Conferência de Peso – Parte 1 (Self-Checkout)

Filtros


Atalhos para busca

Objetivo

Por se tratar de autoatendimento, o sistema possui um recurso interno de Conferência de Peso, tornando-o seguro. Trata-se de um recurso dos Self-Checkouts que possuem balança de conferência.

Existe um limite de gramas para mais ou para menos para cada produto ao ser colocado na balança de conferência. Ele serve para possíveis divergências entre embalagens e produtos muito leves que não são identificados pela balança. Mas mesmo esses devem ser colocados na balança para realização do registro.

A conferência de peso só não ocorre para produtos muito pesados, para isso existe um botão para registro de produtos grandes que faz com que o PDV emita uma mensagem “Não coloque o produto na balança”.

Existem alguns produtos que não são nem muito leves, nem muito pesados, mas também não precisam da checagem de peso, pois são vendidos por unidade, como pé de alface, vaso de flor, bandeja de morango e etc. Os produtos são colocados na balança, mas é desconsiderado o peso.

O Self-Checkout também possui uma tolerância de peso na checagem dos produtos pesáveis, para poder desconsiderar embalagens de alguns itens. Também serve para que ao final da compra, quando ocorre a checagem final, o peso de sacolas ou caixas utilizadas para levar as compras, não atrapalhe na conferência.

Caminho

Configurações > Configurações de PDVs

Pré-Requisitos e Restrições

Possuir um terminal com o Modo de Operação PDV: Self-Checkout e sistema Monitor de PDV.
Definir quais os produtos deverão ser considerados na conferência. Produtos com peso de até 30 gramas não devem ser considerados.

Passo a passo

Parametrização da balança

A balança é um periférico (hardware) do PDV, que pode ser parametrizado pelo Monitor de PDV.

Para isso acesse o sistema e clique em Configurações:

Imagem 1 – Tela inicial do Monitor de PDV

Em seguida clique em Configurações de PDVs:

Imagem 2 – Menu de Configurações

No Menu lateral procure a opção Self-Checkout, em seguida Balança de Conferência:

Imagem 3 – Parâmetros de Configurações de PDVs

A descrição de cada item é exibida ao posicionar o ponteiro do mouse sobre ele:

Imagem 4 – Parâmetros de Configurações de PDVs

O item Assume Preço serve para que o sistema adote um peso padrão para determinado produto depois de ele ser pesado algumas vezes na balança e obtiver pesos iguais ou aproximados.

De acordo com a escolha de cada cliente, selecione a opção para Todos os produtos, apenas para os produtos Sem cadastro, ou então para Nenhum, caso não queira ativar este recurso:

Imagem 5 – Parâmetros de Configurações de PDVs

Para definir a quantidade de pesagens iguais necessárias para que o sistema cadastre automaticamente um peso padrão para um produto, encontre o item Quantidade assume peso e insira o valor desejado:

Imagem 6 – Parâmetros de Configurações de PDVs

Para definir o modelo da balança, encontre a opção Modelo e escolha entre as opções abaixo:

Imagem 7 – Parâmetros de Configurações de PDVs

Para definir o áudio usado quando o cliente tem que colocar os produtos no recipiente utilizado, encontre a opção Recipiente e escolha Caixa ou Sacola:

Imagem 8 – Parâmetros de Configurações de PDVs

Para definir a Tolerância de Peso em porcentagem e em gramas, encontre as opções e insira os valores nos campos destacados abaixo:

Imagem 9 – Parâmetros de Configurações de PDVs

Atividades Relacionadas

Não há.

Este artigo foi útil para você?
Sim
Não
Confirmar que o artigo não foi útil