Configurar Análises

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

O objetivo da configuração de análises é criar a estrutura necessária que possibilitará a geração de resultado para a tomada de decisão.

Caminho

Módulo Contábil Web > Menu Análises > Configuração de Análises – ABA_0077

Pré-Requisitos e Restrições

Ter permissão na aplicação.

Ter atualizado o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 216713 ou versão superior.

Passo a Passo

Cadastrar Grupo

Entre na aplicação:

Imagem 1 – Configuração de Análises

Clique no botão + Gerenciar Grupo

Será aberta uma tela contendo a descrição do grupo e indicador interno se é manual, cadastrado pelo usuário, ou automático, padrão do sistema.

  1. Digite a descrição do Grupo.
  2. Clique na opção Salvar

    Imagem 2 – Gerenciar Grupo

Caso já exista o grupo informado, é retornada a mensagem Grupo existente e não permite a inclusão.

É possível editar os grupos de análise, exceto os grupos padrões do produto.

  1. Dê um duplo clique no grupo desejado;
  2. Edite a descrição;
  3. Clique sobre o botão Salvar.
Imagem 3 – Alterar Grupo

Caso houver análise vinculada retorna mensagem de alerta abaixo:

Imagem 4 – Editar Grupo

Se deseja excluir um grupo de análise poderá realizá-lo acessando o botão de edição, mas o processo só será concluído caso não esteja sendo utilizado em nenhuma análise.

Imagem 5 – Deletar Grupo

Caso houver análise vinculada retorna mensagem de restrição: Não foi possível apagar o Grupo de Análise, e não permite a exclusão.

Imagem 6 – Mensagem de Restrição

Para a exclusão é necessário retirar o vínculo do grupo nas análises.

Cadastrar Análise

Selecione um grupo.

Digite o nome da análise.

Selecione o status entre ativo e inativo.

Imagem 6 – Campos da análise

Selecione os elementos que farão parte da análise, buscando pela sua descrição. Se desejar, é possível clicar no botão para fixar os elementos ao topo e assim facilitar a escolha.

Imagem 7 – Escolha de Elementos

É possível excluir os elementos que tenha colocado equivocadamente na fórmula:

Imagem 8 – Deletar Elemento

Crie a fórmula utilizando os recursos de estrutura e operações matemáticas (parênteses, chaves, colchetes, virgula, soma, subtração, multiplicação e divisão) e arraste os elementos desejados, podendo também utilizar números (0 a 9, podendo ser inteiro ou não) para complementar a análise.

Imagem 9 – Inserir valores

Se errar durante a construção poderá arrastar a ordem das tags e excluir pontualmente.

Clique em inserir na barra de ferramentas da aplicação:

Imagem 10 – Incluir análise

É realizada a validação de sintaxe da fórmula e caso encontre divergências retorna mensagem: Fórmula inválida. por favor, verifique! e não permite salvar.

Imagem 11 – Fórmula inválida

Acesse a aba Resultado da Análise e clique no botão + Adicionar novo registro:

Imagem 12 – Adicionar novo registro

Selecione a regra, contendo as opções Maior que, Igual a, e Menor que.

Insira um valor numérico desejado que será o parâmetro da análise.

Imagem 13 – Regras de Resultado

Clique em Inserir na barra de ferramentas da aplicação.

Imagem 14 – Botões Resultado

É realizada a validação de sintaxe da fórmula. Para finalizar, clique para salvar:

Imagem 15 – Incluir Análise

É gerada a informação de Análise manual internamente.

Imagem 16 – Análise concluída

Aula Interativa

O GPS Consinco guia você! Assista a nossa aula interativa para ter uma experiência de uso passo a passo desta atividade, e conseguir chegar ao seu objetivo!

Aula Interativa

Atividade Relacionadas

Emitir Análises

Configurar Elementos

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil