Gerar Lote de Abastecimento Automático

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Gerar os lotes (padrão e modelo) para a sugestão de abastecimento automático.

Caminho

Compras > Administração > Abastecimento automático – MAC00105.

Pré-Requisitos e Restrições

Parâmetros  Dinâmicos Relacionados:

GERA_PEDIDO_AUTO_MODELO;

IND_APROVA_PEDTRANSF_AUTO e o IND_APROVA_PEDEMI_AUTO;

IND_FATURA_PEDEMI_AUTO;

Objetos

SPMAC_GERALOTEABASTECIMENTO

SPMAC_PROCLOTEMODELOABASTEC

Passo a passo

Os lotes de abastecimento automático podem ser de dois tipos:

Lote padrão: Criado manualmente pelo usuário na aplicação MAX00105 – Abastecimento Automático.

Lote modelo: Cria-se manualmente o lote do tipo modelo na aplicação MAX00105, e partir do lote modelo são gerados os lotes automáticos de abastecimento.

Para a criação do lote, tanto padrão como o lote modelo, é necessário configurar algumas informações para identificação e geração do lote.

Configurações para geração do lote padrão e modelo

Imagem 1 – Abastecimento Automático

Descrição dos principais campos utilizados para a geração do lote:

Identificação do lote

– Descritivo: Utilizado para identificação do lote.

– Tipo de lote: Define se o lote criado será o padrão ou modelo.

– Empresas: Define quais empresas serão abastecidas.

Parâmetros para cálculo do lote

Para que o sistema faça a sugestão de abastecimento, também é necessário configurar os parâmetros para cálculo do lote. São eles:

Abastecimento até: Determina o período que será considerado para o abastecimento, podendo ser um período pré determinado (até o fim da semana, mês, etc.) ou com datas personalizadas.

Tipo de média: Define o tipo de média que será considerada para o cálculo do lote. Ao utilizar a opção ‘Período informado’ é habilitado o campo ‘Período para cálculo de média de venda’ para que seja informado o período.

Período para cálculo de média de venda: Este campo fica habilitado quando no campo ‘Tipo de Média’ é selecionada a opção ‘Período informado’. Ao informar um período, a sugestão para o lote de abastecimento considera este período e não mais o número de dias considerado para o cálculo da média de venda,  definido na aplicação ‘Divisão de Negócio‘.

Incremento de média: Utilizado para acrescentar um percentual na média de venda considerada para a sugestão de abastecimento.

Considera estoque mínimo e máximo: Ao selecionar esse campo, deve-se informar qual parâmetro (podendo ser mais de um) será considerado para o cálculo  da sugestão por mínimo e máximo:

Mínimo e máximo quantidade

Mínimo e máximo dias de venda: podendo considerar somente os dias de venda.

Mínimo e máximo ponto extra

Classe de abastecimento + ponto extra

Considera estoque negativo na loja: Quando marcado, gera o abastecimento dos itens negativos na loja, nesse caso, gera uma quantidade para cobrir o negativo e também a quantidade sobre a média de venda.

Apenas itens com estoque suficiente: Quando marcado indica que a sugestão considera somente os itens que tenham estoque na empresa abastecedora.

Utiliza maior sugestão entre as fórmulas: Este campo depende da ativação de parâmetro, para mais informações consulte o item ‘Maior sugestão entre as fórmulas‘.

Utiliza sugestão adicional promocional: Consulte o item ‘Sugestão adicional promocional‘.

Data base sugestão terceiros: Consulte o item ‘Sugestão de terceiros‘.

Agenda de geração

A agenda é utilizada somente para lotes do tipo modelo. Marque os dias e horários que deseja gerar os lotes automáticos de abastecimento.

Incluindo lote de abastecimento no sistema

Após definir as configurações e parâmetros para cálculo do lote, é necessário adicioná-lo no sistema, para essa ação utilize o botão ‘Incluir’ (atalho F4).

Filtros para seleção de produtos

A tela de filtros é aberta logo após incluir o lote no sistema (procedimento descrito acima). Também pode ser aberta ao clicar no botão ‘Filtros’ localizado na barra de ferramentas.

Aba: Filtros

Depois de adicioná-lo a aba ‘Produtos’ fica habilitada para que sejam configurados os filtros para a seleção dos produtos que irão compor o lote de abastecimento.

Diversos filtros como: Fornecedores, Marcas, Gôndolas, Categoria, são exibidos para a seleção dos produtos.

Ao clicar no campo ‘Abastecimento’ abre a tela com as opções para selecionar como será feito o abastecimento dos produtos nas lojas, como por exemplo: Compra central entrega empresa, Compra central entrega central, Interno pelo CD, etc.

Imagem 2 – Abastecimento Automático

Aba: Opções

Na aba ‘Opções’ são exibidos outras opções de filtros que podem ser considerados para a seleção de produtos do lote, como por exemplo, como irá considerar o estoque de origem do produto ou como irá considerar o estoque em dias, etc.

Imagem 3 – Abastecimento Automático

Geração dos Pedidos

Para informações sobre como gerar os pedidos, consulte este link.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil