Atualizar Títulos DDA

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema criado pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) em parceria com bancos, que substitui a emissão de boletos de cobrança impressos pela cobrança eletrônica das obrigações.

Dessa forma, a empresa recebe seus boletos, que seriam emitidos em papel, via meios eletrônicos, sendo possível quitá-los de forma imediata facilitando o controle das contas a pagar da empresa.

Considere que a empresa possui boletos em aberto na forma física, sem código de barras digital, visando a praticidade e a redução de possíveis erros de digitação do número do código de barras, a aplicação permite a busca e importação desses mesmos boletos em formato digital que estiverem disponíveis nos bancos.

Para a situações do DDA, expomos, como exemplo, três ativos:

  • Empresa
  • Fornecedor
  • Banco

Pensando numa situação comercial em que temos um comprador (empresa), um fornecedor e o intermediário (banco), o DDA tem como objetivo integrar o título financeiro da empresa (sem código de barras) com o arquivo gerado pelo banco que possui código de barras.

Os filtros têm como objetivo direcionar as buscas. Ao configurar os filtros, definindo as regras de busca que incluem as variáveis que serão aplicadas durante a busca dos arquivos, o sistema irá trazer, como resultado, informações semelhantes entre os títulos.

Caminho

Operador > Pagamento > Atualização de títulos DDA – CAP00055.

Pré-Requisitos e Restrições

  • Filtros DDA devidamente configurados no Supervisor Financeiro
  • Possuir Arquivos Importados com Título DDA

Passo a Passo

Importação do Arquivo DDA

Para dar início ao processo de atualização dos títulos DDA, a primeira atividade a ser executada é a importação do arquivos com títulos DDA.

A importação consiste na inserção dos arquivos com títulos dda para dentro do sistema, tornando possível a associação destes arquivos aos códigos de barras.

Para que seja possível tal vínculo, é necessário “Importar Arquivo com Títulos DDA”, clicando no ícone abaixo apresentado:

Imagem 1 – Atualização de Títulos DDA

A tela de Importação do Arquivo DDA será aberta, insira as informações:

  • Banco: Selecione o banco do qual o arquivo será importado para o sistema.
  • Conta: Selecione de qual conta será importado o arquivo.
  • Arquivo: Ao selecionar o ícone de “Três pontos”, abrirá a tela de busca de arquivos a serem importados.
Imagem 2 – Atualização de Títulos DDA

Com o arquivo importado, a próxima etapa é a configuração dos filtros DDA, a partir dessa configuração é que são definidas as variáveis que serão aplicadas na busca por títulos a partir de regras.

Busca e Seleção dos Títulos DDA

Para que a aplicação de Atualização de Títulos DDA confronte as informações dos boletos das empresas e dos códigos de barras gerados pelos bancos, inicialmente é necessária a configuração dos filtros que serão aplicados para a validação das informações.

Para essa configuração, acesse o Supervisor Financeiro > Pagamento > Débito Direto Autorizado – DDA > Filtros DDA

Com os filtros definidos, acesse a aplicação de “Atualização de Títulos DDA”, através do módulo Operador, na aba “Pagamento” selecione a opção “Atualização de Títulos DDA”.

Imagem 3 – Atualização de Títulos DDA

As telas de “Filtros para busca dos Títulos” e “Atualização de Títulos DDA” serão populadas no sistema.

Imagem 4 – Atualização de Títulos DDA
Imagem 5 – Atualização de Títulos DDA
Imagem 6 – Atualização de Títulos DDA

No filtro para pesquisa dos títulos, indique os títulos os quais deseja que participem do processo de vínculo preenchendo os campos de:

  • Título: Indique o número do título.
  • Série: Indique o número da série do título.
  • Parcela: Número da parcela do título
  • Valor nominal: Indique o número do valor expresso no Título.
  • Data: É possível definir dois tipos de datas para busca: Data Programada de pagamento ou pela Data de Vencimento.
  • Ordenar por: O modo de exibição da busca dos títulos poderá ser feito por: Fornecedor (Título referente a quem); Número do Título; Vencimento (Data de vencimento do título).
  • Rede: Rede de fornecedores/pessoa.
  • Título com Código de Barras: Ao marcar esse Check box, a aplicação busca os títulos que possuam código de barras, ao desmarca-la, a pesquisa traz os títulos que não possuem código de barra vinculado.
  • Programação de Pagamentos: permite pesquisar pelos títulos de pagamento programados, não programados, ou todos (programados e não programados).
  • Fornecedores: Nesse campo é possível buscar os fornecedores em que serão aplicados os vínculos.
  • Espécies: Classe/Tipo de Título.
  • Empresa: Indique em quais lojas daquele fornecedor determinado, a busca dos títulos deve ser feita.
Imagem 7 – Atualização de Títulos DDA

Ao preencher os filtros desejados, clique na opção “Retornar” para voltar para a aplicação de Atualização de Títulos DDA que trará os resultados da busca dos títulos de acordo com os filtros aplicados:

Imagem 8 – Atualização de Títulos DDA

A lista de títulos referentes ao filtro aplicado será exposta, para consultar o título, clique duas vezes sobre sua linha, então serão abertas as consultas desse título.

Imagem 9 – Atualização de Filtros DDA

Vincular Código de Barras aos Títulos

Com os arquivos de títulos importados, e os títulos listados, a busca dos códigos de barras para serem vinculados deve ser feita.

Assim que a opção “Vinc.” do título for marcada, ao clicar na opção “Buscar Código de Barras” será aberto o “Filtro de Busca dos Arquivos” para pesquisa dos registros dos arquivos que serão vinculados ao título.

Nota: Também é possível marcar a opção “Vinc” pela barra de espaço do teclado
Imagem 10 – Atualização de Título DDA

Com a tela de “Filtros de Busca dos Arquivos” aberta, ao preencher os filtros, eles serão utilizados para a pesquisa de registros do arquivo DDA.

Por exemplo:

  • Ao marcar apenas o banco, o sistema pesquisará os registros de todos os arquivos desse banco em todos os períodos de importação.
  • Ao marcar o banco e definir um período de importação, pesquisará os registros de todos os arquivos desse banco dentro do período definido. Lembrando que não é possível definir períodos conflitantes, ou seja, se definir 14/01/2016 até 14/01/2016 não é possível definir outro período como 14/01/2016 até 15/01/2016.
  • Ao definir o período de importação de um arquivo, realizará a pesquisa de registros dentro desse arquivo selecionado e que estejam dentro do período definido.
Imagem 11 – Atualização de Títulos DDA

Quando os ajustes forem finalizados e for selecionada a opção “Atualizar – <F4>”, a consistência entre os títulos e as informações do arquivo será realizada.

Títulos com Inconsistências

No momento da verificação entre os títulos e as informações do arquivo de código de barras podem ocorrer inconsistências e as mesmas serão apresentadas na tela a seguir:

As inconsistências são apresentadas em ordem, sendo primeiro os alertas (amarelo) e em seguida os erros (vermelho). 

Nota: As inconsistências em alertas podem ser assinadas, os erros indicam que não foram encontrados códigos de barras para o título, não podendo ser assinados.
Outra inconsistência possível é a Importação de Códigos de Barras repetidos para um mesmo número de documento, para solucioná-la, acesse o link
Imagem 12 – Atualização de Títulos DDA

Determinadas inconsistências são passíveis de assinatura, isto é, a assinatura é permitida para liberação do título, podendo ser selecionadas individualmente marcando a opção “Ass.” (Também é possível marcar a opção “Ass.” pela barra de espaço do teclado)

Nota: Inconsistências do mesmo título (seqtitulo) serão marcadas ao mesmo tempo, ou seja, se marcar com "Ass" uma das inconsistências desse título, todas as outras inconsistências desse mesmo título serão marcadas.
Imagem 13 – Atualização de Títulos DDA

Ao clicar no ícone representado por uma caneta na tela abaixo, será aberta a tela de assinatura das inconsistências das quais a opção “Ass.” estiver marcada.

Ao assinar, o processo dos títulos dos quais as inconsistências foram assinadas será finalizado, vinculando o código de barras aos títulos.

Os títulos das quais as inconsistências não forem assinadas, não serão vinculados aos códigos de barras, ficando disponível para novo vínculo.

Nota: Apenas usuários com permissão podem assinar as inconsistências, para parametrizar as permissões, acesse o documento "Configuração do Filtro DDA"  no tópico "Permissão para Assinar Divergência" e verifique as configurações necessárias.
Imagem 14 – Atualização de Títulos DDA

A opção abaixo para “Retornar” direciona o usuário para a tela principal da aplicação “CAP00055-Atualização de Títulos DDAcancelando todo o processo de vínculo que ainda não foi assinado.

Imagem 15 – Atualização de Títulos DDA

Ao término da execução do processo, clique em “Atualizar” para validar as informações.

Atividades Relacionadas

Divergência de Valores de Código de Barras

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil