Aprovação de Pedido de Compra

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Realizar a aprovação dos pedidos de compras que ficaram pendentes.

Essa aplicação é utilizada quando o pedido de compra fica pendente pelos seguintes motivos:

  • Quando utiliza a aprovação de pedido para limite de compra.
  • Quando o fornecedor do pedido possui título vencido.
  • Quando utiliza o valor mínimo para pedido de compra.
  • Quando utiliza o controle do fluxo de caixa comercial.

Caminho

Max Compras > Administração > Aprovação de Pedidos de Compra – MAX0921.


Premissas

Ter gerado um pedido de compra.

Parâmetros

Utiliza Limite de Quantidade de Compra.

VERIF_TIT_VENC_GERA_PEDIDO

USA_CONTROLE_FLUXO_CAIXA_COM

CONST_FORN_EST_TROCA: Quando configurado com ‘S’, consiste o pedido onde o fornecedor tenha estoque tipo troca e envia para aprovação.

APROV_PED_ATIVO_MOB: Quando configurado como ‘S’ envia o pedido para aprovação quando a finalidade da família do produto por ativo imobilizado.


Passo a Passo

Situações em que o Pedido de Compra Fica Pendente

O pedido de compra fica pendente na aplicação ‘Aprovação de Pedido de Compra’ quando uma ou algumas das situações descritas abaixo forem configuradas, tais como:

Utiliza Limite de Quantidade de Compra

Quando esse parâmetro estiver configurado com as opções ‘Sim’, ‘Com Justificativa’ ou ‘Sempre Solicitar Aprovação’.

Para habilitá-lo, acesse: Max Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Abastecimento > Utiliza Limite de Quantidade de Compra.

O valor do limite de compra e período para utilização são cadastrados nas aplicações:

  • Limite de Compras por Empresa/Comprador (Max Compras > Administração >  Limite de Compras por Empresa/Comprador – MAC00020).
  • Limite de Compras por Região/Comprador (Max Compras > Administração > Limite de Compras por Região/Comprador – MAC00151).
  • Limite de Compras Comprador por Apuração no Período (Max Compras > Administração > Limite de Compras Comprador por Apuração no Período – MAC00023).

Mesmo se essas aplicações não estiverem configuradas e o parâmetro estiver habilitado, o pedido ficará pendente de aprovação. Porém, se as aplicações estiverem configuradas e o parâmetro não estiver habilitado, o pedido não ficará pendente de aprovação.

Utiliza Valor Mínimo para Pedido de Compra

Quando existe a parametrização para valor mínimo do pedido de compra, ao digitar um pedido de compra abaixo do valor mínimo parametrizado para determinado fornecedor, o pedido só será gerado após passar por aprovação.

O recurso do valor mínimo para o pedido de compra é configurado pelos parâmetros:

  • ‘DET_REGRA_BLOQ_PED_MIN’.
  • ‘BLOQ_PED_MIN_CADASTRO_FORNE’.
  • Max Cadastro > Cadastros > Fornecedor > Divisão > Valor Mínimo Pedido de Compra.

Utiliza Controle do Fluxo de Caixa Comercial

Quando utiliza o parâmetro ‘USA_CONTROLE_FLUXO_CAIXA_COM’  configurado com a opção ‘Alertar a situação e enviar o pedido para aprovação’.

Bloqueia Fornecedor com Título Vencido

Quando utiliza o parâmetro VERIF_TIT_VENC_GERA_PEDIDO  configurado com a opção ‘Verifica e envia para a aprovação’ o pedido ficará pendente de aprovação.

O parâmetro ‘EMP_TIT_VENC_FORNEC_DATA_BASE’ verifica qual empresa será considerada para verificar os fornecedores com títulos vencidos por data base:

Empresas da divisão da empresa do pedido.

Empresa do pedido.

Todas as empresas.

Para utilizar o recurso de bloquear o pedido com título do fornecedor vencido por data base, no cadastro do Fornecedor, na aba ‘Divisão’ é necessário marcar o parâmetro ‘Aprova Compras Fornecedor com Títulos Vencidos’, e em ‘Data Bloqueio Compras Fornecedores com Títulos Vencidos’, é necessário indicar qual será a data base considera para o bloqueio do pedido.

A data base é referente a uma data inicial para considerar e bloquear a inclusão dos pedidos, se baseia na data de emissão do título.

Exemplo

Fornecedor Modelo

Data Bloqueio Compras Fornec. com Tít.Vencidos = 01/01/2018

Data de Emissão do Título: 03/01/2018

Data de Vencimento: 03/02/2018

Data de Inclusão do Pedido de Compras: 15/02/2018

Nesse exemplo o pedido de compras será enviado para a aprovação, pois a data de emissão do título é posterior a data base informada para o respectivo fornecedor.

Quando o pedido fica pendente por título vencido, na aplicação ‘Aprovação Pedido de Compra’ a coluna ‘Motivo’ será exibida como ‘TÍTULO VENCIDO POR DATA BASE’, conforme imagem abaixo.

Caso o motivo da aprovação não seja o título do fornecedor vencido por data base, a identificação  na coluna ‘Motivo’ será exibida como ‘OUTROS’.


Processos Relacionados

Pedido de Compra

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil