Gerar Lote para Cotação Atacadista

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Gerar o lote com os produtos, fornecedores e atacadistas que irão participar do processo de cotação atacadista.

A lista de cotação gerada na aplicação gerenciador de compras, utiliza as métricas para sugestão de compras e pode ser gerada para um grande volume de produtos.

Caminho

Max Compra > Administração > Gerenciador de Compras – MAC00100.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter cadastrado as tributações.

Ter definido o custo do fornecedor na tabela de custo.

Cadastros Relacionados

É necessário fazer o vínculo do usuário que utilizará o gerenciador de compras com o comprador (cadastro do comprador), procedimento realizado na aplicação ‘Configuração de Usuários’ (Max Compra > Administração > Configuração de Usuários).

Nota: Aplicação Configuração de Usuários

As configurações do usuário referentes ao ‘Tipo de custo a mostrar’ e ‘Embalagens (informações de estoque)’, ‘Compra – advertência de recebimento’ e ‘Compra – obervações’, são as que  influenciam nas rotinas da aplicação gerenciador de compras.

O parâmetro ‘POPULA_COMPR_USUARIO’ pode ser configurado para trazer como default o comprador associado ao usuário logado na aplicação.

Passo a passo

Principais Parametrizações para a Geração do Lote para Cotação Atacadista

1.Para a digitação do lote é necessário definir as informações principais, tais como, ‘Descritivo’, ‘Comprador’.

No campo ‘Tipo Pedido’ selecione a opção ‘Cotação’.

Para selecionar as Empresas e Fornecedor, clique nos respectivos botões e selecione os registros desejados.

2. Informe o prazo para pagamento

Nota: Prazo de pagamento

Os campos dessa área indicam qual será o prazo de pagamento para o lote, podendo utilizar o prazo de pagamento definido na tabela de custo do fornecedor ou pode ser configurado um prazo específico.

3. Informe a data para o recebimento dos produtos

Nota: Recebimento

Normalmente o campo ‘Recebimento em’ já virá preenchido conforme o cadastro do fornecedor selecionado no campo ‘Fornecedor’.

Critérios emissão vendas e Critério emissão compras: Ao clicar nos respectivos botões, é exibida a tela para configurar o critério considerado para exibir no lote, as informações sobre a quantidade de venda/compra referentes ao período considerado como critério. As informações serão exibidas na tela de ‘produtos do lote’. A utilização desses campos é opcional.

4. Configure as métricas que serão utilizadas para a sugestão de compra.

Os campos da área ‘Sugestão’ são utilizados de acordo com a operação de cada cliente. Abaixo estão detalhados os principais campos que influenciam no cálculo da sugestão de compra.

Abastecimento até: Indica o período que deverá ser considerado para a sugestão da compra, ou seja, a sugestão de compra para o lote deverá abastecer até o fim da semana, fim do mês, etc.

Existe também a opção de considerar o abastecimento utilizando a soma do Prazo médio de visita do fornecedor + o prazo de entrega do fornecedor + o prazo médio de atraso, nesse caso, o sistema verifica no cadastro do fornecedor quais são esses prazos e calcula os dias de abastecimento baseado na soma dos prazos.

Período para cálculo da média de venda: O número de dias considerado para o cálculo da média de venda é configurado no cadastro da divisão, porém, o preenchimento desse campo irá sobrepor a configuração do cadastro da divisão, ou seja, para o lote de compra será considerado o período informado nesse campo. Para manter a parametrização da divisão, utilize a opção ‘Média Geral Atual’.

Prazo adicional de cobertura: Essa opção é utilizada para aumentar os dias de abastecimento ou considerar  o que esta definido no cadastro do fornecedor.

Incremento média de venda: Utilizado para aumentar ou reduzir a média de venda do produto modificando a sugestão conforme o valor informado (em percentual). Para reduzir informe o sinal de negativo (-) . Preenchimento opcional.

Tipo de média de venda: Indica o tipo de média que será considerada no cálculo da média de venda, ou seja, será a média normal, média de venda do produto em promoção, exceto promoção ou a média de venda dentro de um período informado.

Nota: Média de Venda

A média de venda exibida na aplicação ‘Consulta produtos‘ sempre considera a quantidade de dias informada no parâmetro ‘Número de dias para cálculo de média de venda’ na aplicação ‘Divisão de Negócio‘.

Utiliza nati morto: Indica se utilizará o controle de vencimento de mercadoria na sugestão de compra e o tipo de controle que será utilizado. Preenchimento opcional. Para informações sobre o recurso nati morto, acesse este link. 

