Pular para o conteúdo

Definir Configurações Contábeis

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Cadastrar as configurações gerais do módulo contábil web.

Caminho

Módulo Contábil Web > Configurações > Configurações Contábeis – ABA_00015

Pré-Requisitos e Restrições

Possuir acesso para o módulo Contábil Web e suas aplicações;

Para o cadastro de Signatários e Auditores, primeiramente é necessário que a pessoa a ser vinculada a estes cadastros sejam cadastradas no módulo Pessoa.

Ter realizado o cadastro de todas as Qualificações de Signatários necessárias.

Passo a Passo

Para utilizar a aplicação acesse:

Imagem 1 – Configurações Contábeis
Aba: Configurações da Empresa
Imagem 2 – Configurações Contábeis

Nessa aba as configurações são realizadas por Matriz ou loja. Sendo assim, antes de iniciar o preenchimento dos campos abaixo, o usuário deverá selecionar qual a empresa desejada:

Signatários

Neste campo serão vinculados os Signatários da empresa, ou seja, aqueles que serão responsáveis pela assinatura das demonstrações contábeis.

  • Para realizar o cadastro de um Signatário clique em Adicionar:
Imagem 3 – Configurações Contábeis

A tela de cadastro será exibida, informe:

  • Informe o código da Pessoa a ser utilizada.
  • Selecione a Qualificação da pessoa perante á organização.
Imagem 4 – Configurações Contábeis

Se na Qualificação da pessoa foi atribuída a opção Contador ou Contabilista, serão habilitados os campos relacionados ao CRC.

Qualificação para Fins de Substituição: Selecione a qualificação do assinante do termo de verificação responsável pela substituição da ECD. Nota: Este campo foi incluído para atender o layout da ECD (Escrituração Contábil Digital) versão 7.

Imagem 5 – Configurações Contábeis

Após realizar todos os passos, prossiga para o cadastro de Auditor.

Auditores

Neste campo serão exibidos todos os auditores previamente cadastrados na aplicação de Cadastro de Auditor, porém essa aplicação também possui recurso para que sejam cadastrados novos auditores.

Para verificar como cadastrar novos auditores, verifique as explicações disponíveis para aplicação de Cadastro de Auditor.

ABACIWEB CONFIG CONTABIL 07.jpg
Imagem 6 – Configurações Contábeis

Após cadastrar todos os auditores necessários, prossiga para a configuração do Livro para que seja configurada a quantidade de paginação de cada uma das demonstrações contábeis.

ECF

Neste campo serão inseridos o CNAE e o Código da Natureza Jurídica da empresa, que serão utilizados para geração do Registro 0030 (Dados cadastrais) da ECF.

Imagem 7 – ECF

CNAE: Informe o código da Classificação Nacional da Atividade Econômica da empresa.

Cód. Natureza Jurídica: Informe o código da Natureza Jurídica da empresa.

Configurações Gerais

As configurações gerais são únicas por sistema, ou seja, a configuração é única e é replicada para todas as matrizes e filiais cadastradas. Sendo:

Utiliza Aprovação de Lançamento:

Este checkbox só deverá ser configurado se a empresa for adotar o processo de Aprovação de Lançamentos. Quando configurado este checkbox, ao salvar os lançamentos, estes serão gravados, porém não afetarão os saldos contábeis até que sejam aprovados pelo usuário competente.

Nota: A configuração do usuário responsável pela aprovação está vinculada ao Cadastro do Lote. Caso não seja parametrizado nenhum usuário para autorização no Lote, todos os usuários que possuam permissão para utilizar o módulo Abaci Web poderão aprovar lançamentos. No cadastro de Lotes, poderá ser configurado um ou mais responsáveis para autorização.

Nota: Mesmo que a empresa esteja configurada para utilizar o processo de Aprovação, essa regra não se aplicará aos lançamentos realizados por meio dos lotes 901,902,915 e 916. Para os lançamentos oriundos do Lote 912 Encerramento, o que definirá se os lançamentos serão aprovados automaticamente ou não é a configuração do Checkbox presente no campo Encerramento de Exercício, presente na aplicação de Configurações Contábeis

Data Inicial do Sistema: Visando preservar a integridade do sistema, o campo Data Inicial do Sistema ficará oculto a todos os usuários do sistema. – Para que torne-se visível e editável é necessário que o usuário Administrador conceda permissão deste recurso por meio de configuração no módulo Acrux Segurança.

Imagem 8 – Configurações Contábeis

Após realizar todas as configurações necessárias, clique em salvar para que as alterações e inclusões sejam salvas:

Imagem 9 – Configurações Contábeis
Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil