Objetivo
A aplicação de configuração de alertas é responsável pela criação dos alertas que serão enviados por e-mail como forma de notificações para os destinatários desejados. Os alertas são criados com base em uma análise existente.
É definida uma periodicidade para o envio do alerta, podendo ser diário, semanal, mensal, anual ou por tempo. Cada uma das periodicidades tem suas configurações específicas. Além disso é possível adicionar filtros para o alerta.
Caminho
Consinco analytics > Consinco Analytics > Alert – ALT00005
Pré Requisitos e Restrições
Possuir, pelo menos uma, Análise configurada no Construtor de Análises
Passo a passo
Acesse o Alert no caminho abaixo:

Inicialmente é possível buscar os Alertas já criados no sistema através do ícone de lupa:

Será aberta a tela de “Filtro”, preencha os campos de seu conhecimento para que o sistema busque os alertas que se enquadrem.
- Nome: Informa o nome do alerta.
- Tipo: Selecione a opção e-mail.
Análise
- Análise: Selecione a análise referente ao alerta.
Selecione “Ok” e o sistema irá trazer os alertas relacionados.

Criando Alertas
Ao acessar o Alert, clique no ícone representado por um “+” para criar um alerta.

Dê início ao preenchimento dos Dados Básicos:
- Nome: Dê um nome para o alerta
- Descrição: Faça uma breve descrição do funcionamento do alerta
- Tipo: Selecionar um tipo de alerta, a opção disponível será: e-mail.
Preencha os campos de Análise:
- Análises: Selecione para qual análise, configurada no Construtor de Análises, o alerta será aplicado.
- Em caso de erro notificar no e-mail: Insira um e-mail para ser notificado caso o alerta não seja gerado corretamente.
Nota: Não é possível gerar alertas para Análises que possuírem filtros configurados. Dessa forma, apenas análises sem filtro estarão disponíveis para escolha.
Nota: O nome do alerta é único.

Aba Conteúdo
Ao selecionar o Tipo (e-mail), os campos da aba Conteúdo serão exibidos:
- Remetente: Campo fixo que lista os e-mails possíveis a serem associados como remetentes.
- Destinatários: Insira para quais usuários os Alertas devem ser gerados, tendo a opção de escolha por Colunas ou por Contatos. – Nota: Tais configurações serão explicadas na próxima imagem desse documento.
- Assunto: Campo livre para inserção do assunto do e-mail de geração do alerta.
Foi adicionada uma nova funcionalidade para adicionar o campo SQL ao assunto do e-mail, da mesma maneira que ocorre com a mensagem.

No campo Destinatários, na opção Contatos, ao selecioná-la, será aberta uma lista com todos os contatos disponíveis.

É possível pesquisar os e-mail, no campo de pesquisa.
Nota: A lista de e-mails exibida na busca de contatos é importada das configurações de usuários feitas no Módulo Segurança.

No campo Destinatários, na opção Colunas, ao selecioná-la, será aberta uma lista com as colunas da análise selecionada.
Nota: Ao criar uma análise no Construtor de Análises, esta será feita por colunas, cada coluna representa um tipo de informação ou variável que será analisada.

Na lista das colunas terá a opção “Enviar para Destinatários”, ao selecionar essa opção, a coluna é direcionada para o campo de destinatários.
ex: Ao selecionar a coluna [SQL].[ANO], referente aos anos de determinada transação, nesta coluna, caso haja dados de e-mails, ao selecioná-la, todos o e-mails referente a essa coluna receberão alertas.

Na lista de colunas também há a opção “Enviar para mensagem”, ao selecionar essa opção o corpo de texto do e-mail é preenchido com as informações da coluna, dessa forma, ao gerar o alerta, o usuário verificará as informações referentes ao ANO no próprio corpo do texto ao receber a notificação.
O marcador (ANO) é substituído pelos dados que o compõe.

