Utilizar Depósito Fechado Automatizado

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

O depósito fechado automatizado faz a geração automática da ‘Nota Fiscal Replicada’ na empresa depósito fechado e a geração automática da ‘Nota de Devolução’ ao fornecedor, baseada na ‘Nota de Retorno Simbólico’ da empresa depósito fechado para empresa depositante.


Passo a Passo

Ao realizar o processo de compra de produtos utilizando o conceito de depósito fechado automatizado, o fornecedor emitirá a nota fiscal para a empresa depositante, porém, os produtos irão para a empresa depósito. Considerando esse cenário, o sistema realizará o seguinte procedimento:

1- A empresa depositante receberá a nota fiscal emitida pelo fornecedor e realizará os procedimentos necessários para integrá-la no sistema.

2- Após a nota ser integrada é gerada automaticamente uma ‘Nota Fiscal de Remessa Simbólica’ para a empresa depósito fechado.

3- A empresa depósito utilizará a ‘Nota Fiscal de Remessa Simbólica’, que foi emitida pela empresa depositante, para realizar os procedimentos de conferência dos produtos. Será recebida juntamente com a ‘Nota Fiscal de Remessa Simbólica’ uma nota fiscal replicada, semelhante a emitida pelo fornecedor para a empresa depositante, porém, essa nota replicada não gerará alteração de estoque, não sendo necessário realizar a conferência de carga.

4- Quando a conferência da carga apresentar divergência nos produtos referente a ‘Nota Fiscal de Remessa Simbólica’, será emitida automaticamente uma ‘Nota Fiscal de Retorno Simbólico’ para a empresa depositante, com os produtos que apresentaram divergências e suas respectivas quantidades.

5- A empresa depositante realizará os procedimentos necessários para o recebimento da ‘Nota Fiscal de Retorno Simbólico’ emitida pela empresa depósito fechado, e, ao integrá-la no sistema, será gerada automaticamente uma nota fiscal de devolução para o fornecedor de acordo com a ‘Nota de Retorno Simbólico’.

Configurações para Utilização do Depósito Fechado Automatizado

1- Recebimento da nota fiscal do fornecedor na empresa depositante

Ao integrar a nota fiscal do fornecedor no ERP Consinco, será automaticamente emitida a ‘Nota de Remessa Simbólica’ para a empresa depósito fechado. Para utilizar esse procedimento, realize as seguintes configurações:

Parâmetros Dinâmicos

UTIL_CONC_EMP_ARMAZ: Configure esse parâmetros com a opção  ‘S’.

GERA_LOTE_PROD_AUTOMATICAMENTE: Configure esse parâmetro com a opção ‘S’. Se esse parâmetro não estiver configurado, os lotes dos produtos não serão gerados na ‘Nota de Remessa Simbólica’, e, consequentemente, na ‘Nota de Retorno Simbólico’.

IND_CGO_DEP_FECHADO – Configure esse parâmetro com um CGO do tipo ‘Recebimento/Entrada’, pois, através dele, será realizado o recebimento da ‘Nota Fiscal Replicada’ na empresa depósito fechado.

Importante: CGO de Recebimento não Informado

Se não for informado um CGO de entrada, ou caso seja informado um CGO de saída, o sistema exibirá as seguintes inconsistências:

‘Parâmetro dinâmico IND_CGO_DEP_FECHADO do grupo RECEBTO_NF não configurado’

‘O parâmetro dinâmico IND_CGO_DEP_FECHADO do grupo RECEBTO_NF deve ser configurado com um CGO de entrada’;

Na aplicação ‘Códigos Gerais de Operação > Aba: Recebimento’, marque o campo ‘Depósito Fechado’ referente ao CGO de Recebimento que será utilizado no processo de depósito fechado automatizado. Se esse campo não estiver marcado, ao receber a nota do fornecedor não será gerada a nota replicada na empresa depósito fechado, nem a nota de devolução automática da empresa depositante para o fornecedor.

Na aplicação ‘Códigos Gerais de Operação > Aba: Dados Fiscais’, no grupo ‘NF Saída Recebimento’, marque o campo ‘Gera NF Saída’ e informe o ‘CGO Padrão’ para esse procedimento e a ‘Pessoa’ que será utilizada na emissão da ‘Nota de Remessa Simbólica’ na empresa depositante.

Na aplicação ‘Código Gerais de Operação > Aba: Dados Fiscais’, no grupo ‘Padrão p/ Transferência/Devolução’, marque o campo ‘Gera recebimento automático na empresa coligada’ e no campo ‘Entrada’, informe o CGO que será utilizado para o recebimento da ‘Nota de Remessa Simbólica’ na empresa depósito fechado.

2 – Recebimento da nota fiscal replicada na empresa depósito fechado

Essa nota é semelhante a nota fiscal emitida pelo fornecedor e recebida na empresa depositante. Exibe os dados referente a nota fiscal de remessa simbólica, tais como: Número/Série/Data Emissão.

Não deverá ser realizada a conferência de carga para notas replicadas. Quando a ‘Nota de Remessa Simbólica’ possuir itens com controle de lote, o controle não será exibido na nota replicada.

Para excluir a nota replicada no recebimento, a ‘Nota de Remessa Simbólica’ não poderá estar integrada no sistema. Ao excluir a nota replicada, a ‘Nota de Remessa Simbólica’ será excluída automaticamente do recebimento. Para gerar novamente a nota replicada, a ‘Nota de Remessa Simbólica’ deverá ser gerada por meio da aplicação ‘Entrada Automática de Transferência’.

3 – Recebimento da nota fiscal de remessa simbólica da empresa depositante para empresa depósito fechado

A conferência de carga deverá ser realizada com base na ‘Nota de Remessa Simbólica’. Se o CGO de recebimento estiver configurado para ‘Gerar Carga Automática’, a descrição da carga exibirá a razão social e o número da nota fiscal emitida pelo fornecedor e recebida na empresa depositante.

Para gerar a ‘Nota de Retorno Simbólico’ e realizar seu recebimento na empresa depositante, realize as seguintes configurações:

CGO – Entrada Remessa Simbólica Empresa Depósito Fechado

Na aplicação ‘Código Gerais de Operação > Aba: Dados Fiscais’, no grupo ‘Padrão p/ Transferência/Devolução’, no campo ‘Devolução’, informe o CGO que será utilizado para emissão da ‘Nota de Retorno Simbólico’ para empresa depositante.

CGO – Retorno Simbólico Empresa Depósito Fechado

Na aplicação ‘Código Gerais de Operação > Aba: Dados Fiscais’, no grupo ‘Padrão p/ Transferência/Devolução’, marque o campo ‘Gera recebimento automático na empresa coligada’ e informe no campo ‘Entrada’ o CGO que será utilizado para o recebimento automático na empresa depositante.

4- Recebimento da nota fiscal de retorno simbólico da empresa depósito fechado para empresa depositante 

Essa nota é gerada quando a conferência de carga apresenta divergência entre a quantidade conferida e a quantidade da ‘Nota de Remessa Simbólica’.

Na observação dessa nota será exibido o número referente a ‘Nota Fiscal de Remessa Simbólica’, com a descrição ‘Retorno de remessa’.  Para geração automática da nota de devolução para o fornecedor, realize as seguintes configurações:

CGO – Entrada Retorno Simbólico Empresa Depositante

Na aplicação ‘Código Gerais de Operação > Aba: Recebimento’, marque o campo ‘Gera Devolução Automática para Fornecedor’.

CGO – Entrada Retorno Simbólico Empresa Depositante

Na aplicação ‘Código Gerais de Operação > Aba: Dados Fiscais’, no grupo ‘Padrão p/ Transferência/Devolução’, no campo ‘Devolução’, informe o CGO que será utilizado para emissão da nota de devolução para o fornecedor.

Importante: Os parâmetros dinâmicos ENT_AUT_SEM_RESERVA_TRANSF e LIBERA_NFTRANSF_AUTO_RECEB deverão estar configurados conforme desejado.

5- Retorno simbólico da empresa depósito fechado para empresa depositante

Para a geração da ‘Nota de Retorno Simbólico’ e seu recebimento na empresa depositante, realize as seguintes configurações:

Na aplicação ‘Devolução NF Fornecedor’, no campo ‘Operação’ informe o CGO configurado para o processo de emissão de retorno simbólico.

CGO – Retorno Simbólico Empresa Depósito Fechado

Na aplicação ‘Código Gerais de Operação > Aba: Dados Fiscais’, no grupo ‘Padrão p/ Transferência/Devolução’, marque o campo ‘Gera recebimento automático na empresa coligada’ e no campo ‘Entrada’, informe o CGO que será utilizado para o recebimento automático na empresa depositante.

O recebimento da nota de retorno simbólico gerada através da aplicação ‘Devolução NF Fornecedor’, será idêntico ao descrito no tópico ‘4. Recebimento da nota fiscal de retorno simbólico da empresa depósito fechado para empresa depositante’.


Atividades Relacionadas

Sugestão de Compra Depósito Fechado

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil