Configurar Estrutura para OMS

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Objetivo

Configurar o OMS (Sistema de Gerenciamento de Pedidos) informando os dados que definirão a estrutura do funcionamento do OMS, sendo:
  • Análise financeira: define se será realizada a análise financeira do cliente para a execução do pedido, fazendo verificações dos dados do cliente como informações cadastrais e bancárias, com o objetivo de minimizar possíveis inconsistências ao longo do pedido de venda.
  • Substituição dos itens: define alternativas para situações em que exista a indisponibilidade de determinado item, criando a possibilidade de substituí-lo, de acordo com o preço, para que não haja comprometimento no processo de pedido de venda.
  • Pedidos Atrasados: define a cor que os pedidos com status atrasado serão exibidos.
  • Definições por status e Indicadores de cores: configuração visual do OMS, definindo as informações dos status de um pedido de venda, como as cores de representação de cada status do processo e o tempo até que um pedido torne-se atrasado, sendo sinalizado através de uma cor específica.
  • Automatizar Atividades: automatizar as atividades quando não houver pendências ou inconsistências e eliminar a obrigatoriedade ter uma pessoa na mesa controladora para gerar estas atividades, melhorando a performance do processo em si, deixando o operador da mesa apto para atuar em atividades de gestão dos processos envolvidos. Também reduz-se a possibilidade de erros e o tempo de espera entre uma atividade e outra. 

Caminho

Módulo Web > SM > OMS > Configurações do OMS – SMOMS00001.

Pré-Requisitos e Restrições

São necessárias algumas configurações para ser possível utilizar as funcionalidades do OMS. Clique aqui e consulte a documentação.

Automatizar Atividades: Caso haja restrições/inconsistências ou o cliente opte em parametrizar para não deixar automática a geração das atividades, o pedido deverá, obrigatoriamente, retornar para a mesa de operações para o devido direcionamento.

Ter atualizado o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 211398 ou superior.

Passo a Passo

Na aplicação Configurações do OMS, será exibida a tela para escolha da Empresa a qual as configurações serão aplicadas.

Clique na Empresa na lista à esquerda para alterar ou selecione uma para configurar.

Imagem 1 – Configurações do OMS

Caso deseje, ative o botão Realiza análise financeira de clientes.

Ao ativar este botão, serão habilitadas as opções Primeira compra no e-commerce, Email já vinculado à outro cliente, Telefone já vinculado à outro cliente e CPF do cartão diferente do cadastro.

Ative as opções de acordo com a necessidade.

O campo Tentativas de aprovação do pagamento também será habilitado.

Informe o número de tentativas permitidas.

Imagem 2 – Configurações do OMS

Na área Substituição de Itens, defina o % variação que permitirá substituição de itens com valor menor ou igual ao valor original.

Imagem 3 – Configurações do OMS
Na área Tolerância permitida para os produtos pesáveis, informe o % para separação sendo % acima e % abaixo.
Imagem 4 – Configurações do OMS

Na área Pedidos Atrasados, escolha a cor para identificar os pedidos atrasados.

Clique em Cor e informe o código da cor ou deslize o indicador para escolher uma cor.

Imagem 5 – Configurações do OMS

Na área Definições por Status, no campo Status, escolha uma cor para identificar cada status.

Imagem 6 – Configurações do OMS

No campo Atraso – Período, escolha Dia, Minutos ou Horas.

No campo Valor, informe o tempo máximo que definirá  a partir de quantos Dias, Minutos ou  Horas o pedido é considerado atrasado, por exemplo: ao escolher a opção Horas, digite o valor, considerando a partir de quantas horas o pedido será considerado atrasado.

Em Automatizar atividades, há as opções de Geração de conferência e Faturamento (somente NF-e).
Notas:
1. Ao configurar para realizar a Geração da conferência de forma automática, quando o usuário finalizar as atividades de separação com todo o pedido separado, ou seja, sem divergências, as atividades de conferências serão geradas automaticamente.
2. Ao configurar para realizar o Faturamento (somente NF-e) de forma automática, caso o usuário finalizar a atividade de conferência, independente se está com divergência ou não, será faturado o pedido automaticamente.
3. Na conferência não há a verificação de divergência, pois são realizados os cortes e substituição dos itens na separação.
Habilite as opções de acordo com a necessidade.

 

Imagem 7 – Configurações do OMS

Clique em Salvar.

Imagem 8 – Configurações do OMS

Será exibida uma mensagem, confirmando que os dados foram alterados com sucesso.

Imagem 9 – Configurações do OMS

Aula Interativa

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