Consinco Sync

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

O Consinco Sync é um serviço que automatiza o processo de download de novas versões do ERP Consinco de acordo com a versão do cliente.

O serviço verifica por meio do CNPJ e de acordo com a última versão do cliente, se há novos pacotes de atualização disponíveis. O Consinco Sync possui controle de perda de conexão, reiniciando o download do ponto em que parou e baixa os arquivos simultaneamente.


Caminho

Faça o download do instalador siga os passos informados durante a instalação. A ferramenta é auto atualizável, não haverá a necessidade de atualizá-la manualmente posteriormente.


Pré-Requisitos e Restrições

  • É necessário ter instalado na máquina o Oracle Client 32-bit com o arquivo tnsnames.ora configurado.
  • É necessário acesso a internet (navegação HTTP).
  • Alguns anti-vírus (ex: Kaspersky, Symantec Norton) podem bloquear o download ou a execução do instalador do Consinco Sync, portanto, caso isso ocorra, o Consinco Sync deve ser adicionado as exceções do anti-vírus.
  • O Consinco Sync permite somente uma instância em execução por conexão com banco de dados.
  • Recomenda-se que o Sync seja instalado no ambiente destinado a ser o servidor de aplicação, no qual é feito a distribuição dos executáveis e bibliotecas para as estações de trabalho.
  • É recomendado que o serviço seja instalado e iniciado (“Fazer logon como”) com a conta de Administrador.
  • Não é indicado a instalação do serviço em estação de trabalho desktop no qual o suporte Consinco não tenha acesso a ferramenta ou que o acesso seja compartilhado com o usuário do ERP.
  • O Consinco Sync deve sempre estar configurado para se conectar ao banco de dados de Produção. Não apontá-lo para outros tipos de ambiente, como de Teste ou Homologação.
  • O executável do Sync é assinado digitalmente pela Consinco para garantir a segurança e a integridade da ferramenta, e o certificado pode ser consultado nas propriedades do próprio arquivo executável.

Passo a passo

Após concluir a instalação, o ícone do Sync será visualizado na área de notificação do Windows e na área de trabalho. Clique no ícone para abrir o aplicativo

Ao abrir o Consinco Sync, serão visualizados os menus ‘Atualizações’‘Configurações’‘Eventos’  e o botão ‘Checar atualização’, utilizado para checar se há novas atualizações disponíveis manualmente.

Checar atualizações

O Consinco Sync verifica automaticamente se há novas atualizações disponíveis ao ser iniciado.

O botão ‘Checar atualização’ pode ser utilizado em situações em que há a necessidade de fazer uma verificação imediata.


Conhecendo os Recursos do Consinco Sync

Atualizações

Se houver mais de um pacote de atualização disponível, verifique e confirme qual a versão a ser baixada conforme demonstrado no exemplo abaixo.

Quando o Sync estiver realizando o download de um pacote de atualização, exibirá informações sobre o andamento do download.

Ao finalizar o download do pacote de atualização, será exibida a opção para abrir a pasta com os arquivos, conforme imagem abaixo.

Caso seja necessário baixar novamente um pacote de atualização já baixado anteriormente, clique em ‘Remover e baixar atualização’.

Clique em ‘Abrir’ para ser direcionado para a pasta onde os arquivos foram disponibilizados para a atualização da versão, conforme exemplo demonstrado abaixo.

Para atualizar a versão, execute o procedimento padrão para atualização de versão do ERP Consinco conforme a documentação das ferramentas de atualização (banco de dados e ambiente web).


Configurações

Banco de Dados

Nesta aba deverá ser informado as credencial de conexão com o banco de dados de produção.

Quando instalado no mesmo ambiente do Monitor de PDVs Consinco, essa configuração é opcional, uma vez que o Sync identificará automaticamente estes dados utilizando as configurações do próprio Monitor de PDVs.

O Consinco Sync deve sempre apontar para o banco de dados de produção do ERP.

Proxy

Essa configuração deve ser realizada somente quando a empresa utiliza proxy para navegação de internet. Nesse caso, informe os dados de proxy.

Eventos

Exibe as ocorrências e eventos gerados na execução do serviço do Sync.

Status do Serviço

Quando por algum motivo o serviço do Consinco Sync for interrompido, será exibida na tela inicial do aplicativo, uma mensagem informando tal situação e o ícone localizado na área de notificação do Windows mudará de cor (ficará vermelho) e piscará,  conforme demonstrado nas imagens abaixo

Alteração nas Configurações do Serviço

Toda alteração realizada nas configurações do Sync, como por exemplo, alteração nas informações de conexão como banco de dados já cadastrado, fará com que o serviço seja reiniciado, conforme demonstrado abaixo.

Se não houver conexão com o banco de dados, o serviço do Sync não será iniciado até que a conexão seja estabelecida corretamente.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil