Cadastrar Fornecedor

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Objetivo

Instruir os usuários quanto a realização do cadastro do fornecedor, podendo este ser definido como: Distribuidor, Indústria ou Prestador de Serviços.


Caminho

Módulo Cadastro > Cadastro > Fornecedor – MAX0055.


Pré-Requisitos e Restrições


Passo a passo

Aba Geral

Acesse: Módulo Cadastro > Cadastro > Fornecedor – MAX0055.

Abaixo estão detalhados os principais campos utilizados para cadastrar um fornecedor.

Fornecedor: Todo fornecedor deve primeiramente ser cadastrado como pessoa. O cadastro de pessoa é realizado no módulo Pessoa > Manutenção de pessoa.

Informe no campo Fornecedor o código do fornecedor que receberá as configurações ou clique no ícone Visualizar em Tabela <F7> para pesquisar um registro.

Imagem 1 – Cadastro do Fornecedor

Clique no botão Incluir <F3>.

Marque qual é o tipo de fornecedor:

  • Distribuidor
  • Indústria
  • Prestador de Serviços: Essa opção geralmente é utilizada para processos do módulo orçamento, não é utilizada nos processos comerciais (compra e venda).
Imagem 2 – Cadastro do Fornecedor

Para fornecedores classificados como microempresa, marque o campo Micro Empresa – Simples Nacional.

Imagem 3 – Cadastro do Fornecedor

Selecione o tipo de Frete utilizado para o fornecedor, as opções mais utilizadas são:

  • CIF: Quando a responsabilidade do pagamento do frete é do próprio fornecedor.
  • FOB: Quando a responsabilidade do pagamento do frete é da empresa. Nesse caso, é necessário um documento fiscal de conhecimento de transporte.
Imagem 4 – Cadastro do Fornecedor

Selecione o tipo de código que será utilizado para buscar o produto no XML, durante o processo de entrada de nota fiscal.

Os códigos utilizados são:

  • Código do fornecedor.
  • EAN/DUN.

Finalizadas as configurações, clique no botão Atualizar <F4>.

Aba Divisão

Ainda no cadastro do fornecedor, há a aba de divisão para informar o comprador, o prazo para pagamento, regime de tributação, entre outros. Ao incluir um fornecedor devem ser parametrizadas as divisões de negócio (empresas que estiverem relacionadas) que poderão comprar desse fornecedor e cada divisão possuíra regras específicas de negociação.

Abaixo segue a descrição dos principais campos a serem considerador no preenchimento da divisão de negócio que atuará com o fornecedor.

Imagem 5 – Cadastro do Fornecedor

Acesse a aba Divisão.

Clique no botão Criar nova linha <Ins>.

Divisão: Selecione a divisão de negócio em que o fornecedor atuará.

Comprador: Selecione o comprador padrão para o fornecedor.

Forma de Pagamento: Informe qual será a forma de pagamento aplicada ao fornecedor.

Prazo de Pagamento: Informe a quantidade de dias para vencimento do título do fornecedor. Os números devem ser informados separados por barra (/). Por exemplo: 30/60.

Data base vencimento: Selecione qual a data será considerada para o pagamento ao fornecedor: Data emissão da nota fiscal, Data de entrada da nota fiscal ou Data de saída da nota fiscal.

Prazo média entrega: Informe a quantidade de dias em que o fornecedor entrega a mercadoria.

Prazo médio entrega atraso: Informe a quantidade de dias que o fornecedor atrasa a entrega da mercadoria.

Prazo médio visita: Informe a quantidade de dias em que é feita a compra com o fornecedor.

Nota: Essas 3 informações Prazo de entrega, atraso e visita são utilizadas para sugestão de compra. Interfere nos pedidos de compras gerados nas aplicações Gerenciador de compras e Manutenção de pedido.

% Desconto acordo financeiro: Informe o percentual desconto financeiro negociado com o fornecedor.

Nota: O sistema verifica as informações de desconto e prazo de pagamento primeiro na aplicação Tabela de custo, se não encontrar tais informações, utilizará os dados informados na aplicação  Cadastro do Fornecedor.

Status: Para que as informações sejam utilizadas nos processos do ERP Consinco o status deverá ficar como Ativo.

Liberação de Compra com Justificativa: Selecione o comportamento a ser adotado pelo sistema nas operações de compra deste fornecedor na divisão referente à linha selecionada, no que se refere à liberação de compras com justificativa, podendo ser: Liberado, Bloqueado, ou Pendente Aprovação.

Valor Mínimo: Informe o valor mínimo de compra estabelecido para o fornecedor.

Tipo Vlr. Mínimo: Selecione o critério para valor de mínimo de compra que o fornecedor em questão pratica nas operações, podendo ser o valor Líquido da compra ou o valor Bruto.

ABC: Definição da classificação de impacto e importância dos produtos do fornecedor em questão, podendo ser, em ordem decrescente de importância: A, B ou C.

Canc. Pend Pedido: Ao marcar essa opção é possível cancelar os pedidos automaticamente através de job. As regras para cancelar o pedido deverão ser configuradas no job, este executará o cancelamento de acordo com as regras definidas pelo cliente. Somente a configuração do campo não executa o cancelamento.

Exig Tabela Custo: Ao marcar essa opção, se não houver tabela de custo valida não é possível digitar pedidos de compra.

Consiste Qtde e Valor Recebto NF: Ao marcar essa opção, se houver valores diferentes entre pedido e Nota Fiscal serão sinalizados na divergência no Recebimento.

Perm Digitar Qtde Conf Carga: Ao marcar essa opção, é possível fazer conferência de quantidade na carga de recebimento.

Data Validade Tabela: Definição da data de validade da tabela de custos do fornecedor.

Qte Dias Desc. Financ.: Definição da quantidade de dias padrão para desconto financeiro nas operações realizadas com o fornecedor em questão na divisão de negócios da linha selecionada.

Regime Tributação: Definição do regime de tributação especial a ser adotado para os cálculos de impostos nas operações realizadas com o fornecedor em questão na divisão de negócios da linha selecionada, podendo ser: Conforme Empresa, sendo então considerado o regime de tributação padrão da empresa; Inativo, não sendo considerado qualquer regime especial; ou ser selecionado o regime de tributação cadastrado que se deseje.
(*) Este(s) campo(s) é(são) alimentado(s) ou faz(em) acesso a um conjunto de informações que são cadastradas em outra aplicação. Consulte os materiais sobre Regime de Tributação e Tributações por UF para saber no que elas consistem.

Regime Tributação Resolução 13: Definição do regime de tributação especial a ser adotado para os cálculos de impostos nas operações que sem enquadrem na Resolução 13, realizadas com o fornecedor em questão na divisão de negócios da linha selecionada, podendo ser:
Inativo, não sendo considerado qualquer regime especial; ou ser selecionado o regime de tributação cadastrado que se deseje.
(*) Este(s) campo(s) é(são) alimentado(s) ou faz(em) acesso a um conjunto de informações que são cadastradas em outra aplicação. Consulte os materiais sobre Regime de Tributação e Tributações por UF para saber no que elas consistem.

Tipo Desc Vencimento: Identifica até quando será concedido o desconto financeiro no título da nota de compra configurado no campo = ‘% Acordo Desc Financ’.

Recebe nf Somente por importação xml: Ao marcar essa opção não será permitida que a nota no recebimento seja digitada manualmente sem o xml.

Aprov Compras fornec tit vencidos: Ao marcar essa opção, se o fornecedor estiver com títulos vencidos, o pedido de compras vai para aprovação da empresa.

Prod. Rural CPD Folha: Ao marcar essa opção indica que o fornecedor é optante por tributar o Funrural. Para mais informações clique aqui.

%Cálculo Funrural/Senar: Definição do % correspondente ao Senar. Para mais informações clique aqui.

Aba EDI

Quando utiliza arquivos automáticos para pedido de compra é necessário a utilização de layout, para isso configura-se o EDI. Na aba EDI do cadastro do fornecedor é feito o vínculo do layout com o EDI, além de definir os Prazos para Retiradas dos Arquivos EDI por parte da empresa, sendo possível configurar e-mail de envio dos arquivos.

Imagem 6 – Cadastro do Fornecedor

Aba Dados Cadastrais

Nessa aba são exibidos os dados cadastrais do fornecedor trazidos das informações configuradas no Cadastro de Pessoa.

No botão Pessoa é possível verificar os dados configurados no Cadastro de Pessoa.

Imagem 7 – Cadastro do Fornecedor

Aba Contato

Informar os contatos do fornecedor para definição dos responsáveis pelas operações de negociações entre empresa e fornecedor.

Para inserir, inicialmente, informe nos campos o nome do contato, CPF, telefone e etc, depois adicione esse contato no quadro.

Imagem 8 – Cadastro do Fornecedor

Aba Segmento Fornecedor (Seg Fornecedor)

Segmento do Fornecedor tem como objetivo dividir um fornecedor em grupos de acordo com seu tipo de fornecimento, considerando que um mesmo fornecedor pode oferecer diversos tipos de mercadorias, dessa forma, esse segmento estará vinculado a uma família.

Imagem 9 – Cadastro do Fornecedor

Antes de associá-lo ao cadastro de fornecedor, o segmento deve ser cadastrado na aplicação, como mostrado abaixo:

Acesse MAXCadastro > Cadastro > Segmento Fornecedor e preencha os campos abaixo. Também é possível consultar segmentos já cadastrados.

Imagem 10 – Fornecedores

Após cadastrá-lo é necessário incluir esse segmento no Cadastro da Família, para que esse segmento de fornecedor atue nesta família.

Acesse MAXCadastro > Produto > Família na aba Fornecedor.

Imagem 11 – Cadastro de Família

Com essa etapa feita, no Cadastro do Fornecedor, na aba Seg Fornec, faça o vínculo.

Aba Empresa

São determinadas as configurações específicas de tratamento para as filiais, matriz e CD da empresa em relação ao fornecedor definindo informações como o acréscimo de prazo de entrega, bloqueio de compra, o contato do fornecedor para aquela filial, matriz ou CD.

As informações configuradas serão utilizadas no Contrato de Fidelidade.

Imagem 12 – Fornecedores

Aba Condições de Pagamento Vendas

Nessa aba são definidas as variáveis, como acréscimos e acordos financeiros que serão aplicados a cada tipo de condição de pagamento.

Essas variáveis são configuradas por filial, matriz e CD, cada uma seguindo seu padrão para cada condição de pagamento.

Imagem 13 – Cadastro de Fornecedor

Aba CGO

Exibe os CGOs que foram configurados específicos para fornecedor na aplicação Código Geral de Operações no MaxParametro.

Dessa forma, essa aba tem como função trazer as regras já definidas no cadastro geral, sendo possível desabilitá-las para o fornecedor.

Imagem 14 – Cadastro do Fornecedor

Aba Agenda Visita

Nessa aba é definida a periodicidade de visita do fornecedor ao cliente, para controle de estoque, relacionamento e verificações.

Essa definição é base de configuração para a geração de agenda que é feita no MaxCompra > Fornecedor > Agenda.

Imagem 15 – Cadastro do Fornecedor

No campo Periodicidade selecione o intervalo de tempo para agendar a visita do fornecedor.

Marque na área Dias de Visita os dias da semana em que ocorrerá a visita do fornecedor.

Informe no campo Hora Visita o horário da visita do fornecedor.

Clique no botão Gerar Agendamentos Automaticamente para criar o agendamento de acordo com as informações configuradas.

Imagem 16 – Cadastro de Fornecedor

Clique no botão Atualizar <F4>.

Aba CGO/CFOP

Essa aba é para configurações fiscais do fornecedor, nela você limita o CFOP por CGO e por divisão para o Recebimento.

Imagem 16 – Cadastro do Fornecedor

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