeiros
- Cadastro de eventos
- Cadastro de tipo de documento
- Cadastro de documento
- Cadastro de supervisores
- Cadastro de itens de check-list
Cadastro e Manutenção do Contrato
Nessa etapa é feita a administração e manutenção dos cadastros gerenciados pelo módulo de Gestão de Contratos.
Para cadastrar um contrato é necessário informar os Dados Gerais, e, a partir disso, as demais informações referentes ao contrato (objeto do contrato, fornecedores, valores, etc.) serão cadastradas.
A administração do contrato é feita considerando os seguintes itens:
Fornecedores e rede de fornecedores
Supervisores e gestores do contrato
Contatos relacionados ao contrato
Pagamentos do contrato: podendo integrar ao módulo financeiro para a geração de títulos a partir das parcelas do contrato.
Documentos relacionados ao contrato (certidões, comprovantes, etc).
Check-list: Fazendo o monitoramento de todo item considerado importante para a administração do contrato.
Controle de assinantes e data de assinatura do contrato
Geração do Título Financeiro
A partir da liberação do requisito 169134 é possível fazer a geração de títulos financeiros a partir das parcelas geradas na guia ‘Pagamento‘. A configuração da geração de título é feita na aplicação ‘Cadastro de Natureza de Serviços’ onde é configurado a opção para ‘Gerar Título’ de acordo com a natureza de serviço e selecionada uma espécie financeira.
Lançamento de Nota Fiscal de Despesa
É possível configurar para que toda nota fiscal de serviço recebida de determinado fornecedor, no módulo Orçamento, seja obrigatório o vínculo a um contrato de prestação de serviço.
As configurações são realizadas por meio de ativação de parâmetros do fornecedor, CGO e parâmetros dinâmicos.
Há um controle no lançamento de notas fiscais de serviços ou requisições de serviços quanto ao valor máximo a ser recebido nesses documentos utilizando o limite do contrato.
Processos Relacionados
O processo de Gestão de Contratos tem integração com os módulos:
- Orçamento para o lançamento das notas fiscais de serviço.
- Financeiro para a inserção de títulos financeiros