Nota de Versão – Migração DDA para Web – 216805

Filtros


Atalhos para busca

Implementação

O DDA (Débito Direto Autorizado) foi criado pela FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos, para tentar eliminar a utilização de boletos, reduzindo o custo de impressão e facilitando o dia a dia das empresas que utilizam o processo de pagamento eletrônico.

De acordo com a FEBRABAN, o DDA é um sistema que permite que todos os compromissos de pagamentos sejam recebidos eletronicamente, por meio dos bancos que atendem pessoas físicas e jurídicas. Os valores das transações, a exemplo do que já ocorre, serão automaticamente creditados na conta corrente dos clientes credores.

Para que o processo seja executado, Fornecedores e clientes devem realizar seus cadastros junto ao Banco, optando pela utilização do DDA. Dessa forma, em vez de receber os boletos impressos, recebem por meio do arquivo DDA que contém todas as informações dos boletos. De posse desse arquivo com as informações dos boletos, o objetivo do processo de DDA é localizar no sistema o título que corresponda ao boleto enviado no arquivo para então realizar a associação do código de barras evitando que o usuário tenha que realizar este processo e facilitando a Programação do Pagamento Eletrônico.

Atualmente, o sistema Consinco já possui o processo DDA em seu módulo desktop. A migração do processo para Web além de estar de encontro com a evolução tecnológica do produto prevê melhorias como a consulta de linhas não associadas pelo DDA, e a programação automática de pagamentos para títulos associados, além de um interface mais interativa.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter atualizado o sistema para a versão de liberação 20.01.001 em que foi liberada a iniciativa 216805 ou versão superior.

Todas as configurações devem ser realizadas por empresa matriz.

Para optar pelo DDA, o cliente deve primeiramente contatar o banco optando por este serviço.

Instruções para Utilização

Foi desenvolvida uma aplicação para configurar os parâmetros do processo de importação de arquivos DDA, sendo todas as configurações realizadas por empresa mãe. Clique aqui e consulte como Configurar Parâmetros.

Realizado o desenvolvimento do processo para o cadastro de filtros utilizados no processo de Busca do Código de Barras do DDA, com o objetivo de cruzar as informações dos arquivos com as do sistema. Essa aplicação também conta com a funcionalidade de Duplicar Regras e Duplicar Filtros. Clique aqui e consulte como Configurar Filtros.

Para realizar realizar o processo do DDA, foi criada a aplicação Processo DDA, a qual está dividida entre as etapas: Filtrar Títulos, Filtrar Arquivos, Resumo do Processo, Inconsistências e Programar Títulos.

A etapa de Filtrar Títulos é onde são realizadas as consultas de títulos, para serem utilizados no processo de atualização dos arquivo DDA. Também é possível consultar os processos já iniciados e que ainda não foram finalizados. Clique aqui e aprenda como Filtrar Títulos.

Na etapa de Filtrar Arquivos é que se realiza a importação dos arquivos recebidos pelos bancos contendo as informações de DDA, realizando o vínculo do Código de Barras aos Títulos. Clique aqui para acessar como Filtrar Arquivos.

Para realizar o Resumo do Processo é necessário entrar em cada totalizador disponibilizado, onde estão os títulos encontrados, com inconsistência, e as linhas não localizadas, podendo ser realizado o vínculo com os códigos de barras. Clique aqui para consultar como Realizar Resumo do Processo.

A etapa Assinar Títulos com Inconsistência foi desenvolvida para visualização e assinatura de Inconsistências do processo de atualização de títulos DDA. Clique e saiba como Assinar Títulos com Inconsistência.

Para finalizar, a última etapa de Programar Títulos é onde se realiza a programação dos títulos que passaram pelo processo de DDA. Clique aqui e aprenda como Programar Títulos.

É possível Consultar e Atualizar Divergência de Valores de Códigos de Barras, para isso foi desenvolvida a aplicação que realiza para consulta de títulos que possuem divergência de valor entre o código de barras e o valor nominal do título, com a finalidade de atualizar os valores com diferenças. Clique aqui e saiba como Consultar e Atualizar Divergência de Valores de Códigos de Barras.

A fim de demonstrar todos os títulos que foram vinculados pelo processo de DDA, foi criado o Relatório de Títulos. Clique para entender como Gerar o Relatório de Títulos.

Para realizar a Consulta de Logs de arquivos importados e títulos vinculados pelo processo de DDA, foi desenvolvida a aplicação em que podem ser acompanhadas as interações realizadas no processo de DDA. Clique aqui para aprender como Consultar Logs.
Além disso, foi implementado o parâmetro dinâmico USA_DDA_WEB para que o processo possa ser alterado de Desktop para Web. Uma vez que o parâmetro seja alterado as aplicações em desktop serão desabilitadas para uso. Para realizar a configuração basta entrar em Supervisor Financeiro > Parâmetros > Parâmetro Dinâmico, e definir o parâmetro USA_DDA_WEB como S:
Imagem 1 – Parâmetro Dinâmico

As aplicações que serão desabilitadas são:

  • CAP00015 – Varredura de títulos DDA;
  • CAP00055 – Atualização de Títulos DDA;
  • CAP00056 – Divergência de Valores de Código de Barras;
  • CAP00041 – Título Varredura DDA;
  • CAP00052 – Filtros DDA;
  • AP00016 – Parâmetros DDA;
  • CAP00114 – Log da Importação Automática de Arquivos DDA;

Ao alterar o valor do parâmetro dinâmico para S, a empresa passa a utilizar o processo de DDA via web, em todas as aplicações citadas acima.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil