Gerar a Escrituração Contábil Digital (ECD)

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Objetivo

Realizar a geração do arquivo da Escrituração Contábil Digital (ECD) que é enviada anualmente ao SPED.

A ECD traz os livros contábeis emitidos em formato eletrônico tais como, o Livro Diário e seus auxiliares, o Livro Razão e seus auxiliares e o Livro Balancetes Diários, com balanços e fichas de lançamento comprovando o que está transcrito.

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Módulo Contábil Web > Menu Obrigações Acessórias > Geração da ECD – ABA_00042

Pré-Requisitos e Restrições

Configurar quais blocos e registros deverão ser gerados na versão vigente da ECD.

Configurar se a empresa possui ou não NIRE. O NIRE é cadastrado na aplicação de Parâmetros da Empresa no módulo Fiscal e gravado na tabela RF_PARAMETRO.NIRE .

Vincular as contas do plano de contas referencial para todas as contas com movimentação no período a ser informado.

Verificar se foram informados todos os códigos de aglutinação para as contas com movimentação no período a ser informado.

Configurar por meio da aplicação de Configuração das Demonstrações Contábeis, quais demonstrações serão geradas na ECD.

Verificar se foram informadas as subcontas a todas as contas necessárias.

Verificar se os níveis informados para cada linha na configuração da D.R.E. estão corretos.

Realizar a Configuração da DMPL ou da DLPA.

Realizar o cadastro de todos os signatários.

Realizar o cadastro de todos os auditores.

Realizar a conciliação do saldo de todas as contas.

Realizar o encerramento do exercício e a distribuição do resultado referentes ao período a ser informado.

Realizar a Apuração do IRPJ/CSLL referente ao período a ser gerado.

Para consultar o manual de orientações de ECD referente a última versão ou a versão de geração, acesse este link.

Passo a passo

Preencha os seguintes campos:

Matriz: Selecione a empresa matriz para geração da ECD.

Nota: Empresa Matriz

O arquivo é gerado por empresa matriz. Só serão exibidas para seleção as empresas que o usuário possui permissão. As informações dos blocos e registros para geração da ECD devem ser previamente informados na aplicação Versões, blocos e registros.

Ao indicar a empresa Matriz, os campos CNPJ, Existência de NIRE, NIRE e UF serão preenchidos automaticamente de acordo com a empresa indicada.

Data inicial e data final: Informe o período considerado para geração da ECD, indicando a data inicial e final.

Versão do layout: A versão do layout será de acordo com a data informada nos campos data inicial e final.

Data do encerramento do exercício: Informe a data de encerramento do exercício correspondente ao período informado para a geração da ECD.

Número de ordem: Informe o número de ordem da escrituração.

Escrituração contábil: Selecione o tipo de escrituração contábil.

Natureza do livro: Informe a natureza do livro.

Finalidade da escrituração: Informe se a escrituração é a original ou se tem a finalidade de substituir uma escrituração que já foi transmitida.

Nota: A partir do layout 5 da ECD foram retiradas as finalidades: 2-Substituta s/ NIRE, 3-Substituta c/ Troca de NIRE ficando desabilitadas para seleção.

Hash da escrituração substituída: Este campo só ficará habilitado se no campo ‘Finalidade da escrituração’ foi selecionada a finalidade Substituta. Nesse caso, informe o número do recibo (hash) gerado no momento da transmissão do arquivo no PVA (programa validador e assinador) da receita.

Código do motivo da substituição: Este campo será preenchido quando no campo Finalidade da Escrituração foi selecionada a opção Substituta.

Informe o código do motivo preponderante para geração da ECD com finalidade de substituição. O código do motivo da substituição definido será gerado no campo 04 do registro J801.

Início do período: O início do período corresponde a data inicial  para geração da ECD. Geralmente é utilizado o início do período como normal, ou seja, com início no primeiro dia do ano. Quando alguma situação especial impede que o período tenha o início normal, como por exemplo, abertura da empresa após o início do período, essa situação deverá ser informada.

Situação especial: A data final do período geralmente é o último dia do mês, do trimestre ou do ano. Qualquer situação especial que modifique a data final para geração da ECD deverá ser informada.

Empresa de grande porte: Empresa de grande porte é obrigatório passar por auditoria, portanto, ao selecionar a opção Empresa de grande porte será necessário ter a identificação dos auditores.

Tipo de ECD: Selecione a opção ECD de empresa não participante de SCP como sócio ostensivo, que atualmente é o tipo de ECD que o módulo Contábil Web atende.

Imagem 1 – Geração da ECD

Signatários: Selecione os signatários da empresa responsáveis pelas informações que serão geradas na ECD.

Imagem 2 – Geração da ECD

Auditores: Para empresa de grande porte é obrigatório a identificação dos auditores.

DRE do Último Período – Registro J150

Imagem 3 – Geração da ECD

As informações relativas as demonstrações de resultados do último período informado só não são obrigatórias quando não foi realizado o envio da ECD referente ao período anterior, nos demais casos é obrigatório.

Quando na aplicação Configuração de Demonstrações Contábeis ECD  foi configurado o período de apuração dos valores, será exibida a tela DRE do Último Período – Registro J150 para lançamento dos registros.

Os Meses Configurados são informados na aplicação Configuração de Demonstrações Contábeis ECD  e para a sugestão do Último Período serão exibidos as datas inicial e final do último período gerado, por exemplo:

Exemplo: ECD do período 01/01/2018 à 31/12/2018

Configuração de geração da DRE: Mês Inicial 1 e Mês final 3. 

Dessa forma, o período a ser gerado deverá ser 01/01/2018 a 31/03/2018. A sugestão de último período gerado deverá ser o trimestre anterior a data de início (no caso de apuração trimestral), ou seja, 01/10/2017 a 31/12/2017.

Nota: Os saldos anteriores serão gerados de acordo com os lançamentos existentes no Contábil Web, no caso de uma primeira geração da ECD pelo sistema, essas informações serão geradas com valor zerado, devido a não existência de informações anteriores no sistema. Nesse caso, o cliente deverá realizar a manutenção desse registro diretamente no PVA.

Para alterar as datas sugeridas, clique em Editar.

Geração do Arquivo

Para gerar o arquivo clique no ícone Gerar Escrituração.

Imagem 4 – Geração da ECD

É possível cadastrar um e-mail para notificação do término da geração do arquivo. Para ativar esse recurso, clique em Sim, conforme imagem abaixo.

Imagem 5 – Geração da ECD

No campos Para informe o endereço do remetente do e-mail, o assunto e mensagem.

Imagem 6 – Geração da ECD

Atividades Relacionadas

Atualização para o Leiaute 8 da ECD Web

Atualização para o Leiaute 8 da ECD Desktop

Realizar apuração do IRPJ/CSLL

Realizar o encerramento do exercício

Realizar as configurações das demonstrações contábeis

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