Considera o Estoque da Empresa Central Abastecedora na Sugestão de Compra: Quando marcado o sistema verificará o estoque da empresa central abastecedora para fazer a sugestão de compras. Se a empresa tiver o estoque suficiente para abastecer as lojas incluídas no lote, não será gerada sugestão de compra para as lojas.

Incorpora na Empresa Abastecedora a Sugestão de Compra das Lojas: Quando marcado o sistema considera a sugestão de compra das lojas incluídas no lote mas gera o pedido de compra e a entrega dos produtos somente para a empresa abastecedora.

Restringe Empresa Loja: Quando marcado será gerado o lote de compra, porém as quantidades de compra dos produtos serão informadas pelos usuários de cada loja. Nesse caso, o usuário da loja só visualizará as informações da sua respectiva loja.

Utilizar o conceito de fórmula baseado na somatória das sugestões de compra: Ao marcar esse campo serão habilitadas as opções: Consolidado e Por Empresa.

Consolidado: Ao marcar essa opção o sistema soma todas as sugestões de compra das lojas do lote em uma única empresa (empresa central de compra), possibilitando realizar a compra para uma única empresa, porém considerando a necessidade de todas as lojas do lote. Para que o sistema gere um único pedido de compra é necessário marcar a opção ‘Incorpora na Empresa Abastecedora a Sugestão de Compra das Lojas’.

Por empresa: Ao marcar essa opção o lote de compra é gerado para cada empresa do lote, possibilitando a análise da quantidade sugerida e a digitação das quantidades de compra loja a loja.

Pendências Sugestão de Compra – Lojas e Sugestão de Compras – Central Abastecedora

Nessa área são exibidas algumas opções de filtros que, quando marcados, são aplicados para o cálculo da sugestão de compra, dessa forma, o sistema poderá considerar os saldos pendentes a receber/expedir tanto das lojas como da central abastecedora, bem como as quantidades de estoque disponíveis e quantidades a comprar dos lotes em aberto.

Nota: Considerar Pendências no Lote 

Existem parâmetros dinâmicos que podem ser habilitados para que os filtros de pendências venham marcados como default na tela do gerenciador de compras.

5. Informe o(s) atacadista(s).

Após incluir o lote no sistema, será exibida a mensagem ‘Deseja selecionar os atacadistas?’.

Clique em ‘Sim’ e na tela ‘Pesquisa de Atacadistas’ pesquise o(s) atacadista(s).

Selecione o(s) atacadista(s) e clique em ‘Retornar’.

Outra opção para incluir o atacadista é utilizar o botão ‘Cotação’.

Clique no botão ‘Cotação’, em seguida, clique em ‘Atacadista’. Para pesquisar um atacadista clique no ícone ‘Visualizar em Tabela’.

Na tela ‘Pesquisa de Atacadistas’ pesquise o(s) atacadista(s).

Selecione o(s) atacadista(s) e clique em ‘Retornar’.

Imagem 1 – Gerenciador de Compra

Filtros do Lote Cotação

Ao incluir o lote será exibida a tela para adicionar filtros ao lote, ou seja, poderão ser adicionados outros fornecedores ao lote, ou produtos de marcas ou categorias específicas, entre outros.

Na aba ‘Opções’ são exibidas outros filtros para os produtos do lote, tais como, considerar somente produtos ativos para compra, entre outros.

Todos os campos da tela ‘Filtros para seleção de produtos’ são opcionais.

Imagem 2 – Gerenciador de Compra

Gerando Lista para Cotação

Na aba ‘Produto’ serão exibidos os produtos do lote com suas respectivas sugestões de compra.

Para gerar a lista para a cotação clique no botão ‘Gera Ped Cotações’.

Será exibida a mensagem para confirmar a geração da cotação. Clique em ‘Sim’ para confirmar a geração.

Imagem 4 – Gerenciador de Compra

Na tela ‘Pesquisa de Cotações de Atacadistas’ é possível selecionar lotes de cotação gerados anteriormente para juntar ao novo lote, gerando uma cotação com vários lotes. Para utilizar esse recurso, clique sobre o registro desejado, e, em seguida, clique no ícone para ‘Retornar’.

Imagem 5 – Gerenciador de Compra

Utilizando Lista no Cotação Atacadista

Para visualizar a lista criada por meio do lote de cotação, acesse ‘Compras > Atacado > Lista para Cotação’. Na descrição da lista terá o número do lote. Exemplo: ‘Cotação Gerenc de Compras Lote 20409’.

Imagem 6 – Gerenciador de Compra

Atividades Relacionadas

Criar Lista para Cotação – Cotação Atacadista Web

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil