Classes de Sazonalidade Diária

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Configurar as classes de abastecimento por sazonalidade diária.


Caminho

Parâmetros > Classe de Sazonalidade Diária > MAC00030.


Premissas

Ter realizado o cadastro das classes de abastecimento.


Passo a passo

Na sugestão de compra e abastecimento automático por classe de sazonalidade diária, é criada uma classificação baseada nas características de sazonalidade de cada empresa ou de um conjunto de empresa, por exemplo, classe de sazonalidade ‘Lojas Praias’. Esse tipo de classificação é indicada para o tratamento da variação de vendas de acordo com os dias do mês.

Nesta aplicação é feito o cadastro da classe de sazonalidade e a configuração dos percentuais de incremento/redução da média de venda para cada dia do mês. Dessa forma, a sugestão de compra ou de abastecimento automático será calculada com base no incremento/redução da média diária de vendas de cada produto em cada data, de acordo com a classe de sazonalidade diária parametrizada para cada empresa, assim como da ‘Classe de Abastecimento’ associada ao produto dentro de cada empresa.

O vínculo entre a classe de sazonalidade diária e a empresa é feita na aplicação ‘Parâmetros da Empresa’ (Parâmetro > Parâmetros > Empresa > Aba: Abastecimento > Classe de Sazonalidade Diária). Para utilizar o recurso de sazonalidade diária é necessário realizar essa configuração.

Cadastrando Classe de Sazonalidade Diária

Informe o código e descrição para identificação da classe de sazonalidade.

Para definir os percentuais de incremento da média de venda, clique em ‘Tabela de Sazonalidades’.

Configurando percentuais de incremento/redução de média de venda na Tabela de Sazonalidade

Clique em ‘Incluir novo período’ e informe para qual classe de abastecimento de sazonalidade será feita a configuração e para qual mês e ano, conforme indicado na imagem abaixo.

O preenchimento do campo ‘Tipo de inclusão’ é o que habilita os demais campos da aplicação.

Ao selecionar a opção ‘Baseado em período de referência’ a área ‘Período de referência’ fica habilitada para selecionar a classe de sazonalidade, o mês e ano que serão usados como referência.

Ao selecionar a opção ‘Informar tabulação inicial’ a área ‘Tabulação inicial’ fica habilitada para que o incremento de média seja inserido para os dias da semana de domingo a sábado.

Tabela de Sazonalidade

Na tabela de sazonalidade é visualizado na vertical os 31 dias dos mês (um dia para cada coluna) e na horizontal são exibidas as classes de abastecimento (uma linha para cada coluna).

O dias que caem no ‘domingo’ são exibidos na cor vermelha.

Quando nas cidades das empresas associadas à classe de sazonalidade diária, há feriados, eles são demonstrados com fundo em amarelo. Um duplo clique no dia que é feriado, demonstra quais as filiais que contemplam o feriado.

Os percentuais de incremento ou redução da média de venda devem ser inseridos para cada dia do mês e classe de abastecimento. São permitidos valores inteiros (de -100% a +499%) podem ser positivos ou negativos.


Processos Relacionados

Pedido de Compra

Abastecimento Automático

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil