Processo para Definição do Custo do Fornecedor

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Conceito

A definição do custo do fornecedor refere-se ao custo base do produto, ou seja, o custo negociado com o fornecedor.

Esse custo pode ser informado na tabela de custo do fornecedor, aplicando os acréscimos e descontos provenientes da negociação e da incidência de impostos, ou pode ser aplicado manualmente, no momento da geração do pedido de compras, realizado na aplicação ‘Manutenção de Pedidos’.

Fluxo do Processo

Para visualizar o fluxo do processo, clique na imagem abaixo ou acesse este link.

Premissas

Ter configurada as informações referentes aos cadastros estruturais do ERP Consinco (família, produto, divisão, comprador, empresa, etc).

A tributação do fornecedor deve estar configurada e atualizada para que os impostos sejam aplicados sobre o custo base.

Etapas do Processo

A definição do custo é realizada na negociação entre comprador e fornecedor, após definirem o valor do custo base, este deve ser informado no sistema.

Definição de Custo do Fornecedor

A definição do custo do fornecedor pode ser realizada utilizando a aplicação ‘Tabela de Custo de Fornecedor’, ou pode ser feita na aplicação ‘Manutenção de Pedido’.

Nota: Antes de informar o custo é necessário que a tributação do fornecedor esteja configurada e atualizada .
Tabela de Custo de Fornecedor

A tabela de custo é utilizada quando, no processo de compras, o pedido é gerado pela aplicação ‘Gerenciador de Compras’, dessa forma o sistema aplica os valores do custo base, impostos e descontos da tabela de custo na geração do pedido de compra.

A atualização da tabela de custo também pode ser realizada por meio da importação de um arquivo .txt com os valores informados pelo fornecedor.

Para conhecer os recursos da aplicação ‘Tabela de Custo de Fornecedor’, clique neste link.

Manutenção de Pedidos

O custo do fornecedor é informado na aplicação ‘Manutenção de Pedido’ quando, no processo de compras, o pedido é gerado de acordo com a necessidade de compra esem a análise do custo negociado com o fornecedor.

Agenda Fornecedor

O ERP Consinco possui recurso para agendar as visitas dos fornecedores. Por meio da agenda também é possível visualizar as ocorrências do fornecedor, títulos em abertos e produtos que estão no local estoque troca.

Para mais informações, acesse as documentações das aplicações ‘Agenda Fornecedor’ e ‘Grade de Agendamento’.

Aprovação Tabela de Custo

A etapa de aprovação acontece somente quando a atualização do custo do fornecedor é feita na tabela de custo, nesse caso, a alteração de custo fica pendente na aplicação ‘Aprovação da Tabela de Custo’ até ser aprovada, caso contrário, o custo válido permanece o custo anterior a alteração.

Situações em que a atualização de custo fica pendente de aprovação:

  • Quando configurado o parâmetro UTIL_APROVACAO_TABELA.
  • Quando o ultrapassar o % Máximo de Variação definido no cadastro do comprador.

Para conhecer os recursos da aplicação ‘Aprovação da Tabela de Custo do Fornecedor’ acesse este link.

Processos Relacionados

Tributação

Pedido de Compras

Acordo Promocional

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