As colunas inseridas no corpo do texto devem ser colocadas em formato de tabela para que todos os dados sejam enviados em um único e-mail aos destinatários. Caso contrário, ao inseri-las sem formatação de tabela, caso a busca na coluna tenha retornado vários resultados de dados em várias linhas, cada resultado irá gerar um e-mail diferente.
Selecione o número de linhas e colunas da tabela de acordo com a quantidade de colunas (marcadores) da análise inseridas no corpo do texto.
No exemplo abaixo foram inseridas três colunas (marcadores) referentes a análise VENDAS CONSINCO, sendo:
- ANO
- TOTALDEVENDAS
- LUCROTOTAL
A tabela criada possuí três colunas (uma para cada marcador supracitado) e duas linhas:

Na primeira linha da tabela, insira o título que deseja ser dado para cada coluna de acordo com as informações que elas possuem.

Copie e cole os marcadores dentro da tabela.

No corpo do texto do e-mail é possível editar e padronizar o conteúdo que será enviado.

No cabeçalho do Alert é possível Adicionar Contatos Externos aos pré-definidos no sistema, para serem aplicados na lista de destinatários:

Selecione a opção de “Adicionar Contato” no ícone “+”:

Insira o Nome do contato e o e-mail referente ao contato. Salve as alterações.

Ao pesquisar no campo “Destinatários”, o novo contato aparecerá:

Aba Filtro Alert
O Alert possui filtros onde são definidas as condições de envio da notificação, como forma de direcionar mais objetivamente as informações para seus responsáveis.
O filtro é aplicado por “Coluna” da tabela de análise.
Selecione a opção “+Inserir”, os campos a seguir devem ser preenchidos:
- Coluna: Selecione a coluna, baseada na Análise escolhida, na qual deseja que o filtro seja aplicado.
- Condição: Variável do valor em que será aplicação no filtro.
- Valor: Valor em que a condição será aplicada.
- Concatenação: Escolha entre as opções de E/OU
Dessa forma, o filtro funcionará da seguinte maneira:
Exemplo: Na coluna SOMA 1 (soma dos valores), quando o valor for igual a 300,00 deve gerar um alerta para os responsáveis.
Sendo:
- Coluna: SOMA1
- Condição: Igual a
- Valor: 300,00
Nota: O campo concatenação será a variável entre os filtros. Caso exista mais de um filtro configurado, o campo concatenação validará a qual situação o filtro deve ser aplicado. Sendo um filtro OU outro filtro; um filtro E outro filtro.

Aba Periodicidade
Na aba “Periodicidade” é feita a configuração da frequência em que os alertas serão gerados.
No campo Repetição, selecione a periodicidade que deseja ser aplicada às notificações.

Na tela abaixo, a repetição selecionada foi a “Tempo”.
Preencha as informações exigidas para a configuração:
- Check box de dias: Marque os dias em que a configuração deve ser aplicada
- Intervalo de Tempo: Campo que define o intervalo entre a geração das notificações.
ex: Ao inserir “5:00” o sistema irá gerar notificações aos usuários a cada cinco horas.
- Data início: Insira a data em que as notificações terão início.
- Data Fim: Insira a data em que as notificações serão encerradas.
- Hora início: Qual horário as notificações serão iniciadas.
- Hora Fim: Qual horário as notificações serão encerradas.
- Check Box – Sem Data Final: Marcar essa opção quando não há previsão de término das notificações.
- Check Box – Sem Hora Final: Marcar essa opção quando não há interrupção dos alertas.
Nota: Os campos Data Início; Data Fim; Hora Início são comuns em todas as opções de tipo de Repetição e devem ser preenchidos.

Visualizar Históricos
Para visualizar os históricos de envio de notificações no alert, no cabeçalho, selecione o ícone abaixo:

É possível selecionar um filtro por data para a busca dos alertas.
A tela de Informações exibirá os dados gerais das notificações:

Ao clicar no ícone da coluna “mensagem”, representado por um envelope, serão exibidos os detalhes do e-mail da notificação, contendo o conteúdo da mensagem.
