Processo para Geração de Acordo Promocional

Filtros


Atalhos para busca

Conceito

É um compromisso entre o fornecedor e o comprador que, a partir de uma negociação, estabelecem um acordo promocional negociando verbas (dinheiro) e/ou bonificações (mercadorias) para diversas finalidades, gerando boas oportunidades de negócio, tais como campanhas promocionais, inauguração de loja, queima de estoque, acordo de baixa de custo, etc. O acordo é integrado no financeiro gerando um título financeiro.


Fluxo do Processo

Para visualizar o fluxo do processo e o diagrama com os recursos do ERP Consinco disponíveis para as etapas do processo, acesse este link.


Etapas do Processo

A geração do acordo promocional no ERP Consinco passa pelas etapas de cadastrar o tipo de acordo, gerar o acordo e integrá-lo no financeiro para a geração do título.

Quando o acordo é vinculado a verba de bonificação, é necessário ter realizado o processo para definição do valor da verba utilizada no acordo.

Cadastro do Tipo de Acordo 

Para que o sistema gere um acordo é necessário cadastrar os tipos de acordo que serão utilizados nas operações. É no cadastro do tipo de acordo que são definidas informações que irão impactar na geração do acordo, tais como, se o acordo será ou não integrado ao financeiro para a geração do título, a espécie título utilizada, o tipo de integração com financeiro, entre outras.

Para informações sobre como cadastrar o tipo de acordo acesse este link.

Geração do Acordo e Integração no Financeiro

A geração do acordo e integração no financeiro para a geração do título pode acontecer em diversas operações do sistema, dependendo da negociação com o fornecedor e das parametrizações do sistema. Abaixo estão listadas em quais operações do sistema é feita a geração do acordo e integração no financeiro.

Acordo Manual sem Vínculo com Pedido

É gerado manualmente na aplicação ‘Manutenção de Acordos Promocionais’.

Esse acordo pode ser vinculado a uma verba (cadastrada na aplicação ‘Verba de Bonificação’), nesse caso, a apuração será pelo saldo e período do acordo, o que finalizar primeiro encerra o ciclo da verba.

Para gerar o título para o fornecedor o sistema verifica se para o ‘Tipo Acordo’ utilizado, foi parametrizado a integração com financeiro na inclusão ou emissão do acordo.

Como configurar?

Cadastrar Tipo de Acordo: Max Parâmetro > Parâmetros > Tipos de Acordos com Fornecedores – MAC0001.

Cadastrar Verba com Acordo: Acordo e Verba > Administração > Verba de Bonificação – MAX0302.

Acordo para Verba Sell-In com Vínculo no Pedido de Compra

Utilizado quando o acordo envolve verba sell-in aplicada na tabela de custo do fornecedor ou na aplicação ‘Manutenção de Pedido’. Essa verba pode ser para acréscimo (verba +) ou para rebaixe (verba -) no custo do produto.

Para informações sobre como é gerado o acordo com vínculo no pedido, acesse este link.

Acordo Gerado no Pedido de Bonificação

Ao gerar um pedido de bonificação com ou sem incidência de custo e marcar a opção ‘Gera acordo promocional’ será gerado automaticamente um acordo promocional.

Para informações do acordo gerado no pedido de bonificação, acesse este link.

Acordo para Verba de Bonificação Sell-Out

O acordo é cadastrado na aplicação ‘Manutenção de Acordos Promocionais’ e vinculada a uma verba de bonificação, cadastrada na aplicação ‘Verbas de Bonificação’.

Acordo para a Verba Sell-Out Cadastrada Sem Acordo

A verba é cadastrada na aplicação  ‘Verbas de Bonificação’ e apurada pelo limite de utilização (quantidade por unidade do produto) ou pelo período de vigência, o que finalizar primeiro encerra o ciclo da verba. No caso das verbas cadastradas sem vínculo com acordo, a aplicação ‘Verbas de Bonificação Sem Acordo Promocional’ pode ser utilizada para acompanhar a apuração das vendas e utilização das verbas e, a partir disso, gerar o acordo para as verbas. Esse mesmo procedimento também pode ser realizado por JOB.

Como configurar?

Cadastrar Tipo de Acordo: Max Parâmetro > Parâmetros > Tipos de Acordos com Fornecedores – MAC0001.

Cadastrar verba na aplicação ‘Verbas de Bonificação’ (Acordo e Verba > Administração > Verbas de Bonificação – MAX0302), ou na aplicação ‘Gerenciador de Preços’.

Gerar acordo: Nesse caso o acordo pode ser gerado automaticamente, por meio da configuração de um JOB ou na aplicação ‘Verba Sem Acordo Promocional’.

Por JOB: Objeto SP_MSU_AUTOACORDOPROMOC.

Aplicação: Acordo e Verba > Administração > Verba sem Acordo Promocional – MAC0046.

Acordo por Estoque

O acordo é gerado a partir da análise da quantidade do produto em estoque, do valor do custo do produto e do valor alvo, ou seja, o valor desejado para rebaixar o custo. O sistema calcula a diferença entre o custo atual e o valor alvo (valor da verba aplicada), multiplica pela quantidade do produto no estoque e gera o acordo com o resultado obtido.

Para mais informações clique neste link.

Acordo para Venda PDV-Concorrente

O acordo é gerado a partir da apuração das vendas de determinada promoção com verba sell-out. A geração do acordo pode ser feita em períodos parciais, ou seja, não é necessário finalizar a promoção para gerar o acordo.

Para mais informações clique neste link.

Acordo para Desconto Verba PDV

O acordo é gerado a partir da apuração das vendas do PDV geradas com as verbas sell-out destinadas para regra de incentivo, sócio torcedor e venda pack-virtual.

Para mais informações clique neste link.

Acordo por Divergência de Custo na NF x Pedido de Compra

Para a divergência de custo apurada no recebimento da nota fiscal é gerado um acordo com a diferença dos valores da nota e pedido.

Como configurar?

GERA_TIT_FIN_ACORDO: Indica se permite gerar título financeiro mediante a um acordo promocional. Quando esse parâmetro estiver configurado com a opção ‘S’, na aplicação ‘Avaliação de Divergência entre NF e Pedido’, quando no campo ‘Agrupar por’ for selecionada a opção ‘Fornecedor’ será exibida a coluna ‘Aco.’ ao selecioná-la e clicar em ‘Gerar Tit. Financ / Alt. Custo’ será gerado o acordo.

Aprovação do Acordo

Para que essa etapa aconteça é necessário realizar as devidas configurações para que após gerado, o acordo fique pendente na aplicação ‘Aprovação de Acordo Promocional e Verba  de Bonificação sem Acordo’.

Para mais informações sobre a aprovação do acordo acesse este link.

Emissão do Acordo para Assinatura

Dependendo de parametrizações do sistema a integração com o financeiro será gerada somente após a emissão do acordo. Essa configuração está relacionada com o tipo do acordo, configurada na aplicação ‘Tipo de Acordo com Fornecedores’, no campo ‘Tipo Integra Financeiro’.

O acordo pode ser emitido pelas aplicações ‘Manutenção de Acordo Promocional’ ou ‘Emissão Contrato Acordo’.


Processos Relacionados

Custo do Fornecedor

Pedido de Compra

Verba Bonificação

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil