Processo Pedido de Compras

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Conceito

O pedido de compra formaliza quais foram os produtos, quantidades, preços, condições de pagamento e recebimento acordados com o fornecedor.

O processo de pedido de compras do ERP Consinco possui vários métodos de sugestão de compra que auxiliam o comprador na negociação dos produtos para revenda.

Também possui recursos que garantem um maior controle na aquisição dos produto, tais como, fluxo de caixa comercial, controle de orçamento de compra, limite de compra, aprovação de pedido e controle de pendências nas quantidades a expedir e a receber.


Fluxo do Processo

Para visualizar o fluxo do  processo para o pedido de compra e o diagrama com os recursos do ERP Consinco para cada etapa do processo, acesse este link.

Processo:

Diagrama:


Premissas

Ter cadastrado as tributações.

Quando o pedido é gerado por lote (aplicação Gerenciador de Compra) é necessário ter realizado o processo de definição de custos. 


Etapas do Processo

Geração do Pedido de Compra 

Aplicações que geram pedido de compra

Aplicação Manutenção de Pedidos

Esta aplicação é utilizada para digitação de pedido de compra para uma única empresa e para a manutenção do pedido de compra gerado em outras aplicações.

Tipos de pedidos gerados na aplicação ‘Manutenção de Pedido’:

Bonificação com Incidência de Custo: Utilizado quando o pedido de compra é gerado com bonificação para rebaixa de custo.

Bonificação sem Incidência de Custo: Utilizado quando o pedido de compra é gerado com bonificação, porém não há rebaixa de custo.

Compra: Utilizado para atender necessidades de compras pontuais, que não precisam utilizar as métricas de sugestões de compras.

Importação Direta: Utilizado quando o pedido de compra é gerado para fornecedores estrangeiros.

Transferência a Expedir: Utilizado para a geração de pedidos de transferência de produtos entre as lojas. Nesse caso o pedido é gerado para várias empresas.

Aplicação Gerenciador de Compras

Esta aplicação é utilizada para geração de lote de compra, possibilitando realizar a compra para várias empresas de uma única vez. No lote de compra é possível aplicar as métricas de sugestões de compras, permitindo analisar critérios como quantidade sugerida para compra, quantidade mínima  para compra, quantidade de estoque na empresa central, estoque na loja, estoque em dias, entre outros.

Para conhecer os recursos da aplicação Gerenciador de Compras, acesse este link.

Módulos que Geram Pedidos de Compra

Cotação Atacadista

Cotação Atacadista é um módulo destinado para a cotação dos produtos para revenda com fornecedores e atacadistas. Além da cotação o sistema também executa a geração dos pedidos de compras para os fornecedores ganhadores da cotação.

Compras FLV Mobile

O Compras FLV Mobile é um aplicativo destinado para a compra de produtos de FLV (frutas, legumes, verduras). As informações de compras são inseridas no aplicativo e os pedidos de compra são gerados a partir da execução de um Job.

Para consultar a documentação do FLV Mobile, acesse este link.

Importação Direta

O módulo de importação direta é destinado para a compra de produtos de fornecedores estrangeiros.

Aprovação dos Pedidos de Compra

Essa etapa pode ou não ser executada, depende da configuração de parâmetros que quando habilitados exigem que o pedido de compra ou os itens do pedido passem por aprovação.

Situações em que o pedido de compras fica pendente para aprovação:

  • Quando utiliza controle de fluxo de caixa comercial

O fluxo de caixa comercial é um recurso para administrar o orçamento de compra dos produtos para revenda, controlado a partir da definição de uma meta de compras destinada para as empresas. Dessa forma, o valor do pedido de compra de determinada empresa não poderá ultrapassar o valor da meta, caso ultrapasse, o pedido poderá ser bloqueado ou ficar pendente de aprovação.

Para conhecer o recurso do fluxo de caixa comercial, acesse este link.

  • Quando utiliza limite de compra

Quando a empresa trabalha com o recurso do limite de compra, o sistema verifica o saldo e o período do limite de compra cadastrado para os compradores. Quando o saldo exceder o limite cadastrado ou quando o período do limite chegar ao final, o pedido de compra ficará pendente de aprovação.

Para conhecer o recurso do limite de compra, acesse este link.

  • Quando há títulos vencidos do fornecedor

Dependendo da configuração de parâmetro dinâmico o pedido de compra para o fornecedor que possui títulos vencidos ficará pendente de aprovação.

Parâmetros utilizados:

VERIF_TIT_VENC_GERA_PEDIDO: Verifica na geração do pedido de compra se o fornecedor possui título vencido podendo bloquear a geração do pedido ou enviá-lo para aprovação na aplicação ‘Aprovação Pedido de Compra’.

