Alterar/Informar Custo do Fornecedor

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Objetivo

Informar o custo da família na tabela do fornecedor, ou seja, o custo base negociado com o fornecedor e, a partir disso, analisar os valores do custo bruto  e custo líquido, sendo:

Custo Bruto: Custo Base  + IPI + ICMSST + Despesas + Descontos.

Custo Líquido: Custo Base + IPI + ICMSST + Despesas – Descontos – Créditos de ICMS, PIS e COFINS.

A tabela de custo do fornecedor é um facilitador para análise do custo do produto, facilitando o processo de pedido de compra em grandes quantidades e a análise para o cálculo do custo do produto na empresa, apoiando o processo de precificação.

Caminho

MaxCompras > Fornecedor > Tabela de Custo de Fornecedor – MAX0401.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter configurado as informações referentes aos cadastros estruturais do ERP Consinco (família, produto, divisão, comprador, empresa, etc).

É necessário que a tributação do fornecedor esteja devidamente configurada e atualizada. 

Passo a passo

O custo do fornecedor é definido por divisão de negócio e aplicado por família e por empresa. O custo pode ser replicado para todas as empresas ou para empresas específicas.

Antes de informar o custo certifique-se que a tributação do fornecedor está devidamente configurada, especificamente as informações sobre:

  • Tributação na Divisão da Família.
  • Regime de Tributação: Configurado na divisão do fornecedor ou no cadastro da empresa.
  • UF do Fornecedor.
  • Alíquotas dos Impostos: Configuradas na aplicação ‘Tributação por UF’.

Parâmetros da Tabela de Custo

Informe:

Fornecedor, Comprador, Divisões e Empresa(s).

A definição/alteração do custo será feita para as famílias de produto associadas ao fornecedor e comprador informado.

Os demais campos são utilizados como filtros para a definição do custo do fornecedor. Segue abaixo o detalhamento dos principais filtros.

Considera somente famílias de fornecedores principais:  Ao marcar essa opção serão exibidas para a informação do custo somente as famílias de produtos que possuem o fornecedor informado nos parâmetros da tabela, definido como fornecedor principal.

Para definir o fornecedor principal da família, acesse: Max Cadastro > Produto > Família > Fornecedores.

Considera somente famílias ativas: Quando todos os produtos de uma família estão inativos para compra e venda, a família é considerada inativa no sistema. Ao marcar essa opção as famílias inativas não serão exibidas para a informação do custo.

Valores padrão para novos cadastros: As configurações de prazo de pagamento e incidência de desconto dessa área, são aplicados somente para as famílias que foram inseridas no sistema após o cadastro da tabela do fornecedor. Para as famílias que já estavam cadastradas prevalecerão as informações antigas, porém, elas poderão ser alteradas direto na tabela de custo da família ou utilizando o recurso ‘Alteração geral’.

Alteração geral: Esse recuro é utilizado para aplicar/alterar informações para todas as famílias da tabela do fornecedor. Os dados informados nessa tela serão replicados para todas as famílias do fornecedor e divisão informados nos parâmetros.

Imagem 1 – Tabela de Custo

Alteração empresa: Esse recurso é utilizado para alterar o custo do fornecedor para as empresas selecionadas no campo ‘Empresa’. Ao clicar no botão ‘Alteração empresa’ será exibida a tela ‘Alteração por Empresa da Tabela do Fornecedor’ para que seja informado o novo custo. Somente as empresas selecionadas terão o custo alterado (é necessário que todas empresas façam parte da mesma divisão).

O botão ‘Alteração empresa’ fica habilitado quando o parâmetro UTIL_CUSTO_POR_EMPRESA estiver configurado com a opção ‘S’.

Tributação e Tabela de Custos 

As alíquotas de tributação exibidas na aplicação da tabela de custos são provenientes das aplicação ‘Tributação por UF’, porém quando esses dados são alterados na tabela de custo, tais alterações não serão replicadas para a Tributação por UF.

O mesmo acontece quando a atualização é feita na aplicação ‘Tributação por UF’, as atualizações não são replicadas automaticamente para a tabela de custo, porém, existem parâmetros dinâmicos que podem ser configurados para sempre utilizarem na tabela de custo a informação informada na Tributação por UF. Nesse caso, quando houver divergência entre a informação da tabela de custo e a informação cadastrada na Tributação por UF, prevalecerá a informação do cadastro, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Utilizar informações de tributação configuradas na Tributação por UF

Esse recurso pode ser configurado nos parâmetros dinâmicos listados abaixo:

UTIL_ICMS_CADASTRO

UTIL_ICMSST_CADASTRO

UTIL_IPI_CADASTRO

UTIL_PAUTAST_CADASTRO

Informando Custo do Fornecedor

A Tabela de Custo é utilizada para o comprador negociar preço dos produtos com os fornecedores. Através dela pode-se visualizar os cálculos e impostos referentes a:

• Descontos (cascata)

• Bonificações em Produtos

• % Desconto Financeiro

• Prazo de Pagamento Compror

• % Despesas

• % Acréscimo de Custo

• Pauta de IPI

• Frete

• Verbas de Bonificação

• Prazos de Vencimentos por Família

• % Desconto por UF

• % Crédito ICMS

• % Acréscimo ICMS ST

• Pauta ICMS ST

No campo ‘Família’ será exibida a família associada ao fornecedor e comprador informados na tela de parâmetros da tabela de custo.

No campo ‘Embal Custo’ selecione o tipo de embalagem para definição do custo.

Utilize as setas ‘Próximo’ e ‘Anterior’ para avançar ou retornar para os próximos registros.

Aba: Geral

Informe no campo ‘Custo Base’ o custo negociado com o fornecedor. O custo base não tem incidência de impostos.

Imagem 2 – Tabela de Custo

O custo informado na aba ‘Geral’ corresponde ao custo da família na divisão de negócio, ou seja, o custo será replicado para as empresas selecionadas na tela de ‘Parâmetros da Tabela de Custo’ e calculado os respectivos impostos de acordo com a UF de cada empresa, conforme indicado na imagem abaixo.

Os demais campos, tais como, ‘%Bonificação de Produto’, ‘%Desconto Financ’‘Verba Bonifi (-)’, ‘Verba Bonif (+)’, poderão ou não serem preenchidos, dependerá da negociação com o fornecedor e de operações específicas da empresa.

Aba: Empresa

O custo informado na aba ‘Empresa’ funcionará como uma exceção a aba geral, ou seja, a empresa informada nessa aba não assumirá o custo da divisão, mas sim o custo definido para a respectiva empresa.

A definição de custo por empresa é configurada no parâmetro dinâmico: ‘UTIL_CUSTO_POR_EMPRESA’.

Exemplo

Suponha que nos parâmetros da tabela de custo foi configurada a divisão ‘Varejo’ e as empresas 01, 02 03. O custo informado na aba geral será replicado para as empresas 01, 02 e 03. Porém, se na aba ‘Empresa’ for selecionada a empresa 03, o custo informado para essa empresa irá sobrepor o custo informado na aba geral, ou seja, a empresa 03 terá o custo diferente das demais empresas da divisão.

Principais Campos da Aplicação

% Bonificação de produto: Utilizado para informar o percentual bonificado do produto. Ao comprar o produto que possui a definição do percentual bonificado, o sistema irá gerar o pedido de bonificação referente ao percentual informado.

%Desconto financeiro: Utilizado para informar o percentual de desconto que será aplicado aos produtos. O desconto é aplicado no boleto financeiro e não no valor total da nota fiscal.

%Vendor e %Compor: Utilizados quando a negociação com o fornecedor envolverá algum tipo de financiamento, nesse caso, os respectivos percentuais devem ser informados para que sejam somados ao custo do produto.

Verba de bonificação (-): Quando o valor da verba diminuirá o custo do produto, ou seja, a compra do produto com a verba aplicada irá gerar um acordo entre fornecedor e empresa, onde serão negociados  desconto, dinheiro, bonificações (mercadorias), etc.

Verba de bonificação (+): Quando o valor da verba aumentará o custo do produto.

Importação do Arquivo para Atualização da Tabela de Custos

Para mais informações sobre o recurso de importação da tabela de custo clique neste link.

Analisando Sugestão de Preço

Durante a atualização da tabela de custo do fornecedor, é possível analisar a sugestão do preço de venda. Para utilizar esse recurso clique em ‘Sugere Preços’ ou tecle F8.

As sugestões de preços são exibidas considerando o custo já definido para a família da divisão de negócio, configurado na aba ‘Geral’. Quando há exceção de custo configurado por empresa (definido na aba ‘Empresa’ essa exceção será considerada na sugestão do preço de venda da respectiva empresa.

Para acatar a sugestão de preço, clique no botão  ‘Preenche preço sugerido’ e depois clique em ‘Atualizar <F4>’, dessa forma os valores da sugestão serão aplicados para a respectiva família exibida na tabela de custo. O preço acatado será o preço base e ficará pendente de geração/validação.

Ao marcar o campo ‘Alteração de Preço Validade no Recebimento’ será feita a alteração no preço base e ao receber a nota fiscal com o custo atualizado, será feita a alteração no preço.

Simulação do Custo

Esse recurso permite fazer simulações, baseando-se no custo do produto, para saber o preço de compra, preço de venda e demais dados e impostos que influenciam o preço final.

Para utilizar a simulação, clique no botão ‘Simulação’.

Selecione uma empresa e segmento.

Para acatar as definições da simulação, clique em ‘Confirmar’.

Imagem 3 – Tabela de Custo

Validade da Tabela de Custo

Quando a tabela do fornecedor estiver fora do prazo de validade, o sistema considera que o produto não tem um custo válido, dessa forma, ao gerar o lote de compra será exibido um alerta para que a atualização da validade seja realizada.

Para inserir/alterar a data de validade da tabela de custo do fornecedor, clique no botão ‘Validade’.

No campo ‘Validade’ informe a data.

Alertas

Quando o sistema encontrar críticas referentes a configuração da tabela de custo, o botão Alertas será visualizado na cor vermelho. Ao clicar no botão será exibida na tela Alertas Tabela de Custo os alertas para que o usuário tenha conhecimento, conforme imagem abaixo.

Atividades Relacionadas

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