Objetivo
A ECF é uma obrigação acessória que conecta os dados contábeis e fiscais do apuramento do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
O objetivo desse guia é orientar a configuração necessária para geração do arquivo ECF (Escrituração Contábil Fiscal) que é enviado anualmente para o SPED.
Caminho
Módulo Contábil Web > Obrigações Acessórias > Geração da ECF – ABA_00057
Pré-Requisitos e Restrições
Verificar na aplicação Versões, Blocos e Registros – ECF se o leiaute configurado é o último disponibilizado.
Realizar a apuração do IRPJ/CSLL no exercício em que for realizada a geração do arquivo.
Realizar as configurações da aplicação Parâmetros de Tributação da ECF.
Preencher as informações de CNAE e Natureza Jurídica no quadro ECF em Configurações Contábeis.
Caso haja Divergência de Valores entre a ECD e a ECF, uma justificativa deve ser informada para que seja possível realizar a geração dessas informações. Clique aqui e consulte a documentação.
Caso haja existência de arquivo que se destina a receber informações que devam constar na ECF, tais como: laudos, relatórios, etc. Será necessário configurar o registro Y800.
Para consultar o manual de orientação da ECF referente a última versão ou a versão de geração, acesse este link.
Passo a passo
Para gerar o arquivo da ECF, preencha os seguintes campos:
Matriz: Selecione a empresa matriz para geração da ECF.
Ao indicar a empresa Matriz, os campos CNPJ, Nome empresarial e Signatários já serão preenchidos.
Indicador do início do período: Indique o início do período para a geração da ECF.
Indicador de situação especial: Qualquer situação especial que altere o início e final do período para geração da ECF deverá ser informado. Caso não ocorra nenhuma situação especial o indicador deverá ser Normal (Sem ocorrência de situação especial ou evento).
Patrimônio Remanescente (%): Informe o % do patrimônio remanescente em caso de cisão.
Data da Situação Especial: Quando houve uma situação especial (informada no campo ‘Indicador de situação especial’) informe a data em que a situação ocorreu.
Data inicial e Data final: Informe a data de início e fim do período correspondente ao ano-calendário para geração da ECF.
Escrituração Retificadora: Informe se a escrituração é original ou se tem a finalidade de retificar uma escrituração que já foi transmitida.
Quando for uma escrituração retificadora, informe o número do recibo de entrega da última ECF transmitida.
A versão do layout será preenchida de acordo com a data informada nos campos data inicial e final.
Signatários: Os dados dos signatários serão exibidos de acordo com a empresa informada no campo Matriz. Selecione os signatários da empresa responsáveis pelas informações que serão geradas na ECF.
Geração do Arquivo
Para gerar o arquivo clique no ícone Gerar Escrituração.

É possível cadastrar um e-mail para notificação do término da geração do arquivo. Para ativar esse recurso, clique em Sim, conforme imagem abaixo.

No campos Para informe o endereço do remetente do e-mail, o assunto e mensagem.

Verificar Status da Geração

É possível baixar ou deletar o arquivo gerado através dos botões:

Aula Interativa
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