Configurar Elementos

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

O objetivo da configuração de elementos é a criação e definição de valor de itens, a partir de contas contábeis, que serão utilizados nas fórmulas das análises para extração do resultado na Emissão de Análises.

Caminho

Módulo Contábil Web > Menu Análises > Configuração de Elementos – ABA_00078

Pré-Requisitos e Restrições

Ter plano de contas configurado (Fiscal, Referencial ou Gerencial).

Ter atualizado o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 216713 ou versão superior.

Passo a Passo

Adicionar Elementos

Entre na aplicação

Imagem 1 – Configuração de Elementos

Clique no botão + Adicionar:

Imagem 2 – Botão + Adicionar

Será aberta uma tela contendo a descrição do elemento, e sua situação, sendo ativo ou inativo, opção de pesquisa e indicador interno se é manual (cadastrado pelo usuário) ou automático (padrão do sistema).

Imagem 3 – Cadastro de Elemento

Digite a descrição do elemento e escolha a opção de ativo ou inativo. Em seguida clique no botão para incluir.

Imagem 4 – Cadastrar Elemento

Caso queira editar ou excluir um elemento, basta dar um duplo clique sobre a linha, e serão habilitados os botões de edição e exclusão:

Imagem 5 – Botões Salvar e Excluir

Para excluir um elemento poderá realizá-lo acessando o botão de excluir, mas o processo só será concluído caso não esteja sendo utilizado em nenhuma análise.

Imagem 6 – Deletar Elemento

Caso houver análise vinculada retorna a mensagem de restrição: Não foi possível apagar o Elemento, e não permite a exclusão.

Imagem 7 – Alerta

Para inativar um elemento poderá realizá-lo acessando o botão de edição, mas o processo só será concluído caso não esteja sendo utilizado em nenhuma análise ativa.

Ao ser inserido o elemento será registrado o tipo como manual, o tipo automático é destinado para os elementos padrões do sistema e não podem sofrer nenhum tipo de alteração.

Visualizar Selecionados

Clique em Visualizar Selecionados:

Imagem 8 – Visualizar Selecionados

Marque os elementos que deseja visualizar na tela de configuração, e clique no botão Aplicar:

Imagem 9 – Elementos

Por fim, retorne a tela principal.

Configurar Elementos

Selecione o Plano de Contas desejado, podendo ser do tipo Fiscal (contribuinte), Referencial ou Gerencial.

Imagem 10 – Plano de Contas

É permitido vincular contas contábeis em elementos automáticos (padrões do sistema) apenas para os tipos Fiscal e Gerencial, e a opção Referencial ficará indisponível para seleção.

A opção de plano de contas Gerencial só aparecerá caso o usuário utilize a contabilização Gerencial e somente quando a chave estiver marcada como Gerencial.

Imagem 11 – Contas Contábeis

É possível visualizar somente os elementos selecionados por meio do botão Visualizar Selecionados, ou todos. Clique no botão Expandir para  verificar as contas e realizar o vínculo.

Imagem 12 – Botão Expandir

Quando as contas estiverem expandidas, arraste as contas ou grupo de contas para o elemento desejado.

Imagem 13 – Arraste das Contas

Para finalizar, salve as alterações <F4>.

Imagem 14 – Salvar Alterações

Se tudo ocorreu conforme parametrizado, é exibida a mensagem de sucesso:

Imagem 15 – Sucesso

Aula Interativa

O GPS Consinco guia você! Assista a nossa aula interativa para ter uma experiência de uso passo a passo desta atividade, e conseguir chegar ao seu objetivo!

Aula Interativa

Atividades Relacionadas

Configurar Análises

Emitir Análises

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil