Realizar Lançamentos Manuais

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Os lançamentos manuais são utilizados nos casos em que os movimentos devem ser considerados no fluxo de caixa, porém ainda não há registros dessas informações no sistema, ou seja, não há como buscá-los em suas origens, como por exemplo uma conta de energia elétrica que ainda não foi paga, mas seu valor deve ser previsto no fluxo de caixa.

Dessa forma, o movimento, seja de direito ou de obrigação, é lançado manualmente e associado a um agrupamento para que seja considerado na projeção do fluxo de caixa.

Caminho

Web > Gestão Financeira > Movimentações > Lançamentos Manuais – FLC00012.

Pré-Requisitos e Restrições

Cadastro de categorias

Cadastro de agrupamentos


Passo a passo

Filtros

Essa área é utilizada para pesquisar os movimentos já lançados, podendo filtrá-los por empresa, direito ou obrigação e data.

Os movimentos correspondentes aos filtros aplicados são exibidos na área Movimentos de Integração.

Imagem 1 – Realizar Lançamentos Manuais

Geração de valores

Nessa área são cadastradas as informações para a geração dos lançamentos, onde devem ser preenchidos os seguintes campos:

  • Empresa: Informe a empresa que receberá o lançamento.
  • Tipo de origem: Informe o agrupamento para o lançamento.
  • Intervalo: Informe o intervalo que será considerado para o lançamento (dia fixo, diário, semanal, quinzenal, mensal, anual).
  • Tipo de movimento: Indique se a movimentação é de direito ou de obrigação.
  • Data base: Informe a data base que será considerada para o lançamento.
  • Data final: Informe a data final do lançamento. O período informado no campo ‘Tipo de origem’ irá considerar a data base e final.
  • Considerar somente dias úteis: Defina se o lançamento será aplicado somente em dias úteis. Ao informar a opção ‘Sim’ preencha o campo ‘Dia útil’.
  • Dia útil: Esse campo fica habilitado quando no campo ‘Considerar somente dias úteis’ foi informada a opção ‘Sim’. Nesse caso é necessário informar se irá considerar o dia útil posterior ou anterior.
  • Valor: Informe o valor do lançamento.
  • Número do documento: Informe o número do documento de lançamento. Preenchimento opcional.
  • Pessoa: Permite associar o lançamento ao cadastro de uma pessoa. Preenchimento opcional. Ao clicar na lupa, uma tela de Pesquisa de Pessoa será aberta, informe os dados e selecione a pessoa, conforme imagem 3
  • Identificador: Informe qual o identificador desse lançamento. Clique aqui e consulte como realizar seu cadastro.

Após informar os dados é necessário gerar os movimentos, para isso, clique no botão indicado na imagem abaixo. Após a geração o lançamento é exibido na lista Movimentos de Integração.

Após a geração é necessário incluir o lançamento no sistema (atalho F3).

Imagem 2 – Realizar Lançamentos Manuais

Movimentos de integração

Essa área exibe para consulta os lançamentos gerados manualmente. As informações de data, número de documento, valor e pessoa podem ser editadas.

Atividades Relacionadas

Projetar Fluxo de Caixa

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil