Configurar Carteira Digital

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Objetivo

Carteira Digital é uma forma de pagamento, em que se pode utilizar apenas o celular, dispensando o uso do cartão físico e da conta bancária. O usuário poderá transferir dinheiro de qualquer banco para a carteira digital.

A tecnologia usada por trás disso é o pagamento via QR Code. Para isso, os pontos de venda (PDV) terão os QR Codes, que são os códigos de barras quadrangular, para leitura por meio da câmera do celular, fazendo assim o pagamento dos produtos adquiridos.

Atualmente a Consinco conta com cinco tipos de carteira digital: Itaú, Troco Simples, Pila Digital, Matera e PicPay.

Esta documentação tem como objetivo instruir o usuário a realizar o passo a passo, a fim de configurar o sistema para conter a forma de pagamento Carteira Digital.

Caminho

Todos os caminhos estão descritos na seção Passo a Passo deste documento.

Pré-Requisitos e Restrições

Ter atualizado o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 236443 ou superior.

Instalar o módulo CardSE (versão mínima 7.0) no servidor SITEF e realizar as parametrizações.

Possuir acesso ao módulo Parâmetro e suas aplicações.

Possuir acesso ao monitor do PDV e suas aplicações.

Possuir versão mínima necessária de biblioteca para PDV CliSitef 7.0. 

Passo a Passo

Cadastrar Forma de Pagamento

O primeiro passo para se configurar a forma de pagamento como carteira digital, é acessar o caminho Parâmetro > Dealer > Forma de Pagamento – MAX0206, como mostra a imagem abaixo:

Imagem 1 – Tela de Forma de Pagamento

Nesta tela adicionaremos uma nova forma de pagamento, para isso deve-se inserir um código disponível. Clique sobre o botão representado por uma tabela e aparecerá todas as formas de pagamento registradas.

Imagem 2 – Tela de Forma de Pagamento

Como os códigos são ordenados numericamente, identificamos que o código 42 está disponível, e o usaremos como exemplo. Insira uma descrição que representará a forma de pagamento a ser criada. O campo Espécie Forma Pagto deve obrigatoriamente estar configurado como Carteira Digital. É recomendado que o Permite Troco esteja parametrizado como Não, conforme demonstrado a seguir:

Imagem 3 – Forma de Pagamento

Nota: Importante lembrar que os códigos são exibidos de acordo com a base utilizada.

Após isso, clique na aba Empresas, e dê um duplo clique no Parametro CliSitef, o qual abrirá a tela em que é possível parametrizar as funções da carteira digital, como a opção de cheques, cartão de crédito, débito, entre outros, conforme a imagem abaixo:

Imagem 4 – Aba Empresas

De volta a tela, na aba Empresas, o campo Tipo Software TEF deve estar como SITEF:

Imagem 5 – Sitef

Nota: É necessário ter um código de Forma Pagto ECF cadastrado para cada Marca ECF, podendo ser qualquer código e qualquer marca de ECF, sendo necessário para correta integração na tesouraria.

Para finalizar, clique no botão de salvar para incluir o registro.

Cadastrar nova finalizadora para impressoras não fiscais

Para PDVs SAT e NFC-e é recomendado cadastrar uma nova finalizadora nas impressoras não fiscais para que os pagamentos em Carteira Digital fiquem separados e assim facilite no momento da conferência de caixa.

Cadastrando Nova Finalizadora para impressora SAT

Agora no monitor do PDV, acesse o caminho Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > SAT > Configurações Impressora. No PDV em que deseja realizar a configuração, dê um duplo clique no campo Template, e abrirá a tela em que configuraremos a forma de pagamento. Esse processo é opcional, mas recomenda-se realizar para maior organização. Utilizaremos como exemplo o SAT no PDV 7.

Imagem 6 – Configurações Impressora

Busque pela última forma de pagamento cadastrada, insira a descrição e índice da nova forma, devendo dar continuidade na sequência criada. Neste exemplo, informamos a Forma Pagamento como 12, Índice 13 e Descrição igual a Carteira Digital.

Imagem 7 – Forma de Pagamento

Assim que emitir um relatório gerencial, aparecerá a forma de pagamento cadastrada:

Imagem 8 – Forma de Pagamento no Relatório Gerencial

Em seguida temos os Comprovantes Não Fiscal, que correspondem aos Contadores Não Fiscal. Da mesma maneira que foi explicada anteriormente, vá até o último comprovante e insira o comprovante, alterando o índice e descrição. Por fim, clique em Aplicar e salve as modificações.

Imagem 9 – Comprovante Não Fiscal

E da mesma forma, ao imprimir o documento de relatório gerencial, será exibido o comprovante não fiscal cadastrado:

Imagem 10 – Comprovante Não Fiscal

Cadastrando Nova Finalizadora para impressora NFC-e

Para cadastrar a nova finalizadora para impressora NFC-e, deve-se executar os mesmos passos para Cadastrar Nova Finalizadora SAT, a única diferença que o caminho a ser acessado é Configurações > Configurações de PDVs > DF-e > NFC-e > Configurações Impressora.

Vincular forma de pagamento por impressora com a nova finalizadora

Deve-se associar a forma de pagamento com a finalizadora, e ativá-la. Para isso vá em Cadastros > Formas e condições de pagamentos > Formas Pagamentos por Impressoras, procure pela série que desejar e pressione F8 para localizar. O número de série é composto pelo número da empresa + número do checkout (pdv), sempre com 3 dígitos cada. Neste exemplo utilizamos a empresa 1, com o PDV 7, ficando a série como 001007. Digite o número da finalizadora, clique para ativar e salve as alterações.

Imagem 11 – Associar a finalizadora e ativar

Vincular Comprovante Não Fiscal com as parametrizações dos PDVs

No caminho Configurações > Configurações de PDV > Impressora > Contadores Não Fiscais, terão as opções Entrada Carteira Digital e Saída Carteira Digital. Deverá usar o nome do comprovante não fiscal, respeitando o padrão que foi criado no template da impressora. No PDV que deseja utilizar, digite CARTEIRADIGITAL e salve.

Imagem 12 – Entrada/Saída Carteira Digital

Configurações CliSitef

Acesse o caminho Configurações > Configurações de PDVs > TEF > Configurações CliSiTef, deve-se dar um duplo clique no texto do PDV desejado, usaremos como exemplo o PDV 102.

Imagem 13 – Configuração PDV

Após clicar na opção, é aberta a tela abaixo, onde devemos adicionar no campo de Transações Adicionais os valores 7 e 8, como exemplo: TransacoesAdicionaisHabilitadas=7;8. Esses valores são visualizados no momento de realizar o pagamento em carteira digital, que correspondem as opções de Troco Simples, Itaú e PicPay.

Para habilitar Rede PicPay, no campo Redes, adicione o valor 1, como exemplo HabilitarRedePicPay=1

Em seguida, clique no botão de Aplicar.

Imagem 14 – Tela de Transações Adicionais

Clique para fechar e salve as alterações, conforme a imagem abaixo:

Imagem 15 – Botão de Salvar

Conceder Permissões

Já no menu Cadastros, na seção de Usuários e Grupos, entre na aplicação Permissões. É possível dar permissões para pessoas específicas ou grupos, sendo os grupos: operadores de caixa, fiscais de caixa, supervisores, entre outros.

Para dar permissão a um usuário ou grupo, selecione a quem deseja atribuir, em seguida escolha o método, que neste caso é o Pagamento em carteira digital, filtre pelo PDV, que no caso foi o LOJA 001, e clique em ativar. Quando o parâmetro ativo está azul, significa que está ativo, e quando está branco é inativo. Ao fim, clique no botão para salvar as alterações.

Imagem 16 – Tela de Permissões

Enviar Comandos PDV

Para concluir, basta enviar os comandos para o PDV. Para isso, selecione o PDV, marque os checks Enviar Configuração para o PDV e Enviar Permissões para o PDV, e clique no botão Enviar comandos, como apresentado na imagem abaixo:

Imagem 17 – Comandos para PDVs

Para mais detalhes sobre como enviar os comando para o PDV, clique aqui.

Parametrizar PDV

Para finalizar, no PDV devemos configurar a tecla para realizar o pagamento em carteira digital.

Pressione Shift + Ctrl + Alt + T > Pagamento em Carteira Digital. Vá até a terceira coluna e dê um enter, pressione a tecla de atalho que deseja utilizar para o pagamento via carteira digital, e em seguida clique para salvar[F10] as alterações.

Imagem 18 – Configurar Tecla de Atalho

Enfim, as configurações do ERP, no monitor do PDV e no PDV foram realizadas e já é possível realizar as vendas no PDV com a opção de Carteira Digital.

Aula Interativa

O GPS Consinco guia você! Assista a nossa aula interativa para ter uma experiência de uso passo a passo desta atividade, e conseguir chegar ao seu objetivo!

Aulas Interativas
   Clique aqui e acesse a Aula 1 – Cadastrar Forma de Pagamento e Finalizadora
   Clique aqui e acesse a Aula 2 – Cadastrar Comprovante Não Fiscal e Vincular Finalizadora
   Clique aqui e acesse a Aula 3 – CliSitef, Permissões e Enviar Comandos

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