EMP_TIT_VENC_FORNEC_DATA_BASE: Define as empresas que serão consideradas para verificar os fornecedores com títulos vencidos por data base.

Empresas da divisão da empresa do pedido.

Empresa do pedido.

Todas as empresas.

Aprova Compras Fornecedor com Títulos Vencidos (Max Cadastro > Cadastro > Divisão).

  • Valor mínimo para pedido de compra

Quando existe a parametrização para valor mínimo do pedido de compra, ao digitar um pedido de compra abaixo do valor mínimo parametrizado para determinado fornecedor, o pedido só será gerado após passar por aprovação.

O recurso do valor mínimo para o pedido de compra é configurado pelos parâmetros:

‘DET_REGRA_BLOQ_PED_MIN’.

‘BLOQ_PED_MIN_CADASTRO_FORNE’.

Max Cadastro > Cadastros > Fornecedor > Divisão > Valor Mínimo Pedido de Compra.

Aplicações para aprovação do pedido de compra

Aprovação de Pedidos de Compra

Essa aplicação é utilizada quando o pedido de compra fica pendente pelos seguintes motivos:

  • Quando utiliza a aprovação de pedido para limite de compra.
  • Quando o fornecedor do pedido possui título vencido.
  • Quando utiliza o valor mínimo para pedido de compra.
  • Quando utiliza o controle do fluxo de caixa comercial.
  • Quando consiste o pedido onde o fornecedor tenha estoque tipo troca.

Para conhecer os recursos dessa aplicação clique neste link.

Aprovação de Pedidos de Transferência (Transferência após Recebimento)

O pedido de compra com transferência após recebimento fica pendente nessa aplicação quando o parâmetro para aprovação automática dos pedidos de transferência não está habilitado.

Para conhecer os recursos dessa aplicação clique neste link.

Avaliação de Itens Pendentes para Compras

Os itens dos pedidos de compra que excederam o limite de compra configurado nos parâmetros da empresa e no cadastro do comprador, ficam pendentes nessa aplicação.

Para conhecer os recursos dessa aplicação clique neste link.

Aprovação de Itens Pendentes

Os itens dos pedidos de compra que excederam o limite de compra configurados por  empresa/ comprador, região/comprador ou comprador/fornecedor/categoria, ficam pendentes nessa aplicação.

Para conhecer os recursos dessa aplicação clique neste link.

Cancelamento do Pedido de Compra

Aplicações para Cancelamento do Pedido de Compra

Cancelamento de Pedido em Aberto

Aplicação: Cancelamento (MaxCompras > Pedido de Compra > Cancelamento – MAC00502).

Manutenção de Pedido

Aplicação: Manutenção de Pedido (MaxCompras > Pedido de Compra > Manutenção – MAX0082).

Por Job

Nesse caso o cliente define quais critérios serão utilizadas para o cancelamento do pedido e o JOB será configurado de acordo com a condição solicitada pelo cliente.

Consulta de Pedido de Compra

Os pedidos de compra podem ser consultados na aplicação ‘Consulta Pedidos de Suprimentos’ (Max Compra > Pedido de Compra > Consulta – MAX0026). Essa aplicação disponibiliza diversos filtros que podem ser utilizados para consultar os pedidos, tais como, tipo de pedido, empresa, número do pedido, comprador, situação (abertos, recebidos, cancelados), entre outros.

EDI

O EDI (Electronic Data Interchange – Intercâmbio Eletrônico de Dados) é um recurso que facilita o envio do pedido de compra para o fornecedor. Com a configuração do EDI o pedido de compra é gerado em um arquivo ‘.txt’ que é enviado por e-mail para o fornecedor.

Para utilizar  o EDI, na geração do pedido de compra deve ser marcada a opção para gerar EDI.

Parâmetro para utilização do EDI:

GERA_EDI_FORNEC

Aplicações utilizadas para o cadastro do EDI:

Os layouts de EDI são cadastrados na aplicação ‘Cadastro de EDI’ (Max Parâmetro > Parâmetros > Cadastro de EDI – MAX00800).

O caminho do EDI geral da empresa é informado na aplicação ‘Software Integração’ (Max Parâmetro > Loja > Software Integração – MAX0155).

O caminho do EDI do fornecedor é informado na aplicação ‘Cadastro do Fornecedor’ (Max Cadastro > Cadastro > Fornecedor > EDI – MAX0055).


Processos Relacionados

Custo do Fornecedor

Cotação Atacadista Web

Compras FLV Mobile

Seleção Inversa

Abastecimento Automático

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