Configurar Blocos X e Y

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) tem a entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), e suas principais informações referem-se aos dados da apuração do IRPJ e da CSLL, porém existem outros blocos, de informações gerais (bloco Y) e informações econômicas (bloco X).

A maioria dos dados necessários para a geração da ECF são fornecidos automaticamente pelo ERP da Consinco, e a partir desses dados é gerado um arquivo de texto (.txt). Este arquivo é utilizado no sistema da Receita Federal, onde é validado pelo programa de validador da ECF.

Alguns dados devem ser preenchidos manualmente, que é o caso dos blocos X e Y. Esses dados podem ser inseridos tanto no sistema da Receita Federal, quanto no sistema da Consinco. A vantagem de serem inseridos pelo sistema da Consinco é que ao importar o arquivo de texto esses dados também são preenchidos, e caso dê alguma inconsistência, é mais fácil de realizar a manutenção.

Caminho

Abaci > Obrigações Acessórias > Detalhamento de Registros ECF – ABA_00073

Pré-Requisitos e Restrições

Possuir acesso ao módulo Abaci Web e suas aplicações.

Passo a Passo

Acesse o Módulo Abaci, no menu Obrigações Acessórias e aplicação Detalhamento de Registros ECF.

Nesta tela é possível verificar todos os registros e a descrição de cada um. Ao todo são 21 registros, os quais devem ser preenchidos caso o estabelecimento realize a determinada função, sendo eles: X291, X400, X410, X420, X470, X490, X510, Y520, Y540, Y550, Y560, Y570, Y580, Y590, Y600, Y620, Y671, Y672, Y681, Y690 e Y720.

Tela com os Registros do Bloco X e Y

Utilizaremos como exemplo o registro Y671 – Outras Informações (Lucro Real). Ao clicar no registro é aberto sua descrição, conforme a imagem abaixo:

Tela de Detalhamento do Registro

Para que os dados possam ser manipulados, deve-se dar um duplo clique no registro e será exibida a tela a seguir:

Tela dos Campos a Serem Preenchidos

Pode-se inserir, excluir e alterar o campo que desejar, e em seguida clique para salvar as alterações. Para sair da tela basta clicar na seta de voltar.

Para detalhes sobre o significado de cada campo do registro, bem como os detalhes dos 21 registros, clique aqui e consulte o manual!

Aula Interativa

O GPS Consinco guia você! Assista a nossa aula interativa para ter uma experiência de uso passo a passo desta atividade, e conseguir chegar ao seu objetivo!

Aula Interativa

Atividades Relacionadas

Gerar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil