Cadastro da Divisão

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Objetivo

Divisões são as áreas de atuação da empresa, sendo: Atacado, Varejo ou Indústria, nessa aplicação definem-se os parâmetros de cada divisão da empresa. A partir da divisão são configurados, por exemplo, quais os critérios de atualização de custos com a entrada dos produtos.

Enquanto Estrutura do Negócio consistem nas figuras que representam as diferentes modalidades de negócio praticadas, dentro das quais as Empresas operam. Possuem finalidades específicas de representação e, além disso, carregam em si atributos e parâmetros configuráveis, por meio dos quais se pode definir o comportamento das operações, desde as de compra, até as de venda. Suas definições alinham-se à terminologias de mercado, dentro dos quais podemos citar como tipos de divisões: Varejo, Atacado e Atacarejo.


Caminho

MAXParâmetro -> Parâmetros -> Divisão


Premissas

Estruturas de negócio têm seus cadastros iniciais realizados sempre por um consultor de sistema, na fase inicial da execução do projeto de implantação. A criação de novas estruturas, bem como alterações de atributos e parâmetros em estruturas já cadastradas, somente devem ser realizadas sob supervisão de um consultor de sistema.


Passo a passo

Número: Código de identificação numérico sequencial da divisão de negócios.

Divisão: Descrição do nome da divisão de negócios.

Tipo: Descrição do tipo da divisão de negócios, que refere-se à modalidade de negócios praticada, podendo ser Atacado ou Varejo.

Número de Dias para Cálculo de Média de Venda: Definição da quantidade de dias retroativos para a divisão que deve ser considerada na operação de cálculo de média de vendas por dia no sistema.

Considera valores de verba no cálculo para redução de custo da tabela de fornecedor: Definição de comportamento do sistema no cálculo de custos da tabela de fornecedores na divisão, indicando se nele devem ser considerados valores de verba ou não.

Permite utilizar preços com data programada: Indica se na divisão é permitido trabalhar com preços com data programada para entrarem em vigor.

Momento da Atualização de Preços – No Pedido de Compra: Define se é no momento da realização de um pedido de compra para um produto na divisão que o sistema deve considerar que os preços devem ser atualizados, em caso de alteração de custo.

Momento da Atualização de Preços – No Recebimento da NF: Define se é no momento do recebimento de uma nota fiscal de um produto na divisão que o sistema deve considerar que os preços devem ser atualizados, em caso de alteração de custo.

Método de Precificação – Base Custo Líquido do ICMS: Define se a operação de precificação dos produtos na divisão deve tomar como base o custo líquido do ICMS do produto.

Método de Precificação – Base Custo Bruto Sem Impostos: Define se a operação de precificação dos produtos na divisão deve tomar como base o custo bruto do produto, não considerando impostos.

Método de Precificação – Base Custo Bruto Com Impostos: Define se a operação de precificação dos produtos na divisão deve tomar como base o custo bruto do produto, considerando impostos.

Critério de Atualização de Preços no Recebimento – Maior Preço: Define o critério para a operação de atualização de preços, quando no recebimento de uma nota fiscal do produto na divisão, indicando que deve sempre prevalecer o maior preço.

Critério de Atualização de Preços no Recebimento – Último Preço: Define o critério para a operação de atualização de preços, quando no recebimento de uma nota fiscal do produto na divisão, indicando que deve sempre prevalecer o último preço.

Critério de Atualização de Preços no Recebimento – Maior Preço NF: Define o critério para a operação de atualização de preços, quando no recebimento de uma nota fiscal do produto na divisão, indicando que deve sempre prevalecer o maior preço de nota fiscal.

Método de Cálculo de Custos – Custo Médio: Define o critério para a operação de cálculo de custos de
produtos na divisão, indicando se deve ser realizado o cálculo de custo médio de produto.
Método de Cálculo de Custos – Custo da Última Entrada: Define o critério para a operação de cálculo de custos de produtos na divisão, indicando se deve ser sempre considerado o custo da última entrada do produto.

Método de Cálculo de Custos – Tipo do Cálculo de Margem: Define como devem ser consideradas as margens de lucro referenciais de cadastro na divisão, se a partir da Classificação Comercial, ou da Estrutura de Categorias.


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