Reajuste por Índice Financeiro

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Utilizar nos contratos de fidelidade de Evento com Valor Fixo e Contrato de Verba (aba: Verba) o  reajuste por índice financeiro.


Premissas

Os índices financeiros devem ser cadastrados no módulo ‘Gestão de Contrato’ em Acrux Web > Acrux SM > Gestão de Contratos > Cadastro de Indicadores Financeiros.

Os valores dos indicadores financeiros podem ser cadastrados ou importado do Banco Central em Acrux Web > Acrux SM > Gestão de Contratos > Cadastro Variações Indicador Financeiro.

Parâmetros

Parâmetros Dinâmicos – Max Parâmetro > Dealer > Parâmetros Dinâmicos

INDFINAN_REAJ_CONTRATO – Informar qual indicador financeiro será utilizado para o reajuste do contrato de fidelidade quando prorrogado. Ex: IGPM, INPC, IPCA.

MES_INDICE_REAJ_CONTRATO: Definir o mês que será considerado para o valor do índice financeiro, se será no vencimento do contrato ou data da renovação.

APLIC_REAJ_CONTRATO: Informar em que momento será aplicado o reajuste do contrato, se será na renovação do contrato ou na duplicação do contrato.

INF_QTD_REAJ_INDFINAN: Informar a quantidade de reajuste que poderá ser aplicado no contrato de fidelidade.


Passo a passo

Ao utilizar os recursos de ‘Duplicar’, ‘Prorrogação’ ou na ‘Renovação Automática’ dos contratos de Evento Valor Fixo (aba Eventos) ou Verba (aba Verba), os contratos serão reajustados de acordo com o índice financeiro cadastrado no parâmetro ‘INDFINAN_REAJ_CONTRATO’.

Esse recurso poderá ser utilizado na inserção de um novo contrato, para contratos ativos e aprovados. Para utilizá-lo é necessário configurar o parâmetro dinâmico ‘INDFINAN_REAJ_CONTRATO’ com o indicador financeiro que será utilizado, como por exemplo ‘IGPM’. Dessa forma, na aplicação ‘Manutenção de Contrato’, aba ‘Fornecedor’, será visualizado o campo ‘Reajusta contrato com base no IGPM’ que deverá ser marcado. Conforme indicado na imagem abaixo.

Nota: O campo ‘Reajusta contrato com base no …’ será exibido de acordo com o indicador financeiro configurado no parâmetro dinâmico ‘INDFINAN_REAJ_CONTRATO’.

O parâmetro dinâmico ‘MES_INDICE_REAJ_CONTRATO’ define o mês que será considerado para o valor do índice financeiro, ou seja, quando configurado a opção ‘V’ o reajuste será com base no vencimento do contrato, se configurado a opção ‘A’, será com base na data da renovação do contrato.

O parâmetro dinâmico ‘APLIC_REAJ_CONTRATO’ informa em que momento será aplicado o reajuste do contrato, ou seja, quando configurado com a opção ‘R’, será feito o reajuste dos valores somente quando utilizar a ‘Prorrogação’ e ‘Renovação automática’. Quando configurado com a opção ‘D’ será feito somente na duplicação do contrato, procedimento feito por meio do botão ‘Duplicar’. Quando configurado com a opção ‘A’ será feito o reajuste dos valores em todos os procedimentos: duplicação, prorrogação e renovação automática.

O parâmetro dinâmico ‘INF_QTD_REAJ_INDFINAN’ define se o reajuste financeiro poderá ser feito somente 1 vez por ano por contrato ou toda vez que fazer a prorrogação ou duplicação do contrato. Caso o parâmetro esteja configurado para considerar apenas 1 vez no ano, ao realizar a operação mais que uma vez é apresentado mensagem alertando que a duplicação não sofrerá reajuste pois foi atingida a quantidade máxima de reajuste.


Processos Relacionados

Contrato de Fidelidade

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil