Processo de Abastecimento Automático

Filtros


Atalhos para busca

Conceito

As empresas, de modo geral, possuem uma ou mais Empresa Central Abastecedora, bem como filiais e/ou empresas coligadas; O controle de algumas operações ocorre na Central Abastecedora, como é o caso do Abastecimento Automático.

O Abastecimento Automático é um processo de monitoramento de estoque de forma centralizada.

O processo inicia-se na compra ou aquisição das mercadorias pela Central Abastecedora, centralizando seu recebimento e sua gestão. A partir do Abastecimento Automático é feito o controle/gerenciamento das mercadorias que serão redistribuídas entre as filiais e/ou coligadas de acordo com a necessidade de cada uma.

Dessa forma, o Abastecimento Automático funciona a partir da configuração de métricas de sugestão de cálculo que verificam a quantidade de produtos presentes no ESTOQUE das filiais e/ou coligadas e, havendo necessidade, o Abastecimento Automático gerencia a REPOSIÇÃO das mercadorias nas filiais e/ou coligadas através da geração dos pedidos a expedir e a receber de forma automática.

No momento em que o pedido é feito juntamente com o processo de expedição, e após ser realizado o faturamento, o sistema gera a nota para as filiais e/ou coligadas liberando o recebimento.


Fluxo do Processo

Acesse este link: Processo Abastecimento Automático.


Premissas

Para a execução do processo de abastecimento automático é necessário a definição e configuração do tipo de métrica utilizada para a sugestão de abastecimento.

O ERP Consinco, utiliza para sugestão os seguintes as seguintes métricas:

Clique nos link para visualizar a documentação de cada métrica.

Média de venda

Mínimo e máximo em quantidade

Mínimo e máximo quantidade ponto extra

Mínimo e máximo em dias de venda

Classificação de abastecimento

Classificação de abastecimento por dias de semana

Classificação de abastecimento por sazonalidade diária

Classificação dias de compra/abastecimento

Sugestão de abastecimento para depósito fechado/secundário

Sugestão de terceiros

Estoque mínimo de segurança

Maior sugestão entre as fórmulas

Sugestão adicional promocional

Ponto extra

Classe de abastecimento + máximo ponto extra


Etapas do Processo

Geração do lote para abastecimento automático

O ERP Consinco possui dois tipos de lotes:

Lote padrão: O usuário configura os parâmetros para cálculo da sugestão de abastecimento, gera o lote e analisa a sugestão de abastecimento podendo acatar a sugestão ou ajustá-la conforme necessidade.

Lote modelo: O usuário configura os parâmetros para cálculo da sugestão de abastecimento e agenda para geração do lote. O sistema gera os lotes de abastecimento seguindo a agenda definida para geração e os parâmetros definidos para o cálculo definidos no lote modelo.

Os lotes gerados automaticamente, a partir do lote modelo, não requer intervenção do usuário para geração do lote, o sistema também possui recursos (parâmetros e objetos) que quando configurados podem automatizar a geração e aprovação de pedidos de transferência e faturamento do pedido de venda, gerando a nota de saída de transferência, deixando o processo totalmente automático.

Para informações sobre como gerar o lote de abastecimento automático, acesse este link.

Geração dos pedidos a expedir e a receber

Após análise do lote é necessário gerar os pedidos a expedir e a receber.

Para o lote do tipo modelo, ao ativar o parâmetro GERA_PEDIDO_AUTO_MODELO, os pedidos são aprovados automaticamente.

Para informações sobre como gerar os pedidos a expedir e a receber, acesse este link.

Aprovação dos pedidos de transferência

Quando a empresa trabalha com aprovação de pedidos de transferência, após a geração dos pedidos, eles precisam ser aprovados.

Ao ativar os parâmetros IND_APROVA_PEDTRANSF_AUTO e o IND_APROVA_PEDEMI_AUTO os pedidos serão aprovados automaticamente, logo após sua geração.

Para informações sobre como aprovar os pedidos de transferência, acesse este link.

Roteirização / Geração da Carga de Expedição

Nessa etapa é feita a roteirização e geração da carga de expedição, para os clientes que não utilizam a roteirização, a carga de expedição pode ser gerada nas aplicações ‘Geração de Cargas por Cliente‘ ou ‘Gera Carga de Expedição do Pedido‘.

Conferência de carga de expedição

Após a roteirização/geração da carga de expedição, é executada a conferência da carga de expedição, essa etapa é opcional. Para os clientes que optarem em realizá-la, o ERP Consinco possui os seguintes recursos:

Conferência de expedição por processos de RF

Conferência de expedição por processos do Locus

Conferência de expedição por processos comerciais (SM): Utilizando a aplicação ‘Conferência de Itens das Cargas de Expedição‘.

Faturamento

Com a aprovação dos pedidos de transferência, o pedido de venda é gerado automaticamente, ficando disponível para ser faturado.

Ao ativar o parâmetro IND_FATURA_PEDEMI_AUTO, o pedido de venda é faturado automaticamente.

Ao optar por fazer o faturamento manual, ou seja, direto na aplicação, os pedidos podem ser faturados de três formas, ficando a critério do cliente definir qual o melhor procedimento para a sua operação:

Faturamento do pedido de venda

Faturamento do pedido pelo venda balcão

Faturamento de carga : Ao optar por fazer o faturamento pela carga, é necessário realizar os procedimentos para gerar a carga de expedição, podendo ou não realizar a roteirização.

Entrada da nota fiscal

Para que a nota fiscal seja gerada automaticamente ficando disponível na aplicação ‘Recebimento de notas’ para que sejam realizados os procedimentos de entrada da nota, é necessário habilitar o parâmetro ‘Recebe Entrada Automática das Transferências’ da aplicação ‘Parâmetros da Empresa‘.

Quando o parâmetro ‘Recebe Entrada Automática das Transferências’ estiver desativado, deve-se gerar a entrada automática de transferência, nesse caso, a nota fica disponível na aplicação ‘Entrada Automática de Transferência‘.


Processos Relacionados

Recebimento

Expedição

Faturamento

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil