Gerar DRCST para UF SC

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Gerar o Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, Restituição e Complementação do ICMS ST de Santa Catarina.

O Estado de Santa Catarina instituiu o sistema de apuração e controle dos créditos de ressarcimento e restituição do ICMS retido por substituição tributária, sendo assim, o estabelecimento do contribuinte substituído, que receber mercadoria com retenção de ICMS substituição tributária ou que tenha efetuado o pagamento antecipado do imposto, para apurar o ressarcimento ou a restituição do ICMS retido, deverá gerar e enviar, para cada período de referência, arquivo eletrônico único, conforme o layout e Manual de Preenchimento do Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, da Restituição e Complementação do ICMS Substituição Tributária (DRCST), aprovado pela Portaria SEF nº 378/2018.

O DRCST será enviado por meio de aplicativo específico, disponibilizado no Sistema de Administração Tributária (SAT).

Caminho

Módulo Fiscal > Obrigações Estaduais > Santa Catarina >DRCST – Declaração Ressarcimento ST – FIS00312.

Pré-Requisitos e Restrições

Processo aplicado para atender obrigação fiscal do estado de Santa Catarina.

Atualizar o sistema para a versão em que foi liberada a requisição 208159 ou versão superior.

Configurações

Clique aqui e confira as configurações necessária para a geração do demonstrativo.

Passo a passo

Acesse: Módulo Fiscal > Obrigações Estaduais > Santa Catarina >DRCST – Declaração Ressarcimento ST

Preencha os campos abaixo para gerar o arquivo da DRCST.

Período

Mês: Informe o mês referente a apuração.

Ano: Informe o ano referente a apuração.

Finalidade: Selecione qual a finalidade do demonstrativo, se será para a remessa do arquivo original ou remessa do arquivo substituto.

Nota: As informações referentes ao bloco H serão geradas automaticamente, por isso os procedimentos não estão detalhados nesta documentação.

Resumo Apuração DRCST

Nesta área será demonstrado o resumo da apuração para o demonstrativo com a apuração mensal para o ressarcimento, restituição e complementação do ICMS ST, identificando os seguintes dados:

 

ICMS ST  Restituir (Total mês): Exibirá o valor da soma geral no mês referente aos valores do ICMS-ST correspondente a diferença a maior da base de cálculo da substituição tributária quando comparada com o valor efetivo da saída dos itens de mercadoria do Registro 2110.

 

ICMS ST Complemento (Total mês): Exibirá o valor da soma geral no mês referentes aos valores do ICMS-ST correspondente a diferença a menor da base de cálculo da substituição tributária quando comparada com o valor efetivo da saída no mês.

 

Saldo ST Restituir (Mês): Exibirá o saldo do ICMS no mês com direito a restituição. Esse saldo será o resultado da apuração das diferenças de base de cálculo nas vendas à consumidor final em que houve a incidência de ICMS-ST nas operações anteriores.

 

Saldo ST Ressarcir (Mês): Exibirá o saldo do ICMS ST apurado no mês relativo às saídas com direto a ressarcimento.

 

Saldo ST Complemento (Mês): Exibirá  o saldo do ICMS a complementar no mês, resultante da apuração das diferenças de base de cálculo nas vendas à consumidor final em que houve a incidência de ICMS-ST nas operações anteriores.

 

Saldo ICMS OP (Mês): Exibirá o saldo apurado do ICMS sobre operações próprias referentes as saídas destinadas a outros estados.

 

Valor Apurado Crédito ICMS: Exibirá o valor do crédito do ICMS resultante da diferença da soma dos saldos do ICMS a restituir e ressarcir deduzido do saldo do ICMS a complementar, quando a soma dos saldos do ICMS a restituir ou ressarcir for maior que o valor do saldo do ICMS a complementar.

 

Valor Apurado Complemento ICMS: Exibirá o valor do ICMS a complementar resultante da diferença do saldo do ICMS a complementar deduzido da soma do saldo do ICMS a restituir e ressarcir, quando o valor do saldo do ICMS a complementar for maior que a soma do ICMS a restituir ou ressarcir.

 

Gerando Dados para Declaração

Clique no ícone Gerar Dados para gerar o arquivo do Demonstrativo para Apuração Mensal do Ressarcimento, Restituição e Complementação do ICMS ST.

Após concluir a geração do arquivo, será exibida uma mensagem de alerta: Dados prontos para Geração do Arquivo.

Clique em OK.

Clique no ícone Gerar Arquivo .txt para exportar o DRCST em arquivo .txt.

Escolha o local em que o arquivo será armazenado.

Informe no campo Nome a descrição do arquivo e clique em Salvar.

Imagem 2 – DRCST Declaração Ressarcimento ST

Aula Interativa

O GPS Consinco guia você! Assista a nossa aula interativa para ter uma experiência de uso passo a passo desta atividade e conseguir chegar ao seu objetivo!

Atividades Relacionadas

Gerar Relatórios de Conferência DRCST para UF SC

Configurações para Gerar DRCST para UF SC

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil